Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

03 de Outubro de 2021 as 22:10:07



PANDORA - Vazamento de Dados expõe OFFSHORES de Ricos, Poderosos e Funcionários Públicos


Papéis da Pandora: maior vazamento de dados offshore expõe segredos financeiros de ricos e poderosos
 
Milhões de documentos revelam negócios offshore e ativos de mais de 100 bilionários, 30 líderes mundiais e 300 funcionários públicos
 
Os negócios secretos e os ativos ocultos de algumas das pessoas mais ricas e poderosas do mundo foram revelados no maior conjunto de dados offshore vazados da história.
 
Com a marca dos papéis pandora, o cache inclui arquivos de 11,9 milhões de empresas contratadas por clientes ricos para criar estruturas offshore e fundos em paraísos fiscais como Panamá, Dubai, Mônaco, Suíça e Ilhas Cayman.
 
Eles expõem os assuntos secretos offshore de 35 líderes mundiais, incluindo atuais e ex-presidentes, primeiros-ministros e chefes de Estado. Eles também iluminam as finanças secretas de mais de 300 outros funcionários públicos, como ministros do governo, juízes, prefeitos e generais militares em mais de 90 países.
 
Os arquivos incluem divulgações sobre os principais doadores para o Partido Conservador, levantando questões difíceis para Boris Johnson enquanto seu partido se reúne para sua conferência anual.
 
Mais de 100 bilionários figuram nos dados vazados, além de celebridades, estrelas do rock e líderes empresariais. Muitas empresas de fachada usam empresas de fachada para guardar itens de luxo, como propriedades e iates, bem como contas bancárias anônimas. Há até arte que vai desde antiguidades saqueadas cambojanas até pinturas de Picasso e murais de Banksy.
 
Os jornais pandora revelam o funcionamento interno do que é um mundo financeiro sombra, fornecendo uma rara janela para as operações ocultas de uma economia offshore global que permite que algumas das pessoas mais ricas do mundo escondam sua riqueza e, em alguns casos, paguem pouco ou nenhum imposto.
 
Há e-mails, memorandos, registros de incorporação, certificados de compartilhamento, relatórios de conformidade e diagramas complexos mostrando estruturas corporativas labiríntidas. Muitas vezes, eles permitem que os verdadeiros proprietários de empresas de fachada opacas sejam identificados pela primeira vez.
 
Os arquivos foram vazados para o Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ) em Washington. Ele compartilhou acesso aos dados vazados com parceiros de mídia selecionados, incluindo o Guardian, BBC Panorama, Le Monde e o Washington Post. Mais de 600 jornalistas vasculharam os arquivos como parte de uma investigação global maciça.
 
Os papéis da Pandora representam o mais recente – e maior em termos de volume de dados – em uma série de grandes vazamentos de dados financeiros que convulsionaram o mundo offshore desde 2013.
 
Criar ou beneficiar de entidades offshore não é ilegal e, em alguns casos, as pessoas podem ter razões legítimas, como a segurança, para fazê-lo. Mas o sigilo oferecido por paraísos fiscais tem, por vezes, se mostrado atraente para sonegadores de impostos, fraudadores e lavadores de dinheiro, alguns dos quais estão expostos nos arquivos.
 
Outros indivíduos e empresas ricas escondem seus ativos no exterior para evitar pagar impostos em outros lugares, uma atividade legal estimada em custar bilhões aos governos em receitas perdidas.
 
Após mais de 18 meses analisando os dados de interesse público, o Guardian e outros meios de comunicação publicarão suas descobertas nos próximos dias, começando com revelações sobre os assuntos financeiros offshore de alguns dos líderes políticos mais poderosos do mundo.
 
Eles incluem o governante da Jordânia, o rei Abdullah II, que, documentos vazados revelam, acumulou um império de propriedade secreto de US $ 100 milhões abrangendo Malibu, Washington e Londres. O rei da Jordânia recusou-se a responder perguntas específicas, mas disse que não haveria nada de impróprio sobre ele possuir propriedades através de empresas offshore. Jordan parecia ter bloqueado o site do ICIJ no domingo, horas antes do lançamento dos jornais pandora.
 
Os arquivos também mostram que a família Aliyev, que governa o Azerbaijão, negociou cerca de 400 milhões de libras em propriedades do Reino Unido nos últimos anos. Uma de suas propriedades foi vendida para a propriedade da coroa da Rainha, que agora está investigando como chegou a pagar 67 milhões de libras a uma empresa que operava como fachada para a família que administra um país rotineiramente acusado de corrupção. Os Aliyevs se recusaram a comentar.
 
Os jornais pandora também ameaçam causar transtornos políticos para dois líderes da União Europeia. O primeiro-ministro da República Tcheca, Andrej Babiš, que está concorrendo à eleição esta semana, está enfrentando perguntas sobre por que ele usou uma empresa de investimento offshore para adquirir um castelo de 22 milhões de dólares no sul da França. Ele também se recusou a comentar.
 
E em Chipre, um polêmico centro offshore, o presidente, Nicos Anastasiades, pode ser convidado a explicar por que um escritório de advocacia que ele fundou foi acusado de esconder os ativos de um controverso bilionário russo por trás de falsos proprietários de empresas. A empresa nega qualquer irregularidade, enquanto o presidente cipriota diz que deixou de ter um papel ativo em seus assuntos depois de se tornar líder da oposição em 1997.
 
Nem todos os nomes nos jornais de Pandora são acusados de irregularidades. Os arquivos vazados revelam que Tony e Cherie Blair economizaram £312.000 em impostos sobre a propriedade quando compraram um prédio em Londres parcialmente propriedade da família de um proeminente ministro do Bahrein.
 
O ex-primeiro-ministro e sua esposa compraram o escritório de 6,5 milhões de libras em Marylebone adquirindo uma empresa offshore das Ilhas Virgens Britânicas (BVI). Embora a mudança não tenha sido ilegal, e não há evidências de que os Blairs proativamente procuraram evitar impostos sobre a propriedade, o acordo destaca uma brecha que permitiu aos proprietários de propriedades ricas não pagar um imposto comum para os britânicos comuns.
 
Os registros vazados ilustram vividamente o papel central de coordenação que Londres desempenha no mundo offshore obscuro. O capital britânico abriga gestores de riqueza, escritórios de advocacia, agentes de formação de empresas e contadores. Todos existem para servir seus clientes ultra-ricos. Muitos são magnatas estrangeiros que desfrutam de status "não domiciliar", o que significa que eles não pagam impostos sobre seus ativos no exterior.
 
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, que foi eleito em 2019 com a promessa de limpar a notoriamente corrupta e influenciada economia de seu país, também é citado no vazamento. Durante a campanha, Zelenskiy transferiu sua participação de 25% em uma empresa offshore para um amigo próximo que agora trabalha como principal conselheiro do presidente, os arquivos sugerem. Zelenskiy se recusou a comentar e não está claro se ele continua sendo um beneficiário.
 
O presidente russo, Vladimir Putin, que os EUA suspeitam ter uma fortuna secreta, não aparece nos arquivos pelo nome. Mas inúmeros associados próximos fazem, incluindo seu melhor amigo de infância – o falecido Petr Kolbin – a quem os críticos chamaram de "carteira" para a própria riqueza de Putin, e uma mulher com quem o líder russo supostamente estava envolvido romanticamente. Ninguém respondeu aos convites para comentar.
 
Os jornais pandora também colocam um holofote revelador sobre o próprio sistema offshore. Em um desenvolvimento que provavelmente será embaraçoso para o presidente dos EUA, Joe Biden, que prometeu liderar esforços internacionalmente para trazer transparência ao sistema financeiro global, os EUA emergem do vazamento como um importante paraíso fiscal. Os arquivos sugerem que o estado de Dakota do Sul, em particular, está abrigando bilhões de dólares em riqueza ligada a indivíduos anteriormente acusados de crimes financeiros graves.
 
A trilha offshore também se estende da África à América Latina até a Ásia, e é provável que faça perguntas difíceis para políticos em todo o mundo. No Paquistão, Moonis Elahi, um proeminente ministro do governo do primeiro-ministro Imran Khan, entrou em contato com um provedor offshore em Cingapura sobre o investimento de US$ 33,7 milhões.
 
No Quênia, o presidente, Uhuru Kenyatta, retratou-se como um inimigo da corrupção. Em 2018, Kenyatta, ele disse à BBC:
 
"Os bens de todo servidor público devem ser declarados publicamente para que as pessoas possam questionar e perguntar: o que é legítimo?"
 
Ele será pressionado a explicar por que ele e seus parentes próximos acumularam mais de US$ 30 milhões em riqueza offshore, incluindo propriedades em Londres. Kenyatta não respondeu às perguntas sobre se sua riqueza familiar foi declarada às autoridades relevantes no Quênia.
 
Os jornais pandora também revelam algumas das repercussões invisíveis de vazamentos offshore anteriores, que estimularam reformas modestas em algumas partes do mundo, como o BVI, que agora mantém um registro dos verdadeiros proprietários de empresas registradas lá. No entanto, os dados recém-vazados mostram dinheiro se deslocando em torno de destinos offshore, à medida que clientes ricos e seus conselheiros se adaptam a novas realidades.
 
