Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Economia e Finanças

Terça-Feira, Dia 11 de Março de 2014 as 17:03:28



EXPORTAÇÕES - Projeto Carnaval da APEX BRASIL dobra expectativa de negócios


Projeto Carnaval da Apex-Brasil dobra expectativa de negócios
 
 
 
O resultado obtido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) no carnaval deste ano superou a expectativa inicial de geração de US$ 341 milhões em negócios nos próximos 12 meses.
 
“Na realidade, quase dobrou”,
 
disse nesta 3ª feira, 11.02, em entrevista à Agência Brasil, o coordenador do Projeto Carnaval, Diogo Akitaya.
 
O projeto visa a estreitar relações entre empresas brasileiras e potenciais importadores e distribuidores estrangeiros, com o objetivo de ampliar as exportações nacionais e gerar divisas para o país. O evento reuniu em duas etapas 296 convidados estrangeiros, entre compradores e formadores de opinião de 50 países, além de 200 representantes brasileiros, sendo 169 de empresas e 31 de entidades setoriais.
 
Todos cumpriram uma ampla agenda de encontros, encerrada no Sambódromo do Rio, nos dias 2 e 3 deste mês, com  os desfiles das escolas de samba do grupo especial e, no sábado, o desfile das campeãs (8).
 
Os negócios gerados para os próximos 12 meses alcançaram US$ 628,41 milhões. “Isso é muito importante para a gente, nesse tipo de formação, porque mostra que lá mesmo no evento [carnaval], o contato foi bem maior entre os empresários brasileiros e os potenciais compradores e importadores, o que acarretou também a melhor expectativa dos negócios por parte dos empresários brasileiros”. Os números foram bastante comemorados pela agência porque, reiterou Akitaya,  “refletem o trabalho da Apex e das empresas, e isso vai gerar exportações e divisas para o país”.
 
Segundo o coordenador, os produtos brasileiros de maior valor agregado tiveram destaque nas negociações com os importadores estrangeiros. Ele apontou, em especial, o setor de máquinas e equipamentos odontológicos e hospitalares.
 
“Teve excelentes resultados e confirmações de parcerias entre os convidados com as empresas brasileiras”.
 
Citou, entre elas a Fame, que produz incubadoras para bebês, e a Gnatus, que trabalha com setor odontológico.
 
Outro setor que atraiu a atenção dos estrangeiros, além dos tradicionais segmentos de alimentos e bebidas, móveis e moda, foi o de audiovisual, propaganda e televisão.
 
Segundo Diogo Akitaya, os visitantes estrangeiros demonstraram interesse em locações no país para fazer filmagens e comerciais. O coordenador avaliou que isso significa mais do que divisas para o Brasil,
 
“porque é a contratação de serviços brasileiros e a imagem do Brasil que vai para o exterior de uma  forma produtiva”.
 
O Projeto Carnaval é promovido pela Apex-Brasil desde 2009, e acumula um total de 1,5 mil convidados, gerando negócios para mais de 35 setores econômicos do país.
 
Ele integra o Programa de Marketing e Relacionamento da agência, que trabalha com vários eventos esportivos e culturais dentro do Brasil e em outros países.
 
Um dos eventos, cuja estrutura está sendo fechada pela Apex-Brasil, se relaciona à Copa do Mundo, que ocorrerá em 12 cidades-sede brasileiras no período de 12 de junho a 13 de julho próximo.
 
“A Apex-Brasil tem uma expectativa enorme sobre o projeto, porque é um evento único”, comentou Akitaya. Ele espera ter uma definição sobre o número de países e participantes estrangeiros que virão para o Projeto Copa no mês de abril. “Com certeza, nós vamos ter resultados muito bons”,
 
acrescentou.
 
Até o momento, 170 empresas brasileiras se inscreveram para buscar estreitar relações com compradores do exterior e fazer negócios durante o evento. A estratégia da Apex-Brasil consiste em recepcionar os convidados das empresas brasileiras em ambientes de hospitalidade que serão construídos ao lado dos estádios de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Fortaleza, que receberão, em média, dois a três jogos por sede.
 
“Tudo  está bem encaminhado”,
 
disse Diogo Akitaya.


Fonte: Agência Brasil





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
EMBRAER anuncia Investimentos de R$ 2 BI durante visita de LULA 27/04/2024
EMBRAER anuncia Investimentos de R$ 2 BI durante visita de LULA
 
FARIA LIMERS estimam crescimento do PIB acima de 2% em 2024 24/04/2024
FARIA LIMERS estimam crescimento do PIB acima de 2% em 2024
 
DÓLAR cai a R$ 5,116 em 26.04; e IBOVSPA sobe 1,51% 26/04/2024
DÓLAR cai a R$ 5,116 em 26.04; e IBOVSPA sobe 1,51%
 
IVA - Novo Imposto incidirá sobre Compras em Sites Estrangeiros 25/04/2024
IVA - Novo Imposto incidirá sobre Compras em Sites Estrangeiros
 
IMPOSTO SELETIVO criado para tributar Produtos Prejudiciais a Saúde e Meio Ambiente 25/04/2024
IMPOSTO SELETIVO criado para tributar Produtos Prejudiciais a Saúde e Meio Ambiente
 
Reforma Tributária prevê imposto reduzido para 18 Profissões Liberais 25/04/2024
Reforma Tributária prevê imposto reduzido para 18 Profissões Liberais
 
Conselho da Petrobras propõe pagar 50% dos dividendos extraordinários 21/04/2024
Conselho da Petrobras propõe pagar 50% dos dividendos extraordinários
 
PETROBRAS irá distribuir R$ 21,95 BI em Dividendos Extraordinários 25/04/2024
PETROBRAS irá distribuir R$ 21,95 BI em Dividendos Extraordinários
 
INDIGENAS aos Milhares marcham em Brasília 23/04/2024
INDIGENAS aos Milhares marcham em Brasília
 
ARRECADAÇÃO FEDERAL bate recorde em março: R$ 190,61 BI 23/04/2024
ARRECADAÇÃO FEDERAL bate recorde em março: R$ 190,61 BI
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites