Uma empresa é um organismo vivo. Feita de gente interagindo com gente o tempo todo. A comunicação interna é um fator estratégico
Uma empresa é um organismo vivo. Feita de gente interagindo com gente o tempo todo. A comunicação interna é um fator estratégico para o sucesso das organizações porque atua em três frentes: é fundamental para os resultados do negócio, é um fator humanizador das relações de trabalho e consolida a identidade da organização junto aos seus stakeholders.
O curso será baseado em discussões teórico-práticas sobre Comunicação Interna como instrumento estratégico da gestão empresarial, contribuindo para gerar um diferencial competitivo, por meio do envolvimento e comprometimento dos colaboradores.
Objetivos
Dar ao grupo uma visão completa da importância da Comunicação na obtenção de resultados positivos para a empresa
Enfatizar a importância da Comunicação Interna como área estratégica da gestão da empresa e no fortalecimento da cultura organizacional
Discutir o papel do gestor/comunicador, enfatizando as novas posturas exigidas pelas organizações
Programa
A Comunicação Corporativa
- Conceitos Básicos da Comunicação
- A importância da comunicação na formação e manutenção da boa imagem empresarial
- A importância do entendimento do negócio e da cultura da empresa
O novo cenário das empresas no século 21
- Impactos e desafios para a gestão das empresas e para a relação empresa-colaborador.
Comunicação Interna: diferencial competitivo para as empresas e fator crítico de sucesso nos processos de mudança
- Imagem empresarial: colaboradores como fonte de difusão e disseminador da marca da empresa.
- As principais interfaces da comunicação interna: recursos humanos, marketing, propaganda, assessoria de imprensa, TI, etc.
O gestor: principal agente da Comunicação Interna
- A liderança, a cultura e a Comunicação Interna
- O papel da liderança no comprometimento dos colaboradores;
- Como transformar líderes em multiplicadores de informações
- Como efetivar a atuação do gestor junto aos colaboradores e melhorar resultados estratégicos
Gestão da comunicação interna
- Como evitar que a tática se distancie da estratégia
- Como fazer com que as ações de comunicação interna estejam alinhadas aos objetivos estratégicos
Estudando e planejando a mídia interna
- Cuidados na preparação da comunicação no dia-a-dia
- O novo conceito de publicação interna
- Veículos eletrônicos x veículos impressos
Endomarketing Estratégico
- Endomarketing e as oportunidades especiais de comunicação no dia-a-dia da empresa
- Estímulo e motivação dos colaboradores
- Soluções criativas para encantar o público interno
Público-alvo
Profissionais de Recursos Humanos, Relações Públicas, Marketing, Jornalismo e todos aqueles que ocupam cargo de liderança nas empresas, independentemente de sua formação.
Metodologia
Exposições teóricas do instrutor, debates sobre os conceitos, análise de casos reais e exercícios em grupo, nos quais os alunos poderão introduzir suas experiências pessoais.
Informações gerais
Data: 10/9/2010
Horário: 9:00 às 18:00 horas
Dia da Semana: sexta-feira
Local: A definir
Cidade: Brasília
Valores:
Associado: R$350
Não associado: R$480