Alguns clientes da Mossack Fonseca, o extinto escritório de advocacia no centro das divulgações dos documentos do Panamá de 2016, simplesmente transferiram suas empresas para provedores rivais, como outro fundo global e administrador corporativo com um escritório importante em Londres, cujos dados estão na nova lista de arquivos vazados.
 
Perguntado por que estava migrando a nova empresa, um cliente escreveu sem rodeios: "Decisão comercial de sair seguindo os papéis do Panamá". Outro agente disse que a indústria sempre "se adaptou" à pressão externa.
 
Alguns arquivos vazados parecem mostrar alguns na indústria que procuram burlar novas regulamentações de privacidade. Um advogado suíço se recusou a enviar os nomes de seus clientes de alto valor para um prestador de serviços no BVI, seguindo a nova legislação. Em vez disso, ele os enviou por correio aéreo, com instruções rigorosas de que não deveriam ser processados de forma "eletrônica". A identidade de outro beneficiário foi compartilhada via WhatsApp.
 
"O objetivo desta maneira de proceder é permitir que você cumpra as regras do BVI",
 
escreveu o advogado. Referindo-se à Mossack Fonseca, o advogado acrescentou:
 
"Você é obrigado a manter sigilo para nossos clientes e não viabilizar em nada uma segunda história de 'Panamá papers' que aconteceu com um de seus concorrentes."
 
Gerard Ryle, diretor do ICIJ, disse que os principais políticos que organizaram suas finanças em paraísos fiscais tinham uma participação no status quo, e provavelmente seriam um obstáculo para a reforma da economia offshore.
 
"Quando você tem líderes mundiais, quando você tem políticos, quando você tem funcionários públicos, todos usando o segredo e todos usando este mundo, então eu não acho que nós vamos ver um fim para ele."
 
Ele esperava que os papéis de Pandora tivessem um impacto maior do que os vazamentos anteriores, até porque eles estavam chegando no meio de uma pandemia que exacerbou as desigualdades e forçou os governos a emprestar quantias sem precedentes a serem suportadas pelos contribuintes comuns.
 
"Estes são os documentos do Panamá sobre esteroides",
 
disse Ryle.
 
"É mais amplo, mais rico e tem mais detalhes."
 
Pelo menos US$ 11,3 bilhões em riqueza são mantidos no exterior, de acordo com um estudo de 2020 da OCDE Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, com sede em Paris.
 
"Este é o dinheiro que está sendo perdido para os tesouros ao redor do mundo e dinheiro que poderia ser usado para se recuperar de Covid",
 
disse Ryle.
 
"Estamos perdendo porque algumas pessoas estão ganhando. É simples assim. É uma transação muito simples que está acontecendo aqui".
 
CONFIRA no THE GUARDIAN a íntegra da matéria em inglês


Fonte: THE GUARDIAN. Tradução e copidescagem da Redação JF





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
IRÃ obtém 15/04/2024
IRÃ obtém "Mapa Completo" das Capacidades de Defesa Israelenses
 
ATAQUE DIRETO do IRÃ a ISRAEL muda conflito no Oriente Médio 14/04/2024
ATAQUE DIRETO do IRÃ a ISRAEL muda conflito no Oriente Médio
 
IRÃ lança Mísseis e Dezenas de Drones Kamikaze em direção a ISRAEL 13/04/2024
IRÃ lança Mísseis e Dezenas de Drones Kamikaze em direção a ISRAEL
 
CONSELHO leva à ONU alerta sobre Avanço do NEONAZISMO no Brasil 09/04/2024
CONSELHO leva à ONU alerta sobre Avanço do NEONAZISMO no Brasil
 
COPA SHE BELIEVES - Brasil derrota Japão nos Pênaltis e garante 3º lugar 09/04/2024
COPA SHE BELIEVES - Brasil derrota Japão nos Pênaltis e garante 3º lugar
 
Brasil condena invasão do Equador à embaixada do México em Quito 07/04/2024
Brasil condena invasão do Equador à embaixada do México em Quito
 
ITAMARATI elogia Corte Internacional por exigir medidas de ISRAEL em GAZA 30/03/2024
ITAMARATI elogia Corte Internacional por exigir medidas de ISRAEL em GAZA
 
MACRON no Palácio do Planalto nesta 5ª feira 28/03/2024
MACRON no Palácio do Planalto nesta 5ª feira
 
A Política Externa dos EUA põe o Mundo em Perigo, com Trump ou Biden 26/03/2024
A Política Externa dos EUA põe o Mundo em Perigo, com Trump ou Biden
 
ONU - Conselho de Segurança aprova Cessar-Fogo Temporário em GAZA 25/03/2024
ONU - Conselho de Segurança aprova Cessar-Fogo Temporário em GAZA
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites