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Para ser um franqueado é preciso ter perfil
por Cleide de Paula
Empresa de consultoria especializada em gestão de talentos, a Caliper Brasil, desenvolve metodologia que identifica o empreendedor ideal para cada tipo de negócio.
Com mais de uma década de experiência auxiliando franqueadores a tomarem decisões sobre a escolha de seus franqueados, a CALIPER BRASIL entende que o perfil adequado de um candidato é o que mescla os traços do empreendedor com o seguidor de regras.
Alessandra dos Santos Moura, diretora de Desenvolvimento Organizacional da consultoria, explica que as competências que determinam o sucesso de um franqueado, podem, de certa forma, conflitar com as de um empreendedor.
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“O franqueado, ao mesmo tempo em que precisa fazer a gestão de todas as áreas do negócio e obter lucro, necessita seguir diretrizes estabelecidas pelo franqueador e executar políticas das quais não participou da formulação”. “Apresentar facilidade para se adaptar a mudanças, desafios e novas diretrizes, lidar com adversidades do mercado e desenvolver um excelente relacionamento com o franqueador e com sua equipe é imprescindível”,
acrescenta Alessandra Moura.
Passo a passo
Márcia Pereira, do departamento de Expansão e Formatação da Arezzo, explica que, no caso da empresa, é interessante que o candidato a franqueado já tenha experiência em varejo.
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“A marca prefere não conceder franquias a investidores puros, mas sim àqueles dispostos a conhecer e lidar com os desafios do varejo”, esclarece.
Os passos para aquisição da franquia são contato com a franqueadora, preenchimento de um cadastro de interesse, agendamento de reunião para conhecer o modelo do negócio e o demonstrativo de resultados. Depois disso, os dados do candidato são analisados pelo departamento comercial. Se aprovado o perfil, o setor indica um ponto comercial ou avalia um ponto indicado pelo empresário. A Arezzo está em todas as capitais, com 309 lojas em todo o Brasil. O investimento necessário para adquirir uma franquia da marca gira em torno de R$ 1 milhão.
André Marcassi, do departamento de Expansão da 10 Pastéis, explica que um candidato a franqueado da empresa precisa ter idade mínima de 21 anos, experiência profissional anterior em qualquer tipo de atividade com vínculo empregatício, real afinidade com a atividade proposta e conhecimentos básicos em matemática comercial.
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“O franqueado precisa ser sociável, desembaraçado, ter fluência verbal, coordenação e liderança”, assinala André Marcassi.
Na 10 Pastéis, o processo inicia-se com o preenchimento da ficha de pré-qualificação no site da 10 Pastéis e análise de aspectos como capital para investimento, identificação com o negócio e experiências anteriores. Sendo aprovado nessa fase, o interessado passa por uma entrevista e uma avaliação de perfil. Depois disso, vem a etapa de documentação, com apresentação e assinatura da Circular de Oferta de Franquia e do contrato. Por fim, ocorre o planejamento do processo de abertura.
.“Todos os processos são eliminatórios, caso o candidato não se mostre apto para assumir a gestão da franquia”,
reforça Marcassi.
Competências necessárias
Alessandra dos Santos Moura, da Caliper Brasil, conta que para se definir o perfil ideal de um franqueado é preciso observar quais são as estratégias da organização em médio e em longo prazo, levando-se em conta o mercado de franquia, concorrência, projeto de expansão etc.
“Para se entender quais são as competências importantes para atingir determinado resultado é realizado um levantamento junto às lideranças executivas. Com esse mapeamento é possível customizar a Avaliação de Potencial”,
esclarece Alessandra Moura
Normalmente, após o franqueador definir as competências críticas para o sucesso de um franqueado, a Caliper faz um estudo de benchmarking, analisando o perfil e o potencial dos franqueados da empresa com os melhores e os menores resultados.
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“O resultado de uma avaliação é apresentado de acordo com as competências exigidas pela contratante. O relatório indica se o candidato é adequado a posição de franqueado e se está dentro do exigido, abaixo ou acima do desejado para adaptação a cultura da empresa e dos negócios”, detalha a diretora.
Entrevistas por competências, estudos de caso, testes de conhecimento geral e dinâmicas de grupo também são maneiras utilizadas para avaliar o estilo de liderança, relacionamento e de tomada de decisões de um empreendedor.
Sobre a Caliper
A Caliper Estratégias Humanas é uma empresa americana com sede em Princeton, New Jersey, que há mais de 50 anos avalia o potencial de colaboradores e orienta quanto à contratação, gestão e desenvolvimento de equipes em todo o mundo. No Brasil desde
Fonte: http://www.inteligemcia.com.br/67385/2012/04/04/para-ser-um-franqueado-e-preciso-ter-perfil/
Informações para a imprensa:
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Coordenação – Tatiana Reis: (41) 3075-3400 (11) (21) (51) (71) 4062-1450
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