Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Investimentos

Terça-Feira, Dia 28 de Abril de 2020 as 02:04:24



Flash de Mercado: VIA VAREJO - Aquisição da ASAPLog


Flash de Mercado
 
VIA VAREJO  -  Aquisição da ASAPLog
 
Hoje, 27.04, a Via Varejo comunicou ao mercado a aquisição da ASAPLog Ltda.
 
“ASAPLog”, empresa de tecnologia que atua no setor de logística. Trata-se de uma companhia sediado em Curitiba e que, atualmente, fornece o serviço de logística não apenas de longa distância (através de parcerias), mas também de última milha através da solução de crowdshipping (sistema de entrega de produtos por pessoas que se utilizam do seu próprio meio de transporte e recebem roteiros de entregas após se cadastrarem em determinado aplicativo).
 
Por meio dessa aquisição, a Via Varejo ataca um dos principais pilares de uma empresa com a pretensão de ser forte no e-commerce: sua capacidade logística para entrega de produtos adquiridos pelos consumidores tanto no 1P, quanto em sua plataforma de marketplace (3P).
 
Hoje, a capacidade de uma companhia entregar produtos em um prazo reduzido aliado a um custo baixo de frete, pode ser considerada uma grande vantagem competitiva frente aos seus pares, na medida em que esses dois fatores são relevantes no momento de tomada de decisão do cliente.
 
Em períodos recentes, pares da Via Varejo realizaram movimentos semelhantes ao ora Observado. Em 2018, a Magazine Luiza adquiriu a LogBee com vistas a aprimorar a entrega de última milha e reduzir os prazos de entrega, originalmente para o 1P apenas.
 
Da mesma forma, a B2W Digital lançou, em agosto do ano passado, um aplicativo (“Voe!”) que conecta entregadores independentes na sua plataforma logística e que se utiliza das mais de 1.500 lojas físicas da Lojas Americanas e dos pontos de vendas físicos de vendedores do marketplace para a entrega de produtos.
 
Ao nosso ver, apesar do movimento da Via Varejo estar atrasado frente aos seus pares, vemos como positivo o fato de que a ASAPLog já começar provendo seus serviços tanto para o 1P, quanto para o marketplace (3P), de forma a permitir que a companhia ataque simultaneamente os prazos e custos de entrega em ambas as plataformas e, com isso, reduzir o gap existente entre a sua logística e de seus pares.
 
Observamos, outrossim, que a companhia tem como um de seus objetivos este ano duplicar o número de minihubs (lojas físicas que também recebem produtos adquiridos via e-commerce) de 60 para 120 no total, os quais, aliado à aquisição ora analisada, devem reduzir os prazos de entrega em até 50%.
 
Dessa forma, apesar da Via Varejo não ter divulgado o valor da aquisição, vemos este movimento como de fundamental importância para que a companhia siga perseguindo uma posição de relevância entre as companhias fortes no e-commerce. 
 
Como mencionado anteriormente, a sua capacidade logística é um pilar importante para aumentar sua presença no e-commerce, mas não é o único. A Via Varejo deve ainda nos mostrar sua capacidade em aumentar o número de categorias de produtos e de  vendedores (sellers) no seu marketplace.

Clique aqui para acessar o aquivo PDF

Fonte: GEORGIA JORGE, analista senior do BB Investimentos





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
PETROBRAS: Resultado no 4º Trimestre/2023: Empresa Robusta 21/03/2024
PETROBRAS: Resultado no 4º Trimestre/2023: Empresa Robusta
 
NETANYAHU nega possibilidade de interrupção de bombardeios em Gaza 30/10/2023
NETANYAHU nega possibilidade de interrupção de bombardeios em Gaza
 
BRASKEM - Produção e Vendas no 3º Trimestre/2023: Trimestre Negativo 30/10/2023
BRASKEM - Produção e Vendas no 3º Trimestre/2023: Trimestre Negativo
 
BMG - Resultado no 2o. Trimestre/2023: Ápice da Pressão de Custos 09/10/2023
BMG - Resultado no 2o. Trimestre/2023: Ápice da Pressão de Custos
 
SABESP - Resultado no 2o. Trimestre/2023: POSITIVO 09/10/2023
SABESP - Resultado no 2o. Trimestre/2023: POSITIVO
 
LOCALIZA - Resultado no 2o. Trimestre/2023 : NEUTRO 09/10/2023
LOCALIZA - Resultado no 2o. Trimestre/2023 : NEUTRO
 
GUIA TÉCNICO DE AÇÕES, 15.09.2023. NOVO RELATÓRIO - Avalie se convém investir 18/09/2023
GUIA TÉCNICO DE AÇÕES, 15.09.2023. NOVO RELATÓRIO - Avalie se convém investir
 
AMBEV - Resultado 2º Trimestre/2023: Desempenho Consistente. 04/09/2023
AMBEV - Resultado 2º Trimestre/2023: Desempenho Consistente.
 
BRADESCO - Resultado no 2º Trimestre/2023: Momento Desafiador 04/09/2023
BRADESCO - Resultado no 2º Trimestre/2023: Momento Desafiador
 
VIA - Resultado no 2º Trimestre/2023: NEGATIVO 03/09/2023
VIA - Resultado no 2º Trimestre/2023: NEGATIVO
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites