Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Franchising: Alimentação Bebidas Restaurantes Pizzarias

26 de Novembro de 2012 as 15:11:56



SPOLETO - Rede Inaugura franquia na Costa Rica


 

Conquista mais um país, a Costa Rica, o SPOLETO, a maior rede de culinária italiana do Brasil, também presente no México e Espanha. Acaba de inaugurar sua primeira unidade na capital San José, no Shopping Lincoln Plaza, com investimento de R$ 400 mil.
 
No dia 30 de novembro abrirá seu segundo restaurante, no Shopping Multiplaza Escazu. A previsão é chegar a 15 lojas naquele país nos próximos 5 anos.
 
Otimista com o primeiro dia de operação, no qual bateu a marca de 250 pratos vendidos, o Spoleto projeta um faturamento mensal para a nova unidade internacional de R$ 120 mil, acima da média brasileira, que está na casa dos R$ 100 mil.
 
A rede chegou àquele país com o modelo de restaurante sustentável, intitulado Spoleto 21, cujo principal objetivo é reduzir custos e otimizar os processos - respeitando os três pilares da sustentabilidade –, ganhando em eficiência e rentabilidade.
 
SPOLETTO - Perfil da Rede
 
a)   Balanço 2011 – Projeção 2012
 
A rede Spoleto obteve em 2011 faturamento de R$ 402 milhões, 16% a mais do que em 2010 e acima do projetado para o ano. Seu crescimento físico também foi significativo, alcançando a marca de 11%, resultado da inauguração de 28 novas lojas.
 
A estimativa para 2012 é manter o mesmo ritmo de crescimento e abrir 30 novas unidades, chegando ao faturamento de R$ 471,2 milhões (o equivalente a 17% de crescimento).
 
b)   Expansão internacional - Número de lojas
 
Líder no segmento de culinária rápida italiana no Brasil, o Spoleto – maior empresa do sistema Trigo - possui atualmente 322 restaurantes (16 próprios). São 292 no Brasil (267 abertos) e 30 no exterior - 26 no México, dois na Espanha e, em breve, dois na Costa Rica (ambas serão inauguradas até o final de 2012). Presente quase todos os estados brasileiros (menos em Sergipe, Mato Grosso e Piauí) e no Distrito Federal, a maior concentração de lojas está em São Paulo (106) e no Rio de Janeiro (68). Atualmente conta com 950 funcionários.
 
A expansão internacional começou em 2005, quando chegou ao México. Em 2012, conquista mais uma capital internacional, San José, com projeto de expansão de 15 lojas nos próximos cinco anos. O investimento médio em cada loja da Costa Rica é de US$ 150 mil. A previsão é alcançar outros novos mercados na América Latina, como Argentina, Chile, Peru e Equador. As negociações com alguns desses países já andam bastante avançadas com grupos locais interessados na Máster Franquia.
 
c)   Grupo TRIGO
 
O Spoleto pertence ao grupo TRIGO (ex-Umbria), uma holding 100% brasileira de gestão de food service, formado também pelas redes alimentícias Spoleto, Domino’s Pizza e Koni Store.
 
Para garantir a qualidade de seu produto - tanto na gestão do negócio, quanto nos itens comercializados nas lojas -, dispõe de duas fábricas próprias e uma distribuidora, garantindo assim a soberania na cadeia de suprimentos de suas redes e atendendo com rapidez às demandas de seus clientes.
 
Além de contar com uma equipe especializada nas diversas áreas do negócio, empregando diretamente mais de 1.000 funcionários.
 
O sistema – que engloba a controladora das lojas próprias, distribuidora, fábrica e franquias das três marcas - registrou crescimento de 18% em 2011, chegando ao faturamento de R$ 490 milhões. No período, foram abertas 44 unidades.
 
Hoje o Grupo TRIGO conta com mais de 450 restaurantes no Brasil e no exterior (36 próprias e o restante franquias) e o objetivo é inaugurar 72 novos pontos para as três marcas, ultrapassando 520 lojas. A projeção é alcançar faturamento de R$ 590,7 milhões, registrando crescimento de 20% em 2012.
 
Mudança de nome: Umbria é uma região na Itália em que se encontra a cidade de Spoleto. Com o crescimento do grupo ao longo dos últimos anos e a diversidade das marcas, a empresa resolveu adotar outro nome que não ficasse restrito a uma de suas três redes de alimentação. Foi promovido um concurso interno para buscar sugestões e assim nasceu o novo Grupo TRIGO a partir de 23 de janeiro de 2012.


Fonte: Andréia Wingeter, da SPOKE Comunicação





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
MANIA DE CHURRASCO - Rede de Churrascarias apoia a instituição 02/09/2019
MANIA DE CHURRASCO - Rede de Churrascarias apoia a instituição "Amigos do Bem"
 
MANIA DE CHURRASCO e HEINEKEN, parceira na CHAMPIONS LEAGUE 23/05/2019
MANIA DE CHURRASCO e HEINEKEN, parceira na CHAMPIONS LEAGUE
 
PORKS inicia franchising com a abertura de 4 unidades 25/01/2019
PORKS inicia franchising com a abertura de 4 unidades
 
INSTITUTO GOURMET - Vencedora do MasterChef é o novo rosto da franquia  Instituto Gourmet 15/10/2018
INSTITUTO GOURMET - Vencedora do MasterChef é o novo rosto da franquia Instituto Gourmet
 
McDONALDS tem multa de R$ 6 Milhões por Publicidade Infantil Abusiva 12/10/2018
McDONALDS tem multa de R$ 6 Milhões por Publicidade Infantil Abusiva
 
10 PASTEIS Franquia inaugura unidade em Uruguaiana 08/10/2018
10 PASTEIS Franquia inaugura unidade em Uruguaiana
 
OVEN PIZZA CUSTOMIZADA Rede de Franquias inaugura segunda loja em Brasília 29/09/2018
OVEN PIZZA CUSTOMIZADA Rede de Franquias inaugura segunda loja em Brasília
 
BUSGER  Rede Franqueadora de Hamburguerias inaugura mais uma unidade 26/09/2018
BUSGER Rede Franqueadora de Hamburguerias inaugura mais uma unidade
 
ARMAZEM FIT STORE Rede de Alimentação Saudável projeta liderar o mercado 18/09/2018
ARMAZEM FIT STORE Rede de Alimentação Saudável projeta liderar o mercado
 
DIA DA CACHAÇA Rede de Franquias desvenda como produzir a bebida 14/09/2018
DIA DA CACHAÇA Rede de Franquias desvenda como produzir a bebida
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites