Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

26 de Janeiro de 2019 as 23:01:49



ONU Conselho de Segurança vota o caso Venezuela


Embaixador da Rússia na ONU:
"EUA tentam fazer Golpe de Estado na Venezuela"
 
 
O Conselho de Segurança da ONU votou neste sábado, 26.01, a proposta de discutir a situação na Venezuela a pedido dos EUA. Nove países votaram a favor, quatro contra e dois países se abstiveram.
 
O embaixador da Rússia na ONU, Vassily Nebenzia, declarou que os EUA estão realizando uma tentativa de golpe de Estado na Venezuela e que o Conselho de Segurança das Nações Unidas deve considerar a questão da ameaça a Caracas.
 
Nebenzia ressaltou que a Rússia não pode apoiar a tentativa dos EUA de discutir os assuntos da Venezuela no Conselho de Segurança da ONU, uma vez que a Venezuela não representa qualquer ameaça para o mundo.
 
O embaixador russo ressaltou que as ações dos EUA na Venezuela são imorais e constituem uma violação de todas as normas do direito internacional, acrescentando que a situação interna na Venezuela não é um assunto a ser discutido no Conselho de Segurança da ONU.
 
Por sua vez, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, apelou aos países a reconhecerem o governo da Venezuela do autoproclamado "presidente interino", Juan Guaidó.
 
Além disso, Pompeo acusou a Rússia e a China de falta de democracia na Venezuela por causa do seu apoio ao regime de Nicolás Maduro.
 
"Está na hora de apoiar o povo da Venezuela, reconhecer o novo governo democrático liderado pelo presidente Guaidó e acabar com este pesadelo",
 
disse Pompeo durante a reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre a Venezuela.
 
Pompeo também acusou Cuba de agravar a situação na Venezuela.
 
"Agora temos um novo líder, [Juan] Guaidó, na Venezuela, que prometeu trazer as eleições e a ordem constitucional de volta à Venezuela e a segurança de volta à região. Não podemos adiar essa discussão crítica, que tem a atenção do mundo. Para o bem da Venezuela e da região, devemos apoiar o povo venezuelano e fazer isso de imediato",
 
disse.
 
Washington e seus parceiros estão agravando artificialmente a situação na Venezuela, estimulando os ânimos mais radicais, é hora de acabar com isso, disse no sábado, 26.01 o representante do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, comentando o ultimato apresentado pelo Ocidente algumas horas antes sobre as eleições neste país.
 
O embaixador da Rússia nos EUA, à época ministro da Defesa da Rússia, Anatoly Antonov, fala em um briefing no Ministério da Defesa em Moscou 'Relações entre EUA e Rússia não são condenadas à rivalidade da Guerra Fria', diz Pompeo
.
O Comité de Direitos Humanos da ONU divulgou que ao menos 20 pessoas morreram durante os protestos na Venezuela, acrescentando que as mortes deveriam ser objeto de uma investigação imparcial.
 
Em 23 de janeiro, o presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Juan Guaidó, se declarou presidente interino do país durante os protestos contra Maduro realizados nas ruas de Caracas. Por sua vez, o atual líder venezuelano, Nicolás Maduro, afirma ser o chefe de Estado constitucional e chamou Guaidó de "marionete dos EUA".
 
Até o momento, os EUA, Brasil, Canadá, Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Honduras, Panamá, Paraguai, Peru, Geórgia, Albânia e vários outros países reconheceram Guaidó como o presidente interino da Venezuela.
 
A Grã-Bretanha, Alemanha, França e Espanha anunciaram sua intenção de reconhecê-lo, caso não sejam anunciadas novas eleições dentro de oito dias na Venezuela. A Rússia segue apoiando Nicolás Maduro como o legítimo presidente venezuelano.


Fonte: SPUTINIK NEWS. Copidescagen e Chamada de capa da Redação JF.





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
IRÃ obtém 15/04/2024
IRÃ obtém "Mapa Completo" das Capacidades de Defesa Israelenses
 
ATAQUE DIRETO do IRÃ a ISRAEL muda conflito no Oriente Médio 14/04/2024
ATAQUE DIRETO do IRÃ a ISRAEL muda conflito no Oriente Médio
 
IRÃ lança Mísseis e Dezenas de Drones Kamikaze em direção a ISRAEL 13/04/2024
IRÃ lança Mísseis e Dezenas de Drones Kamikaze em direção a ISRAEL
 
CONSELHO leva à ONU alerta sobre Avanço do NEONAZISMO no Brasil 09/04/2024
CONSELHO leva à ONU alerta sobre Avanço do NEONAZISMO no Brasil
 
COPA SHE BELIEVES - Brasil derrota Japão nos Pênaltis e garante 3º lugar 09/04/2024
COPA SHE BELIEVES - Brasil derrota Japão nos Pênaltis e garante 3º lugar
 
Brasil condena invasão do Equador à embaixada do México em Quito 07/04/2024
Brasil condena invasão do Equador à embaixada do México em Quito
 
ITAMARATI elogia Corte Internacional por exigir medidas de ISRAEL em GAZA 30/03/2024
ITAMARATI elogia Corte Internacional por exigir medidas de ISRAEL em GAZA
 
MACRON no Palácio do Planalto nesta 5ª feira 28/03/2024
MACRON no Palácio do Planalto nesta 5ª feira
 
A Política Externa dos EUA põe o Mundo em Perigo, com Trump ou Biden 26/03/2024
A Política Externa dos EUA põe o Mundo em Perigo, com Trump ou Biden
 
ONU - Conselho de Segurança aprova Cessar-Fogo Temporário em GAZA 25/03/2024
ONU - Conselho de Segurança aprova Cessar-Fogo Temporário em GAZA
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites