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Investimentos

24 de Agosto de 2020 as 18:08:33



BRF Resultado no 2º Trimestre /2020: NEGATIVO


BRF - Resultado no 2º Trimestre/2020
 
Maiores custos e despesas relacionadas ao Covid-19 pressionaram margens 

A BRF apresentou resultado negativo no 2T20. Maiores volumes de venda no Brasil, principalmente na categoria de processados, e na Ásia, compensaram o momento mais desafiador em Halal. Isso, somado ao efeito positivo do aumento de volumes de produtos de maior valor agregado, e de um dólar mais forte, levou a receita líquida à R$ 9,1 bilhões (+9% a/a).
 
No entanto, os desafios enfrentados na região Halal, combinados com maiores custos e despesas relacionadas ao Covid-19 no período, puxaram a margem EBITDA do consolidado para baixo, para 11,3% vs. 14,6% no 2T19. 
 
Destacamos como positivo a gestão eficiente do capital de giro, que tem sustentado um ciclo financeiro mais baixo na comparação anual (em 17,4 dias no 2T20 vs 20,1 no mesmo período do ano anterior).
 
Além disso, o foco da empresa em melhorar gestão de passivos também contribuiu para diminuir a exposição da empresa em dívida em moeda estrangeira e aumentar o prazo médio.
 
Como resultado, o fluxo de caixa livre ficou positivo em R$ 807 mn no 2T20, com alavancagem ainda em nível confortável, em nossa visão. Mesmo diante da desvalorização cambial, o indicador Dívida Líquida/EBITDA fechou em 2,89x vs 3,74x no mesmo período do ano passado. 
 
Acreditamos que a empresa deve apresentar certa recuperação ao longo do 2S20 em decorrência de sua eficiente execução no Brasil, que tem compensado maiores custos com grãos.
 
Além disso, acreditamos em menores gastos com a pandemia nos próximos trimestres, dado que a maior parte ficou concentrada no 2T20. As novas habilitações de plantas conquistadas pela empresa para exportação e a expectativa de reabertura das economias, com a volta gradual do canal de Food Service, também devem impulsionar volumes à frente.
 
Não obstante, embora a contaminação do vírus não se dê através de alimentos, continuamos monitorando possíveis restrições às exportações de proteína animal devido ao elevado número de casos de Covid-19 no Brasil. Por ora, mantemos nosso preço alvo de R$ 25/ação para 2020e com recomendação de Compra.     
 
Brasil
 
A mudança de hábito dos consumidores no período da pandemia tem beneficiado volume de vendas e preços no Brasil. No 2T20, o volume total aumentou 6% a/a, principalmente devido ao incremento de 13% a/a no volume de processados.
 
Além disso, melhorias em execução continuam beneficiando resultados no Brasil. Iniciativas focadas em serviço, otimização de processos e distribuição contribuíram para ganhos de produtividade e eficiência no período.
 
Assim, a melhora em mix de produtos e canais também elevou os preços médios em 7% a/a. Observamos avanços em inovação e vendas através de plataformas que devem aprimorar nos próximos trimestres e promover ainda mais a marca da empresa.
 
Como positivo, destacamos o ganho de market share em margarina (+2,4 p.p ) e congelados (+1,2 p.p.), bem como o aumento da participação dos processados (+4,3 p.p. a/a). Como resultado, receita líquida avançou 14% a/a, compensando parcialmente maiores custos e despesas, que limitaram maiores ganhos em margem EBITDA, ficando em 11,7% vs 11,3% no 2T19.  
 
Internacional
 
Como esperado, a China continua contribuindo com volumes de vendas de frango e suínos, o que levou a região asiática a um aumento de 4% a/a em volumes. Adicionalmente, a elevação dos preços médios em reais (+18,7% a/a), impulsionado também pelo dólar mais forte, ajudaram a compensar maiores custos e despesas e, como resultado, margem EBITDA na Ásia avançou 2 p.p a/a para 23,4%. 
 
Por outro lado, a distribuição Halal ainda enfrenta um cenário mais desafiador. Além de a pandemia ter tido impacto negativo no que deveria ser o melhor trimestre da empresa em razão do Ramadã, que geralmente impulsiona festas e consumo de carne na região, as restrições da Arábia Saudita e impasses na Turquia, com queda nas exportações e agravamento da crise econômica por conta da Covid-19, também tiveram impacto adverso nos resultados.
 
Assim, a queda de volume de 4% a/a e preços em dólar de 13% a/a, somados aos custos e despesas mais altos, pressionaram margem EBITDA que caiu drasticamente de 17,4% para 5,6%.
 
Confira no anexo a íntegra do relatório de análise do desempenho da BRF no 2º trimestre/2020,elaborado por LUCIANA CARVALHO, analista senior do BB Investimentos

Clique aqui para acessar o aquivo PDF

Fonte: LUCIANA CARVALHO, analista senior do BB Investimentos





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