BB Investimentos analisa CYRELA
Relatório completo, assinado pelo analista do BB Investimentos, Wesley Bernabé
Positivo: manutenção da rentabilidade T/T
O resultado da Cyrela no 3º trimestre veio sem surpresas, mas ratificou o sucesso da estratégia adotada pela companhia em priorizar determinadas praças e projetos com foco na retomada da rentabilidade, notadamente no segmento de médio e alto padrão (MAP) na região Sudeste.
A margem bruta atingiu 32,8% no 3T13, praticamente estável em relação ao período anterior (+0,2 p.p.). Com a queda de lançamentos e vendas T/T, o destaque ficou para a comercialização das unidades em estoque, que representaram 60,5% das vendas totais.
Desempenho operacional.
No 3T13, os lançamentos totalizaram R$ 912 milhões (parte Cyrela), queda de 27,1% T/T, mas estável no comparativo anual (-0,2%).
O destaque do VGV ficou para os empreendimentos do segmento médio e alto padrão, que representaram 78,4% dos lançamentos do trimestre, alta de 7,1% A/A. As vendas contratadas somaram R$ 1 bilhão (parte Cyrela), um decréscimo de 20% no em relação ao mesmo período do ano passado, mas com destaque à comercialização de estoques, como mencionado.
A velocidade de vendas (VSO) em 12 meses fechou o trimestre em 54% (excluindo os contratos da Faixa 1 do MCMV), patamar superior ao observado em 2012, mas com queda de 1,7 p.p. T/T.
Confira em anexo o Relatório completo sobre o desempenho da CYRELA no 3º trimestre/2013, elaborado pelo analista Wesley Bernebé