Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Responsabilidade Sócio-Ambiental

31 de Maio de 2010 as 23h:22



Franquias recebem prêmio em responsabilidade social


A Associação Brasileira de Franchising (ABF) e seu braço de responsabilidade social, a Associação Franquia Sustentável (Afras), concederam na noite de quinta-feira, 27/5, o prêmio Destaque Responsabilidade Social. A 4ª edição do prêmio reconheceu os projetos das redes O Boticário, MegaMatte, LavaSecco e Yázigi Internexus como as ações mais destacadas em responsabilidade social mantidas por franqueadoras e franqueadas.

Duas das vencedoras, a carioca MegaMatte e a paulista LavaSecco, nunca tinham concorrido. Já veterano, O Boticário voltou este ano a vencer e o Yázigi Internexus foi a marca que mais recebeu indicações. Venceu a categoria Franqueados, ficou com dois terceiros lugar, da mesma categoria, e com o segundo lugar da categoria Franqueador Máster.

 

A novidade deste ano ficou por conta da criação de duas novas categorias: Parceiro Afras e Jornalismo. A categoria Jornalismo escolheu duas matérias de mídia impressa cujo tema da sustentabilidade foi mostrado no âmbito de pequenas empresas ou de empresas do franchising. Foram premiados os jornalistas Victor Faverin, de São Paulo, e Cristiane de Cássia, do Rio de Janeiro.

 

A categoria Parceiros Afras escolheu a empresa Luft Food Service como a que mais participou e se engajou nas atividades de responsabilidade social promovidas pela Afras no ano passado.

 

Outra novidade é que durante o prêmio, a Afras lançou a Carta de Princípios sobre Franquias Sociais. O documento elaborado por um grupo multidisciplinar formado por reconhecidas instituições do terceiro setor, consultores das áreas jurídica e do franchising, sistematiza os principais critérios para utilizar o franchising na replicação de projetos sociais. A íntegra do documento pode ser encontrado em www.afras.com.br.

 

 

A seguir, conheça os projetos vencedores da 4ª do prêmio ABF-Afras Destaque Responsabilidade Social:

 

Franqueador Máster (rede com mais de 60 franqueados e dez anos no mercado)

 

O Boticário - Projeto Semana O Boticário de Educação Ambiental

 

 

Durante o ano de 2009, O Boticário disponibilizou conteúdo didático sobre educação ambiental para o ensino fundamental e médio de escolas públicas. O material constituído por um DVD e um CD de atividades para serem utilizados em sala de aula foi distribuído em 1520 cidades brasileiras onde a rede possui lojas. Cerca de 60 mil escolas do país foram beneficiadas.

 

 

Franqueador Sênior (rede com mais de 30 franqueados e cinco anos no mercado)

MegaMatte Projeto Comércio Justo

 

 

A MegaMatte é a primeira franquia brasileira a aderir aos princípios do comércio justo na elaboração de seu produto. Em parceria com seus fornecedores, a rede busca a certificação internacional e para isso, desde o produtor de matérias-primas até a loja onde são vendidos os produtos, todos devem estar alinhados aos princípios do comércio justo, em conformidade com leis trabalhistas e parcerias com fornecedores homologados ao preço mínimo estabelecido. No ano de 2009, 25% dos produtos da MegaMatte tiveram a cadeia de produção rastreada e o processo continua em 2010.

 

 

Franqueador Pleno (rede com mais de 10 franqueados e três anos no mercado)

 

LavaSecco - Projeto Atitudes Eco LavaSecco

 

 

A LavaSecco promove periodicamente treinamentos sobre consumo consciente para os franqueados. No ano passado, deu início a um programa para eliminar cabides de arame e plástico, substituição das sacolas plásticas por embalagens produzidas a partir de garrafas PET ou com papel reciclado. Em um ano, a rede enviou para a reciclagem 40 mil cabides e eliminou o uso de sacolas plásticas descartáveis.

 

 

Franqueado: Yázigi Interenuxs , unidade de Limeira - São Paulo

 

Projeto Ecoefficiency

 

 

A participação da unidade do Yázigi, em Limeira, na campanha do franqueador Ecoefficiency garantiu à escola vencer pelo segundo ano consecutivo o prêmio ABF-Afras. Os princípios da ecoeficiência foram aplicados na rotina da unidade de Limeira, tanto no nível pedagógico como no operacional. A escola conseguiu envolver professores, funcionários, alunos e familiares na campanha. Além de promover consciência ambiental, o Yázigi de Limeira, obteve redução de 10,84% no consumo de energia e 20,32% no valor de custo desta fatura. Ainda reduziu em 40% a utilização de copos descartáveis, 60% o uso de água sanitária e 37,54% os custos com material de escritório.

 

 

Categoria Parceiro Afras: Luft Food Service

 

 

Categoria Jornalismo: Matérias vencedoras

 

- Rotulagem ambiental certifica menor impacto e conscientiza consumidores, autor Victor Faverin - Revista Meio Ambiente Industrial.

 

- Comércio Justo já está no Brasil, autora Cristiane de Cássia - Jornal O Globo.

 

Sobre a Afras e seus projetos

A Associação Franquia Sustentável nasceu na ABF há cinco anos com o objetivo de fomentar a gestão sustentável no ambiente do franchising. A entidade criou em parceria com o Instituto Ethos, os Indicadores Ethos-ABF-AFRAS Setoriais de Responsabilidade Social para o Sistema de Franquias. Através da parceria com o Instituto Socioambiental, a Associação é responsável por compensar a emissão do carbono da feira anual do setor ABF Franchising Expo, realizada em São Paulo.

 

Entre os projetos para este ano estão o Programa Franchising de Baixo Carbono, que pretende reduzir e compensar a emissão de gases que provocam o efeito estufa, e a captação de recursos para construção de um restaurante-escola para a Aliança da Misericórdia, entidade católica que promove a inclusão social de jovens e adultos em 34 cidades brasileiras. O restaurante será construído em Parada de Taipas (trecho sul do Rodoanel) e irá oferecer formação profissionalizante aos jovens atendidos pela entidade.



Fonte: EX-LIBRIS COMUNICAÇÃO INTEGRADA





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
DIA DA INTERNET SEGURA 2023 - Evento acontece em Sampa em 07.02 03/02/2023
DIA DA INTERNET SEGURA 2023 - Evento acontece em Sampa em 07.02
 
MOTIM DA PM - Descartada Anistia a PMs parados no Espírito Santo, diz ministro 12/02/2017
MOTIM DA PM - Descartada Anistia a PMs parados no Espírito Santo, diz ministro
 
02/06/2016
PROJETO FRANQUIA TRANSPARENTE – Convite aos Empresários
 
PETROBRAS - Explosão em navio plataforma mata 3 pessoas, no Espírito Santo 11/02/2015
PETROBRAS - Explosão em navio plataforma mata 3 pessoas, no Espírito Santo
 
11/02/2015
PETROBRAS - Explosão em navio plataforma, no Espírito Santo
 
10/02/2015
BANCO DO BRASIL - Conselho de Administração elege 2 novos vice presidentes
 
LOGÍSTICA REVERSA DE LÂMPADAS - Assinado enfim o acordo pela indústria e comércio 28/11/2014
LOGÍSTICA REVERSA DE LÂMPADAS - Assinado enfim o acordo pela indústria e comércio
 
27/11/2014
PASADENA - Conselho da Petrobras aprova auditoria e sugere punições
 
26/11/2014
PETROBRAS aprova criação do cargo de diretor contra fraudes e corrupção
 
11/07/2014
INCRA reconhece área quilombola no Maranhão
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites