Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Saúde

14 de Junho de 2023 as 01:15:28



CANNABIDIOL foi identificado em planta nativa brasileira, em Pesquisa da UFRJ


Trema micrantha Blume (pau-pólvora, periquiteiro ou candiuva), evidência ululante da importância da preservação das matas brasileiras
 
Pesquisa da UFRJ identifica canabidiol em planta nativa brasileira
Descoberta abre possibilidade de uso medicinal sem restrições legais
 
Pesquisadores da UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro identificaram canabidiol (CBD) nos frutos e flores de uma espécie nativa brasileira, a Trema micrantha Blume.
.
A descoberta levanta a possibilidade de uso legal da substância para fins medicinais, uma vez que as normas atuais do país proíbem plantio e uso de plantas das quais possam ser produzidas drogas alucinógenas.
 
A espécie brasileira, ao contrário da Cannabis sativa (nome científico da maconha), não possui entre os componentes químicos o Tetrahidrocanabinol (THC), de efeito psicoativo.
 
A Cannabis tem uso medicinal e industrial autorizado em países como os EUA, Canadá e Portugal. Mas no Brasil, o Congresso ainda discute a liberação do cultivo da planta. Ações judiciais e medidas liminares têm garantido o cultivo da Cannabis ou a importação do canabidiol em casos isolados.
 
No ano passado, uma resolução do Conselho Federal de Medicina determinou que os médicos só podem prescrever o CBD para o tratamento de epilepsias na infância e na adolescência. A medida inclui especificamente a Síndrome de Dravet, a Síndrome de Lennox-Gastaut e a Esclerose Tuberosa.
 
O professor do Instituto de Biologia da UFRJ e coordenador da pesquisa, Rodrigo Soares Moura Neto, explica que a planta nativa brasileira conseguiria fugir das barreiras legais impostas hoje à Cannabis.
 
“Quando você vende canabidiol, a Anvisa impõe uma restrição na fórmula, que só pode ter 0,2% de THC. No caso da planta brasileira, isso não seria um problema, porque não existe nada de THC nela. Também não haveria a restrição jurídica de plantio, porque ela pode ser plantada à vontade. Na verdade, ela já está espalhada pelo Brasil inteiro. Seria uma fonte mais fácil e barata de obter o canabidiol”,
 
disse.
 
A Trema micrantha Blume costuma ser usada em processos de reflorestamento, por conta do crescimento rápido. As folhas dela também são conhecidas popularmente como analgésicos para tratar erupções na pele. Cientistas estrangeiros já tinham descoberto o canabidiol em uma planta da mesma família, a Trema orientale Blume, que não é nativa do Brasil. O estudo da UFRJ usou essa referência no início das investigações.
 
A pesquisa conta com R$ 500 mil de recursos, obtidos por meio do edital de Ciências Agrárias, da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro, ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do governo do estado.
 
No estágio atual, cerca de 10 pesquisadores – entre químicos, biólogos, geneticistas e botânicos – estão mapeando os métodos mais eficazes de análise e extração do canabidiol da planta. Em seis meses, está previsto o fim da primeira fase, e o início dos processos in vitro, quando vai ser analisado se o componente tem a mesma atividade que o canabidiol extraído da Cannabis sativa.
 
Cientistas têm apontado os benefícios do canabidiol no alívio da dor neuropática, em tratamentos de distúrbios psiquiátricos e neurodegenerativos, e como analgésico adjuvante nos casos de câncer em estágio avançado.
 
Segundo o biólogo Rodrigo Moura Neto, o objetivo final da pesquisa com a planta brasileira é estender esses benefícios para todos aqueles que precisarem do tratamento com a substância.
 
“Se você tiver uma capacidade de produção grande, pode atingir a rede pública. Nós que trabalhamos com pesquisa científica, queremos sempre estender as vantagens dela para todas as pessoas. E o sistema público de saúde seria o caminho. É uma meta grandiosa que nos estimula a trabalhar e colocar essa substância à disposição de todos. É algo ambicioso, mas fico entusiasmado com essa possibilidade”.
 
 
> Nota da Redação JF  
 
Conhecida popularmente como pau-pólvora, candiúva ou periquiteiro, a Trema Micrantha Blume apresenta folhas verdes e tenras, seus frutos atraem maritacas e periquitos e é encontrada em todas as regiões do Brasil.


Fonte: AGENCIA BRASIL.





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
HPV - Ministério da Saúde passa a adotar esquema de Dose Única contra o HPV 02/04/2024
HPV - Ministério da Saúde passa a adotar esquema de Dose Única contra o HPV
 
DENGUE - MG e DF reduzem casos de dengue, mas cenário é visto com cautela 13/03/2024
DENGUE - MG e DF reduzem casos de dengue, mas cenário é visto com cautela
 
DENGUE - Já foram aplicadas 365 mil Doses da Vacina 09/03/2024
DENGUE - Já foram aplicadas 365 mil Doses da Vacina
 
DENGUE - Paraná amplia vacinação contra a dengue para faixa de 12 a 14 anos 07/03/2024
DENGUE - Paraná amplia vacinação contra a dengue para faixa de 12 a 14 anos
 
DENGUE EM NATAL - Prefeitura decreta Emergência em Saúde 03/03/2024
DENGUE EM NATAL - Prefeitura decreta Emergência em Saúde
 
DENGUE NO RIO - Iniciada a vacinação de crianças de 12 anos 04/03/2024
DENGUE NO RIO - Iniciada a vacinação de crianças de 12 anos
 
DIA D CONTRA A DENGUE convoca população a eliminar focos do mosquito 02/03/2024
DIA D CONTRA A DENGUE convoca população a eliminar focos do mosquito
 
DENGUE NO BRASIL - País já conta mais de 1 milhão de casos da doença em 2024 01/03/2024
DENGUE NO BRASIL - País já conta mais de 1 milhão de casos da doença em 2024
 
DENGUE NO RIO - Sobe para 14 número de mortos pela doença no estado do Rio 01/03/2024
DENGUE NO RIO - Sobe para 14 número de mortos pela doença no estado do Rio
 
DENGUE EM SP - Chega a 27 o número de mortes no estado de SP 01/03/2024
DENGUE EM SP - Chega a 27 o número de mortes no estado de SP
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites