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Investimentos

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MAGAZINE LUIZA - Resultado no 2º Trimestre/2023: Negativo


 
MAGAZINE LUIZA - Resultado no 2º Trimestre/2023
Negativo, impacto de não recorrente relacionado à reestruturação da operação
 
Por Georgia Jorge, CNPI-P
15.08.2023
 
O resultado do 2T23 reportado pela Magazine Luiza foi fraco, em nossa opinião. O destaque negativo deve-se ao impacto negativo de despesas não recorrentes de reestruturação e integração, que contribuíram para a retração de margem EBITDA e do resultado líquido em um cenário em que a lentidão das vendas de bens duráveis e a elevação do impacto das despesas financeiras no resultado já tornam o cenário mais desafiador.
 
Excluído o efeito não recorrente da reestruturação, entendemos que os números reportados pela Magazine Luiza vieram em linha com as nossas projeções, com destaque para a margem bruta acima das estimativas em função do crescimento da receita de serviços.
 
Desempenho das Ações.
 
As ações MGLU3 acumulam queda e 3,7% nos últimos 30 dias (até 14/ago), perdendo o ímpeto de alta observado até meados de maio, ocasião em que as perspectivas de queda de juros anteciparam movimentos de alta de companhias que se beneficiarão de um ambiente de consumo aquecido à frente. 
 
No momento, mantemos nossa recomendação de Compra e preço-alvo para o final de 2023 em R$ 4,20, diante da perspectiva de que a reestruturação ora em condução pela gestão da companhia sinaliza alguma melhoria na rentabilidade nos próximos trimestre, deixando a Magazine Luiza em situação favorável para ganho de alavancagem operacional conforme o cenário de vendas evolua positivamente.
 
Desempenho econômico-financeiro
 
As vendas totais (GMV na sigla em inglês) totalizaram R$ 14,7 bilhões no 2T23, alta de 5,8% a/a e levemente abaixo das nossas estimativas (-5,2% r/e). Enquanto as lojas físicas contribuíram com um crescimento de 2,7% das vendas (-4,5% r/e), as vendas on-line cresceram 7,0% no trimestre, principalmente em função do marketplace, cujas vendas subiram 15,1% a/a, ante um crescimento de 2,3% do 1P (vendas com estoque próprio).
 
Essa dinâmica de vendas entre os canais implicou na manutenção da receita líquida na comparação anual (0,1% a/a e -6,1% r/e), que atingiu R$ 8,6 bilhões, com destaque para o crescimento das receitas do marketplace em 31,9% a/a.
 
Já o lucro bruto veio em R$ 2,5 bilhões, o que correspondeu a uma margem bruta de 28,8%, +0,2 p.p. a/a e acima das nossas estimativas em 0,8 p.p., favorecida pelo crescimento da receita proveniente de serviços, que compensou a queda de margem decorrente da volta do DIFAL (diferença de alíquota de ICMS nas vendas interestaduais).
 
Apesar da leve melhora de margem bruta na comparação anual, o aumento das despesas com vendas, perda em liquidação duvidosa e piora do resultado proveniente da equivalência patrimonial implicaram em retração da margem EBITDA Ajustada, que atingiu 4,9% nesse trimestre, -0,7 p.p. a/a e -1,2 p.p. r/e.
 
A perda de alavancagem operacional, somada ao resultado negativo não recorrente de R$ 155 milhões decorrente do processo de reestruturação e integração dos negócios – ajustes de capacidade, fechamento de centros de distribuição e unidades de cross docking, incorporação reversa do Magalu Pagamentos e início do processo de incorporação das subsidiárias de logística – e ao incremento do resultado financeiro líquido em 7,7% a/a levaram a companhia a reportar um prejuízo de R$ 302 milhões, ante um prejuízo de R$ 135 milhões no 2T22. 
 
Excluído o impacto negativo referente ao processo de reestruturação, o prejuízo teria sido de R$ 199 milhões, enquanto nossas projeções estimavam um prejuízo de R$ 228 milhões.No que se refere à alavancagem financeira da companhia, pontuamos uma posição de  caixa líquido (considerando os recebíveis de cartão de crédito) de R$ 915 milhões, equivalente a 0,4x o EBITDA Ajustado dos últimos 12 meses, nível ainda considerando confortável em nossa visão.
 
Já os investimentos do período totalizaram R$ 156,3 milhões, o que corresponde a 1,1% do GMV do período, ante 1,3% no 2T22. Os recursos foram distribuídos entre abertura (1%) e reforma de lojas (6%), TI (81%), logística (3%) e outros (8%).
 
Quanto à dinâmica de fluxo de caixa, destacamos um consumo de caixa pela atividade operacional de R$ 448 milhões no trimestre e de R$ 160 milhões nas atividades de investimento, que foram compensados pela entrada de R$ 836 milhões em recursos decorrentes da venda de contrato de exclusividade e direito de exploração relacionado à Luizaseg. Com isso, o fluxo de caixa livre foi de R$ 227,3 milhões.
 
Confira no anexo a integra do relatório a respeito, elaborado por
GEORGIA JORGE, CNPI-P, analista senior do BB Investimentos


Fonte: GEORGIA JORGE, analista senior do BB INVESTIMENTOS





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