Rede internacional enxerga grande oportunidade no mercado de franquias educacionais
De acordo com um levantamento divulgado pela ABF Associação Brasileira de Franchising, as franquias brasileiras cresceram 16,9% em relação ao ano de 2010. Um dos setores com crescimento mais expressivo é o da área de educação e treinamento, com faturamento de R$ 5,9 bilhões.
De olho nesse mercado superaquecido, a rede FasTracKids pretende dobrar a quantidade de franquias anualmente, pelos próximos quatro anos.
A meta do FasTracKids é atingir no quinto ano a marca de 200 unidades entre operações independentes (Espaços FasTracKids) e dentro de escolas (Salas FasTracKids ou Escolas Parceiras FasTracKids).
“O Brasil tem um excelente potencial não só nas capitais, como também em cidades com população menor, onde podemos instalar as franquias em escolas ou outros negócios correlatos”,
afirma Ana Paula Harley, franqueadora máster da rede no Brasil.
O FasTracKids busca franqueados em todo país e os interessados não precisam ter formação na área da educação.
“A franquia FasTracKids envolve trabalho direto e comprometimento do empresário”,
avisa Ana Paula.
Outros requisitos importantes são: disposição para correr riscos, iniciativa, força de vontade, liderança e espírito de equipe, ter disponibilidade de capital para investimento e apresentar equilíbrio quanto às expectativas de ganho com o negócio.
Expansão
O FasTracKids nasceu há 14 anos nos EUA. Hoje, o método está presente em 53 países e já foi traduzido para 19 idiomas. O curso extracurricular é famoso por estimular o desenvolvimento das habilidades infantis de uma forma natural e por aproveitar o período de maior absorção de conhecimento das crianças, conhecido também como a primeira infância, que vai até os oito anos de idade.
Atualmente, o FasTracKids atende mais de 60 mil crianças todos os meses no mundo.
No Brasil, a rede já conta com dez unidades espalhadas por todo o país. A primeira franquia foi inaugurada em Recife (Pernambuco), em 2007. A expansão começou somente em 2009, após a adaptação do método e a formatação completa de operação.
“Ficamos dois anos parados formatando a franquia para o mercado brasileiro e tirando todas as licenças legais do INPI e do Banco Central”,
explica Ana Paula.
Hoje, os recifenses contam com dois FasTracKids na região. No Colégio Boa Viagem, de Recife, o FasTracKids já faz parte da grade curricular, atendendo 384 alunos entre dois e oito anos.
Também têm unidades FasTracKidsSão Luis (MA), Natal (RN), Maceió (AL), Brasília (DF), Ipatinga e Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e São Paulo (SP).
FASTRACKIDS - Raio X da Franquia
Taxa de franquia*: U$ 5.000,00 para escolas e
U$ 20.000,00 para franquias.
Investimento inicial: a partir de R$ 10.000 para Escolas Parceiras,
R$ 65.000 para Salas e
R$ 100.000 para Espaços FasTracKids.
Royalties: a partir de R$ 1.500 mensais no 1° ano para Espaços,
R$ 3.000 para Salas FasTracKids e
R$ 2.000 para Escolas Parceiras FasTracKids.
Taxa de propaganda não há.
Área mínima a partir de 70 m² para Espaços
e 25 m² para Salas FasTracKids.
Nº de funcionários 4 para Espaços e 2 para Salas e Escolas Parceiras
Lucro líquido variável de acordo com o formato da franquia.
Retorno do investimento 3 a 4 anos para Espaços,
1 a 2 anos para Salas e
1 ano para Escolas Parceiras FasTracKids.
* A taxa de franquia já está inclusa no investimento inicial.
FasTracKids: www.fastrackids.com.br
Twitter: @fastrackids_bra
Facebook: fastrackids brasil