Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

18 de Abril de 2021 as 16:04:48



O mundo precisa da liberação de patentes das vacinas da Covid-19 - por Gabriel Scally



Por que o Reino Unido está bloqueando?
 
Os países estão restritos às cadeias de suprimentos da empresa detentora de patentes. Por causa dessa limitação, está sendo utilizada apenas uma fração do  potencial de capacidade mundial de fabricação de vacinas. Mas, é preciso derrotar o virus com rapidez, para deter o surgimento de novas cepas, pois nos próximos meses elas tornarão inútil a atual geração de vacinas, prejudicando a todos. EUA e Reino Unido deveriam abandonar a estratégia de proteção intelectual das patentes, para que todo o Sul global possa ser rapidamente vacinado e sejamos todos salvos.
 
Gabriel Scally
para o The Guardian
 
Permitir que os países criem suas próprias versões genéricas das vacinas é a melhor maneira de combater a disseminação de variantes resistentes a vacina
 
Em 2020, o governo britânico cometeu uma série de erros na gestão do combate à pandemia Covid-19. À medida que os países, da Tailândia aos EUA, lutam contra outra onda de infecções impulsionada por cepas mais virulentas, o Reino Unido corre o risco de cometer outro erro histórico que poderia acabar com nossa chance de derrotar essa pandemia.
 
Como os casos de coronavírus continuam a aumentar em todo o mundo, está aumentando o risco de variantes resistentes a vacinas. As vozes da saúde pública já alertaram que, se não vacinarmos rapidamente a população mundial, nossa a geração atual de vacinas contra Covid-19 pode ser ineficaz dentro de um ano. A necessidade de uma rápida implantação global de vacinação é clara e urgente.
 
As pandemias são, por definição, crises globais de saúde. Não importa o quão alta seja nossa taxa de vacinação, não importa quais restrições coloquemos em viagens, não estaremos a salvo de Covid-19 até que tenhamos suprimido o vírus em todo o mundo. Do jeito que as coisas estão, muitos países do hemisfério sul podem não conseguir alcançar a vacinação generalizada até 2024. Esse longo atraso nos coloca em risco.
 
Covax
 
Países ricos como o Reino Unido compraram vacinas suficientes para nossas populações quase três vezes mais. O Reino Unido está, segundo ministros, apoiando a imunização em países de baixa renda através do Covax, um esquema global de aquisição de vacinas.
 
Mas o programa visa vacinar apenas  20% das populações dos países beneficiários este ano.
 
Isso nem se aproxima do nível necessário para a imunidade populacional. E, portanto, não evitará o risco de mutações perigosas. A abordagem do Covax baseia-se em princípios de caridade. Louvável como o programa é, ele simplesmente não é capaz de se mover rápido o suficiente para acabar com esta pandemia. Isso é, em parte, por causa de uma falta de financiamento. Mas mesmo com mais financiamento, simplesmente não há doses suficientes sendo produzidas ou planejadas para o mundo inteiro.
 
A produção está sendo restringida porque as empresas farmacêuticas recusaram-se a compartilhar sua tecnologia de vacinas; e as regras de propriedade intelectual impedem que os países criem suas próprias versões genéricas das vacinas. Isso significa que estamos restritos às cadeias de suprimentos da empresa detentora de patentes. Por causa desse impedimento, estamos usando apenas uma fração da potencial capacidade mundial de fabricação de vacinas.
 
Suspensão das regras de patentes
 
Mais de 100 nações, lideradas pela Índia e pela África do Sul, estão pressionando para suspender temporariamente as regras de patentes na Organização Mundial do Comércio durante esta pandemia. Mas a medida foi bloqueada por um pequeno número de países, incluindo o Reino Unido e os EUA, bem como pela UE.
 
Ao longo desta pandemia, o Sage Independente tem procurado orientar o governo e atuar como uma voz política não partidária para uma política de saúde sólida da população. Nosso mandato normalmente não se estenderia a questões de comércio internacional. Mas, neste caso, o risco para a saúde pública é claro.
 
Ao ajudar a bloquear uma renúncia de patente, o governo britânico está sufocando a produção de vacinas, o que significa que muitos países esperarão anos por doses suficientes. Isso traz o risco de deixar o vírus correr desenfreado, levando a novas variantes e colocando nosso próprio programa de vacinação em risco. Seria um ato imprudente de automutilação.
 
Em um briefing da Independent Sage, na 6ª feira, 16.04, ouvimos a Global Justice Now, uma ONG que tem liderado pedidos por uma abordagem de uma "vacina do povo". Isso permitiria a produção de vacinas Covid-19 de licença aberta que estariam disponíveis a todos, em todos os lugares, independentemente da renda, status ou antecedentes.
 
Esta semana, ex-líderes mundiais em todos os países e tradições políticas pediram ao presidente Biden que apoiasse a renúncia às regras de direito à propriedade intelectual para as vacinas de Covid. Nos EUA, a administração Biden está considerando como pode atender a essas demandas, incluindo abandonar sua oposição a uma renúncia de patente.
 
O governo britânico deve rever urgentemente sua oposição. Nós, em todo o Reino Unido, estamos cautelosamente caminhando para reduzir as restrições do coronavírus e ajudar a economia a se recuperar. Tudo isso pode ser perdido se surgirem variantes altamente infecciosas e resistentes a vacinas – uma "vacina do povo" é a maneira mais segura e rápida de evitar o risco do que pode ser um desenvolvimento devastador.
 
Nos proximos meses e anos, há o risco de que veremos esse momento tanto quanto agora vemos os meses desperdiçados do verão passado ou as semanas que antecedem o Natal de 2020 – uma oportunidade perdida de controlar esse vírus. Os riscos deste erro podem ser ainda muito maiores.
Gabriel Scally,
professor visitante de saúde pública
na Universidade de Bristol e
membro do comitê Independent Sage
 
Confira no link, a seguir, a íntegra da
matéria, em inglês, em The Guardian:
"The world needs a patent waiver on covid vaccines.
Why is the UK blocking it ?"
  


Fonte: THE GUARDIAN. Subtítulos, tradução e copidescagem da Redação JF





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
ISRAEL inicia Ataques Terrestres à Faixa de Gaza 14/05/2021
ISRAEL inicia Ataques Terrestres à Faixa de Gaza
 
GAZA - Israel destrói Prédio que Abrigava a Imprensa 15/05/2021
GAZA - Israel destrói Prédio que Abrigava a Imprensa
 
ISRAEL bombardeia GAZA: 126 Mortos, inclusive crianças e mulheres civils 14/05/2021
ISRAEL bombardeia GAZA: 126 Mortos, inclusive crianças e mulheres civils
 
VACINA SINOPHARM - Aprovação pela OMS é uma Grande Vitória 16/05/2021
VACINA SINOPHARM - Aprovação pela OMS é uma Grande Vitória
 
EUA - Generais Aposentados questionam as Condições Físicas e Mentais de BIDEN 15/05/2021
EUA - Generais Aposentados questionam as Condições Físicas e Mentais de BIDEN
 
GUERRA ESPACIAL é iminente entre China, Rússia e EUA 15/05/2021
GUERRA ESPACIAL é iminente entre China, Rússia e EUA
 
PALESTINOS FOGEM enquanto Israel Bombardeia seu Território 15/05/2021
PALESTINOS FOGEM enquanto Israel Bombardeia seu Território
 
GAZA e ISRAEL - Noites Catastróficas em Nova Explosão de Violência 13/05/2021
GAZA e ISRAEL - Noites Catastróficas em Nova Explosão de Violência
 
ISRAEL - ALERTA DE GUERRA CIVIL - Judeus e Árabes Enfrentam-Se nas Ruas 13/05/2021
ISRAEL - ALERTA DE GUERRA CIVIL - Judeus e Árabes Enfrentam-Se nas Ruas
 
ISRAEL e HAMAS intensificam bombardeios 12/05/2021
ISRAEL e HAMAS intensificam bombardeios
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites