A meta é abrir 30 novas unidades até o final do ano
A Microcamp, rede de escolas de informática e inglês, está retomando a expansão da empresa com o lançamento de um novo modelo de franquia, o Smart. O investimento para a expansão é de cerca de R$ 1 milhão e a expectativa é abrir 30 novas unidades até o final de 2019.
Smart
O Smart é um modelo simplificado de escola com dois laboratórios, capacidade para 960 alunos, meta de 30 matrículas/mês, faturamento previsto de R$ 30 mil/mês, 2% de royalties e prazo de retorno do capital investido estimado entre 12 e 18 meses. O investimento é de R$ 98 mil.
"É uma opção econômica de investimento, porém com alta rentabilidade, em média 25%, uma das mais atraentes do mercado. É um modelo ideal para jovens e pequenos empreendedores, pois com um baixo investimento conseguem montar seu próprio negócio e ter independência financeira. Estamos apostando muito neste modelo para voltarmos a expandir e chegarmos em locais onde a marca ainda não está presente",
diz Davi Tuffi, CEO da Microcamp.
Entre as cidades de maior interesseda empresa, estão as capitais Fortaleza, Goiânia, Salvador, Recife e o Distrito Federal. A Microcamp também tem interesse em outras cidades onde já tem escola, mas que comportam novas unidades como Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo. Porém como se trata de um modelo enxuto, cidades de pequeno porte também comportam o negócio.
Para facilitar a aquisição da franquia aos investidores, a Microcamp financia, através de parceria firmada com o Banco Bradesco, 80% do negócio para bancar capital de giro, taxa de franquia e reforma do imóvel, com carência de dois anos para iniciar o pagamento. "Nesse tempo a escola já se pagou e já está dando lucro", garante.
Nova fase
A retomada da expansão da Microcamp se dá após cerca de sete anos de pausa no crescimento de suas unidades, em função, a princípio da divisão da empresa, em 2012, com a separação dos sócios, e mais recentemente, com a mudança na gestão da empresa. Há pouco mais de um ano e meio, Eloy Tuffi, o fundador e presidente da Microcamp, transferiu o comando da empresa para seu filho Davi Tuffi.
Ao assumir, Davi Tuffi optou por priorizar mudanças na área de gestão da empresa e deixar o crescimento para um segundo momento. Nesse período, implantou a gestão por indicadores, nova estratégia de vendas, melhora na equipe com foco na alta performance e a criação de novos produtos com cursos mais voltados às novas tecnologias.
A estratégia deu certo e impactou nos resultados da empresa que registrou, em 2018, aumento de 4% no faturamento, 11% nasmatrículas, 2% na cobrança e 3% na frequência dos alunos. Com resultados positivos, apesar da recessão econômica no país, Davi decidiu que era o momento de voltar a expandir a rede e criou este novo modelo de franquia.
"O momento é agora, porque internamente, consegui adequar a equipe de trabalho ao meu modelo de gestão, e externamente, a economia está dando sinais de melhora e as pessoas estão mais confiantes nas mudanças do país",
pondera o CEO.
Outro ponto que pesou na decisão da Microcamp de voltar a investir foi a constatação de que a procura por cursos de informática continua em alta, desde os básicos como o do pacote Office – unanimidade na maioria das empresas – mas principalmente os mais avançados, voltados às novas tendências em tecnologia.
Os cursos que utilizam novas tecnologias e são voltados a quem quer se especializar na área, foram responsáveis pelo surgimento de pelo menos 30 novas profissões nas mais diferentes áreas de atuação, somente em 2018. "A realidade é que a demanda pelos cursos de informática continua aquecida porque em qualquer área de atuação requer conhecimentos em informática, é, portanto, um segmento onde vale a pena investir", finaliza Davi Tuffi.
MicrocampSmart, Modelo de franquia
Capacidade 2 laboratórios, 960 alunos
Número de funcionários 7
Royalties 2%
Rentabilidade 25%
Prazo de retorno do capital entre 12 e 18 meses
Faturamento estimado R$ 30 mil/mês
Investimento R$ 98 mil
Sobre a Microcamp
► A Microcamp é a principal rede de escolas de informática e inglês no Brasil, com 65 unidades espalhadas por todo o país. Foi a escola pioneira na popularização do ensino de informática no Brasil e desde sua fundação, em 1977, já formou mais de 1,5 milhão de alunos.
► Oferece os principais cursos na área, desde o básico Pacote Office, passando pelo Informática com App´s e Realidade Mixada, Hardware e Robótica, Desenvolvimento de Games e Inglês com Inteligência Artificial e Holografia.