Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

16 de Novembro de 2021 as 02:11:41



RÚSSIA testa Armas Anti-Satélite. EUA estrilam


Estação espacial orbital
EUA acusa Rússia de comportamento 'perigoso' após teste de armas antissatélite
 
EUA acusa Rússia de comportamento 'perigoso' após teste de armas antissatélite
Rússia disparou míssil em seu próprio satélite, gerando detritos que os EUA dizem que 'ameaça interesses de todas as nações'
 
Os EUA acusaram a Rússia de "comportamento perigoso e irresponsável" depois que realizou um teste de armas antissatélite que forçou astronautas na Estação Espacial Internacional a se prepararem para a evacuação.
 
A Rússia disparou um míssil contra um de seus próprios satélites no fim de semana, gerando mais de 1.500 pedaços de detritos orbitais rastreáveis e centenas de pedaços de detritos menores, que os EUA disseram "agora ameaçam os interesses de todas as nações".
 
Astronautas a bordo da ISS flutuaram em cápsulas especiais de "bote salva-vidas" após a liberação dos destroços. As cápsulas podem se separar da ISS e voar tripulações de volta à Terra.
 
"Este teste aumentará significativamente o risco para astronautas e cosmonautas na Estação Espacial Internacional, bem como para outras atividades de voo espacial humano",
 
disse Ned Price, porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, na segunda-feira.
 
"O comportamento perigoso e irresponsável da Rússia coloca em risco a sustentabilidade a longo prazo do espaço sideral e demonstra claramente que as alegações da Rússia de se opor à armamento do espaço são disquenuas e hipócritas.
 
"Os Estados Unidos trabalharão com nossos aliados e parceiros para responder ao ato irresponsável da Rússia."
 
O ministro da Defesa do Reino Unido, Ben Wallace, disse: "Este teste destrutivo de mísseis antissatélite pela Rússia mostra um completo desrespeito pela segurança, segurança e sustentabilidade do espaço".
 
Testes de armas antissatélite são raros e são criticados pela comunidade espacial, devido ao risco que criam para tripulações em órbita baixa da Terra. No ano passado, o comando espacial dos EUA acusou a Rússia de ter "feito do espaço um domínio de combate" depois que disparou um míssil contra um satélite como parte de um teste de armas.
 
Os militares russos e o Ministério da Defesa não comentaram imediatamente.
 
Mais cedo na segunda-feira, em meio a relatos de que a Rússia havia realizado um teste anti-armas, o homólogo russo da Nasa, Roscomos, tuitou que a tripulação da ISS havia sido forçada a se mudar para uma espaçonave devido a um "objeto" orbitando a Terra.
 
"Amigos, tudo é normal com a gente! Continuamos trabalhando de acordo com o programa",
 
tuitouAnton Shkaplerov, atual comandante do posto avançado.
 
Os astronautas raja Chari, Tom Marshburn, Kayla Barron e o astronauta da Agência Espacial Europeia Matthias Maurer flutuaram em sua espaçonave SpaceX Crew Dragon por segurança, de acordo com um relatório da Spaceflight Now.
 
Ao mesmo tempo, os cosmonautas russos Shkaplerov e Pyotr Dubrov e o astronauta da NASA Mark Vande Hei embarcaram em uma nave soyuz no segmento russo, disse o Spaceflight Now.
 
Especialistas dizem que armas antissatélite que quebram seus alvos representam um perigo espacial criando uma nuvem de fragmentos que podem colidir com outros objetos, o que pode desencadear uma reação em cadeia de projéteis através da órbita da Terra.
 
Os EUA realizaram o primeiro teste de armas antissatélite em 1959,quando os próprios satélites eram novos e raros. Os EUA dispararam um "míssil balístico lançado a ar" de um bombardeiro B-47 no satélite Explorer VI, mas falharam.
 
A Rússia realizou três testes de mísseis antissatélite em 2020, de acordo com Space.com. Após o lançamento de um míssil antissatélite pela Rússia em dezembro passado, o general James Dickinson, comandante do comando espacial dos EUA, criticou o país por "testes persistentes" de "armas espaciais e terrestres destinadas a atingir e destruir satélites".
 
"A Rússia afirma publicamente que está trabalhando para impedir a transformação do espaço sideral em um campo de batalha, mas ao mesmo tempo Moscou continua a armar o espaço desenvolvendo e lançando capacidades em órbita e terrestres que buscam explorar a dependência dos EUA em sistemas espaciais",
 
disse Dickinson.
 
Ele acrescentou:
 
"Estamos prontos e comprometidos em deter a agressão e defender nossa nação e nossos aliados de atos hostis no espaço."
 
Os militares dos EUA são cada vez mais dependentes de satélites para determinar o que faz no solo, guiando munições com lasers e satélites espaciais, bem como usando tais ativos para monitorar lançamentos de mísseis e rastrear suas forças.
 
Os testes de armas antissatélite também levantaram questões sobre a sustentabilidade a longo prazo das operações no espaço que são essenciais para uma enorme gama de atividades comerciais, incluindo serviços bancários e gps.


Fonte: THE GUARDIAN. Tradução e copidescagem da Redação JF





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
IRÃ obtém 15/04/2024
IRÃ obtém "Mapa Completo" das Capacidades de Defesa Israelenses
 
ATAQUE DIRETO do IRÃ a ISRAEL muda conflito no Oriente Médio 14/04/2024
ATAQUE DIRETO do IRÃ a ISRAEL muda conflito no Oriente Médio
 
IRÃ lança Mísseis e Dezenas de Drones Kamikaze em direção a ISRAEL 13/04/2024
IRÃ lança Mísseis e Dezenas de Drones Kamikaze em direção a ISRAEL
 
CONSELHO leva à ONU alerta sobre Avanço do NEONAZISMO no Brasil 09/04/2024
CONSELHO leva à ONU alerta sobre Avanço do NEONAZISMO no Brasil
 
COPA SHE BELIEVES - Brasil derrota Japão nos Pênaltis e garante 3º lugar 09/04/2024
COPA SHE BELIEVES - Brasil derrota Japão nos Pênaltis e garante 3º lugar
 
Brasil condena invasão do Equador à embaixada do México em Quito 07/04/2024
Brasil condena invasão do Equador à embaixada do México em Quito
 
ITAMARATI elogia Corte Internacional por exigir medidas de ISRAEL em GAZA 30/03/2024
ITAMARATI elogia Corte Internacional por exigir medidas de ISRAEL em GAZA
 
MACRON no Palácio do Planalto nesta 5ª feira 28/03/2024
MACRON no Palácio do Planalto nesta 5ª feira
 
A Política Externa dos EUA põe o Mundo em Perigo, com Trump ou Biden 26/03/2024
A Política Externa dos EUA põe o Mundo em Perigo, com Trump ou Biden
 
ONU - Conselho de Segurança aprova Cessar-Fogo Temporário em GAZA 25/03/2024
ONU - Conselho de Segurança aprova Cessar-Fogo Temporário em GAZA
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites