Protect
Poucos são os brasileiros que não querem ter seu próprio negócio. Uma boa parcela da população já comanda sua própria empresa e uma outra parte das pessoas quer ter um negócio, mas não sabe bem em qual área investir.
Home Based
Opções interessantes são os negócios que podem ser operados home based, como alguns modelos de microfranquias. Quem investe em um negócio que não exige o estabelecimento de um ponto comercial fixo, como uma loja, já sai na frente pela redução do investimento para começar a empreitada.
Outro aspecto interessante das microfranquias é o valor do investimento para início das operações e o chamado ROI – retorno sobre o investimento. Ambos costumam ser baixos.
Além disso, o que começou como uma espécie de modismo no mundo das franquias se tornou um segmento competitivo e robusto.
Microfranquias: 1/3 das Marcas Franqueadoras
De acordo com um estudo realizado pela Associação Brasileira de Franchising, 1/3 das marcas que hoje expandem por franquias e ainda não tem um modelo de microfranquia pretendem adotá-lo.
Ainda segundo o levantamento, em 2016, 557 marcas operavam com microfranquias, seja de forma exclusiva ou de forma paralela ao modelo tradicional. Dessas, 79,8% atuam exclusivamente como microfranquias e 20,2% também com outros formatos.
A protect, microfranquia com operação home based e focada em oferecer seguros e soluções administrativas essencialmente para MPMEs, é uma das marcas que se encaixa no estudo.
O negócio, criado no final de 2016, nasceu com o apoio da American Life, seguradora consolidada no mercado brasileiro e que se destaca por desenvolver e oferecer seguros a nichos normalmente não contemplados pelas concorrentes em geral.
Para se tornar um microfranqueado protect, o investimento total é de R$ 36 mil, valor no qual já estão inclusos o capital de giro, de R$ 10 mil, e a taxa de franquia, de R$ 16 mil. O retorno do investimento está previsto para o período de 12 a 18 meses e faturamento mensal de R$ 8 mil já ao final do primeiro ano de atividades.
Para operar, o microfranqueado vai precisar de um telefone e um computador com acesso à internet. A partir daí, ele faz os contatos com as MPMEs de seu relacionamento ou que prospectar no mercado para oferecer as soluções, que são bastante amplas, indo desde seguros para o micro, pequeno e médio negócio até soluções administrativas para melhor gestão dessas empresas.
Por parte da franqueadora o suporte é avançado, totalmente online e em tempo real, a fim de auxiliar em qualquer demanda, seja operacional ou de gestão do negócio. A meta da marca é finalizar 2017 com 80 unidades entre contratadas e em operação.