Deslizamento de terra em Petrópolis, em 2022.
Petrópolis vai ter simulação para enfrentar desastre climático
Na região serrana do Rio, chuvas já provocaram catástrofes na cidade
A cidade de Petrópolis (RJ) terá uma simulação de contenção de desastre climático. A atividade faz parte de uma série de medidas adotadas pelo governo do estado do Rio de Janeiro para prevenir e responder a possíveis eventos causados pelas fortes chuvas do verão.
O governador do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, explicou a ideia.
“A gente já está planejando para logo depois do Carnaval, um grande simulado na cidade de Petrópolis. Assim como é no Japão, em outras grandes regiões que sofrem com situações climáticas, furacões, terremotos, tudo”.
O plano emergencial também contará com locais descentralizados para a tomada de providências diante de grandes enchentes.
“Nós temos 13 pontos descentralizados pelo estado. Em Petrópolis foi uma grande questão porque a serra fechou na época e a gente teve que fazer uma mega operação com a concessionária e a Polícia Rodoviária Federal para tirar os carros da frente, tirar os bolsões de água, para que o socorro e o maquinário pudesse subir”.
O plano de contingência também contará com kits de assistência social e ajuda humanitária pré-definidos, com o objetivo de evitar compras emergenciais.