Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Sociedade

Domingo, Dia 13 de Novembro de 2022 as 02:11:58



ENEM será aplicado neste domingo em mais de 1,7 mil Municípios


 
Enem será aplicado neste domingo em mais de 1,7 mil municípios
Exame é a principal forma de ingresso no ensino superior público
 
O ENEM 2022, Exame Nacional do Ensino Médio, começa a ser aplicado neste domingo, 13.11, em todo o país nas modalidades impressa e digital. Tanto as provas quanto o tema da redação serão iguais nas duas modalidades. Ao todo, cerca de 3,4 milhões de candidatos farão o exame.
 
O INEP Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, responsável pela realização das provas, divulgou nesta semana os números oficiais do exame, que é a principal forma de ingresso no ensino superior público, pelo SISU Sistema de Seleção Unificada, de obtenção de bolsas por meio do PROUNI Programa Universidade para Todos e de participação no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
 
Ao todo, 3.331.566 candidatos farão o Enem impresso e 65.066, o digital. A maioria está nos estados de São Paulo (527.097),Minas Gerais (301.350) e Bahia (260.331). As mulheres representam 61% dos candidatos e as pessoas negras, soma de pretos e pardos, 54,8% dos inscritos. 
 
O Enem será realizado em 11.175 locais de prova em 1.747 municípios. Serão mais de 320,5 mil pessoas envolvidas na aplicação do exame, entre coordenadores estaduais, municipais, aplicadores e supervisores.
 
No dia da prova, é obrigatório levar documento de identificação original, com foto. Entre as identificações aceitas estão as carteiras de identidade e de habilitação (CNH), o passaporte e a carteira de trabalho emitida após 27 de janeiro de 1997. 
 
A novidade desta edição é que serão aceitos os documentos digitais com foto do e-Título, CNH digital e RG digital, que deverão ser apresentados nos respectivos aplicativos oficiais Não serão aceitas fotos da tela do celular.
 
Outro item obrigatório é a caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. Ela é necessária para preencher o cartão de respostas no Enem impresso e para escrever a redação tanto no Enem impresso quanto no digital. A máscara de proteção facial é obrigatória, exceto nos estados ou municípios onde o uso do item em local fechado esteja liberado por decreto ou ato administrativo de igual poder regulamentar.
 
É recomendado ainda que os participantes levem lanche e água, já que a prova tem duração longa, e também que se leve o cartão de confirmação da inscrição, no qual está, entre outras informações, o local de prova. O cartão pode ser acessado na página do participante.
 
Caso necessitem comprovar que participaram do exame, os estudantes podem, também, na página do participante, imprimir a declaração de comparecimento para cada dia de prova, informando o CPF e a senha. A declaração, que deve ser apresentada ao aplicador na porta da sala em cada um dos dias., serve, por exemplo, para justificar falta ao trabalho.
 
Primeiro dia de prova
 
No primeiro dia do Enem, os candidatos farão, além das provas objetivas de linguagens e ciências humanas, a única prova subjetiva da avaliação, a redação. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. Não é permitido entrar após o fechamento dos portões. As provas começam a ser aplicadas às 13h30 e terminam às 19h. O horário é o de Brasília.
 
No próximo domingo, 21.11, os participantes fazem as provas de matemática e ciências da natureza.
 
O exame seleciona estudantes para vagas do ensino superior públicas, pelo Sisu, para bolsas em instituições privadas, pelo Prouni, e serve de parâmetro para o Fies. Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep.
 
Para testar os conhecimentos, os estudantes podem acessar gratuitamente o Questões Enem da EBC Empresa Brasil de Comunicação, um banco que reúne questões de edições passadas do exame. No sistema, é possível escolher quais áreas do conhecimento se quer estudar. O banco seleciona as questões de maneira aleatória.


Fonte: AGENCIA BRASIL.





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES - No Rio, a marcha até a Cinelândia 09/03/2024
DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES - No Rio, a marcha até a Cinelândia
 
PNAD CONTÍNUA - Rendimento de mulheres 20% menor que o dos homens, revela Pesquisa 16/02/2024
PNAD CONTÍNUA - Rendimento de mulheres 20% menor que o dos homens, revela Pesquisa
 
DESEMPREGO de Mulheres e Negros termina 2023 acima da média nacional 16/02/2024
DESEMPREGO de Mulheres e Negros termina 2023 acima da média nacional
 
IGUALDADE DE GÊNERO - Empresas devem enviar Relatórios Salariais a partir desta 2ª feira 22/01/2024
IGUALDADE DE GÊNERO - Empresas devem enviar Relatórios Salariais a partir desta 2ª feira
 
SARACURA - Novo Sítio Arqueológico encontrado em área de obras do METRÔ-SP 01/06/2023
SARACURA - Novo Sítio Arqueológico encontrado em área de obras do METRÔ-SP
 
QUILOMBO SARACURA no BEXIGA - Ação Judicial busca Preservação do Sítio Arqueológico 22/09/2023
QUILOMBO SARACURA no BEXIGA - Ação Judicial busca Preservação do Sítio Arqueológico
 
UM EM MIL Brasileiros não têm Moradia, revela Estudo 17/09/2023
UM EM MIL Brasileiros não têm Moradia, revela Estudo
 
FAVELAS - Estudo mostra impacto de tiroteios na saúde de moradores 09/08/2023
FAVELAS - Estudo mostra impacto de tiroteios na saúde de moradores
 
PASSE LIVRE está em 72 Cidades, mas Mobilidade Urbana ainda preocupa 12/06/2023
PASSE LIVRE está em 72 Cidades, mas Mobilidade Urbana ainda preocupa
 
QUESTÃO INDÍGENA - Câmara deve votar Marco Temporal nesta 3ª feira 30/05/2023
QUESTÃO INDÍGENA - Câmara deve votar Marco Temporal nesta 3ª feira
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites