Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

05 de Dezembro de 2013 as 21:12:43



NELSON MANDELA - Depoimentos sobre a grande personagem


Papa Francisco
 
"Eu rezo para que o último exemplo do presidente inspire gerações de sul-africanos para que coloquem a Justiça e o bem comum na frente de suas aspirações políticas”.
 
 
"Nelson Mandela demonstrou firme compromisso em promover a dignidade humana de todos os cidadãos da nação e por impulsionar uma nova África do Sul construída sobre as bases firmes da não-violência, reconciliação e verdade”.
 
Mario Vargas Llosa, para El País
 
"Mandela é o melhor exemplo que temos -- um dos poucos em nossos dias -- de que a política não é apenas essa tarefa suja e medíocre que muitas pessoas pensam, que aos bandidos serve para enriquecerem-se e viverem sem nada fazer e produzir. 
 
"Mandela demonstrou que a política é também uma atividade que pode melhorar a vida das pessoas, que pode substituir o fanatismo pela tolerância, o ódio pela solidariedade; pela justiça, a injustiça; o egoísmo pelo bem comum. 
 
"E que há políticos, como Mandela, que deixam o seu país e o mundo melhor do que o  encontraram."
 
 
 
Christine Lagarde, Diretora Geral do FMI
 
A Sra. Christine Lagarde, Diretor Geral do FMI Fundo Monetário Internacional emitiu a seguinte declaração hoje após a notícia da morte de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul:
 
"Estou profundamente triste com o falecimento de Nelson Mandela e quero estender as nossas condolências à sua família e ao povo da África do Sul, cujas vidas e destino, ele transformou por meio de seu serviço ao seu país.
 
"Nelson Mandela foi um líder corajoso e visionário que permitiu ao seu país enfrentar seu passado e inspirou seu povo a resolver um conjunto extraordinário de desafios. Ele foi um homem que trouxe princípios profundos, hábil diplomacia e calma dignidade à tarefa de reconciliação nacional e de construção da nação. Sua modéstia diante da grandeza será sempre lembrada e, além disso, continuará a inspirar a todos nós.
 
"O alcance global extraordinário de Nelson Mandela é testemunho de sua profunda contribuição para tornar a África do Sul e o mundo um lugar melhor."
 
 
New York Times, editorial
 
"... Ele foi um dos líderes mais extraordinários já produzidos pelo processo de libertação da África ou em qualquer outro continente. Ele não só conduziu seu povo ao triunfo sobre um sistema de apartheid profundamente enraizado, que impôs a segregação racial em todas as áreas da vida sul africana, como principalemente ele conseguiu esta vitória sem o derramamento de sangue que muitos previam e temiam.
 
"E como o primeiro presidente da África do Sul eleito ... ele presidiu um processo marco de 'Verdade e Reconciliação' que finalmente permitiu às vítimas do apartheid o reconhecimento oficial de seu sofrimento.
 
"A enorme força de caráter do Sr. Mandela preparou-o por sua longa luta e vitória final sobre o apartheid. Recursos ainda mais profundos de sabedoria política e coragem levaram-no ao curso da reconciliação construtiva sobre vingança destrutiva."
 

Dilma Roussef, presidente da República

“Personalidade maior do século XX, Mandela conduziu com paixão e inteligência um dos mais importantes processos de emancipação do ser humano da  história contemporânea – o fim do apartheid na África do Sul. O governo e os brasileiros se inclinam diante da memória de Nelson Mandela”.
 
 
Joaquim Barbosa, presidente do STF
 
“A morte de Nelson Mandela torna o mundo mais pobre de referências de coragem, dignidade e obstinação na defesa das causas justas. Sua vida altiva traduziu o sentido maior da existência humana. Seu nome permanecerá como sinônimo de esperança para todas as vítimas de injustiça em qualquer parte do mundo".
 


Fonte: El País, FMI, New York Times





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
IRÃ obtém 15/04/2024
IRÃ obtém "Mapa Completo" das Capacidades de Defesa Israelenses
 
ATAQUE DIRETO do IRÃ a ISRAEL muda conflito no Oriente Médio 14/04/2024
ATAQUE DIRETO do IRÃ a ISRAEL muda conflito no Oriente Médio
 
IRÃ lança Mísseis e Dezenas de Drones Kamikaze em direção a ISRAEL 13/04/2024
IRÃ lança Mísseis e Dezenas de Drones Kamikaze em direção a ISRAEL
 
CONSELHO leva à ONU alerta sobre Avanço do NEONAZISMO no Brasil 09/04/2024
CONSELHO leva à ONU alerta sobre Avanço do NEONAZISMO no Brasil
 
COPA SHE BELIEVES - Brasil derrota Japão nos Pênaltis e garante 3º lugar 09/04/2024
COPA SHE BELIEVES - Brasil derrota Japão nos Pênaltis e garante 3º lugar
 
Brasil condena invasão do Equador à embaixada do México em Quito 07/04/2024
Brasil condena invasão do Equador à embaixada do México em Quito
 
ITAMARATI elogia Corte Internacional por exigir medidas de ISRAEL em GAZA 30/03/2024
ITAMARATI elogia Corte Internacional por exigir medidas de ISRAEL em GAZA
 
MACRON no Palácio do Planalto nesta 5ª feira 28/03/2024
MACRON no Palácio do Planalto nesta 5ª feira
 
A Política Externa dos EUA põe o Mundo em Perigo, com Trump ou Biden 26/03/2024
A Política Externa dos EUA põe o Mundo em Perigo, com Trump ou Biden
 
ONU - Conselho de Segurança aprova Cessar-Fogo Temporário em GAZA 25/03/2024
ONU - Conselho de Segurança aprova Cessar-Fogo Temporário em GAZA
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites