Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Saúde

21 de Abril de 2021 as 01:04:46



VACINA JANSEN e Coágulos Sanguíneos, possivel ligação, diz agencia da UE



Possível ligação entre vacina J&J Covid e Coágulos Sanguíneos raros,
diz agência reguladora da UE
Jon Henley and Ian Sample,
para The Guardian
 
O regulador de medicamentos da Europa encontrou uma possível ligação entre a vacina coronavírus da Johnson & Johnson e casos raros de distúrbios incomuns de coagulação sanguínea que disse serem "muito semelhantes" aos que ocorreram com a vacina AstraZeneca.
 
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) recomendou na terça-feira que um aviso deveria ser adicionado às informações do produto da vacina, mas ressaltou que os benefícios da vacina – que foi posta em espera na semana passada na Europa e nos EUA – superavam seus riscos.
 
A EMA disse ter examinado oito casos graves de coágulos sanguíneos incomuns associados a baixos níveis de plaquetas sanguíneas, incluindo uma morte, nos EUA, onde mais de 7 milhões de pessoas receberam a vacina até agora.
 
Ele disse que todos os casos ocorreram em pessoas com menos de 60 anos, a maioria mulheres, dentro de três semanas após a vacinação. Assim como astraZeneca, a maioria ocorreu no cérebro e abdômen. Ele disse que os eventos devem ser listados como "efeitos colaterais muito raros" da vacina.
 
"Este é um efeito muito raro, mas é muito importante que médicos e pacientes estejam cientes dos sinais para que possam detectar quaisquer preocupações e procurar ajuda de especialistas o mais rápido possível",
 
disse Emer Cooke, diretor executivo da EMA.
 
"Milhares de pessoas ainda estão morrendo todos os dias de Covid-19 e essas vacinas desempenham um papel imensamente importante no combate a essa pandemia. ... Os benefícios da vacina na prevenção do Covid-19 superam os riscos desses efeitos colaterais muito raros."
 
O anúncio veio quando o comissário europeu encarregado do fornecimento de vacinas do bloco disse estar confiante de que os 27 Estados-membros da UE teriam doses suficientes para vacinar totalmente 70% de suas populações adultas até meados de julho.
 
J&J suspendeu implantação na Europa
 
A Johnson & Johnson suspendeu a implantação europeia de sua vacina de dose única na semana passada, um dia após o início das entregas da vacina, aconselhando os governos a armazenar suas doses até que a EMA tivesse emitido orientações sobre seu uso.
 
Cooke disse que os Estados-membros da UE poderiam agora "tomar decisões sobre como implementar esta vacina com base em sua situação nacional". Assim como na vacina AstraZeneca, espera-se que alguns imponham restrições ao uso da vacina Johnson & Johnson.
 
Relatórios desta semana sugeriram que os EUA, onde as agências de saúde suspenderam o jab de dose única em 13 de abril, poderiam decidir suspender a vacina já na 6ª feira, embora possivelmente com restrições para algumas faixas etárias.
 
As preocupações com a vacina ecoam as da vacina Oxford/AstraZeneca, que enfrentou um revés semelhante no mês passado, quando vários países europeus suspenderam temporariamente seu uso por coágulos sanguíneos incomuns em uma pequena proporção de receptores.
 
A maioria retomou as vacinas com a vacina AstraZeneca, embora uma dúzia, incluindo França, Alemanha, Itália e Espanha, estejam limitando seu uso a pessoas com mais de 55, 60 ou 65 anos, e a Dinamarca parou de administrá-la completamente.
 
Cientistas na Alemanha e na Noruega sugeriram que algumas pessoas estão experimentando uma resposta anormal do sistema imunológico à vacina, levando alguns especialistas a suspeitar que um mecanismo semelhante pode estar ocorrendo com a injeção de Johnson & Johnson.
 
Ambas as vacinas usam a mesma tecnologia, treinando o sistema imunológico do corpo para reconhecer a proteína de pico que cobre o coronavírus usando um vírus frio – chamado adenovírus – para transportar o gene do espigão para o corpo.
 
Uma pesquisa preliminar divulgada na 3ª feira por uma equipe alemã que investiga coágulos sanguíneos incomuns em pessoas que tiveram a vacina AstraZeneca sugere que vários constituintes da vacina podem contribuir para coágulos em casos muito raros.
 
O prof Andreas Greinacher, da Universidade de Greifswald, descobriu que proteínas e outras moléculas na vacina produziam "complexos" que em algumas pessoas levaram o sistema imunológico a exagerar e induzir a coagulação.
 
"Minha suposição é que este é um efeito de classe das vacinas usando o adenovírus",
 
disse ele.
 
A Solução
 
Greinacher disse que pode ser possível reduzir o risco de coágulos removendo proteínas que permanecem nas vacinas após o processo de fabricação e reduzindo os níveis de um aditivo chamado EDTA, mas ressaltou que os fabricantes precisariam olhar para quais mudanças poderiam ser feitas sem afetar a segurança e a eficácia. Ele disse que vai ver como a vacina Johnson & Johnson pode causar coágulos após conversas com a empresa.
 
Sabine Straus, chefe do comitê de segurança da EMA, disse que ainda era muito cedo para confirmar um mecanismo comum.
 
"A vacina AstraZeneca é uma vacina à base de adenovírus, assim como a vacina Johnson",
 
disse Straus.
 
"Portanto, há algumas semelhanças entre as duas vacinas – mas também há diferenças. Eles usam vetores diferentes, por exemplo, e também a proteína do pico é diferente. Então eu acho que é muito cedo para tirar conclusões."
 
8 casos da Jansen, 287 da AstraZeneca, 25 da Pfizer e 05 da Moderna
 
Além dos oito casos em beneficiários da Johnson & Johnson, todos nos EUA, a EMA disse que houve 287 incidentes desse tipo em pessoas que receberam a vacina AstraZeneca, incluindo 142 na Europa.
 
Os números dos jabs Pfizer/BioNTech e Moderna foram 25 e 05, respectivamente.
 
Straus disse que, em relação ao número de pessoas que receberam as duas últimas vacinas, que utilizam uma tecnologia diferente conhecida como mRNA, o número de eventos de coagulação incomuns observados foi até agora "menor do que seria esperado na população em geral".
 
A UE, cujo programa de vacinação sofria de escassez de oferta precoce e problemas logísticos, mas agora está ganhando velocidade, ordenou 200 milhões de doses da vacina Johnson & Johnson.
 
Thierry Breton, comissário europeu que lidera a força-tarefa de vacinas do bloco, disse na terça-feira que pelo menos 12 Estados-membros estavam confiantes em poder cumprir a meta da comissão de vacinar 70% de sua população adulta até meados de julho.
 
Breton disse que 53 fábricas estavam produzindo vacinas na UE.
 
"Agora estou certo de quantas doses estão em produção e quantas milhões serão entregues por semana",
 
disse ele.
 
Um anúncio na semana passada de que a UE receberia mais 50 milhões de doses de Pfizer/BioNTech neste trimestre deve ajudar a compensar as restrições ao uso das vacinas AstraZeneca e Johnson & Johnson, disse Breton.
 


Fonte: THE GUARDIAN, Tradução, copidescagem e subtítulos, Redação JF





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
COVID-10 Brasil totaliza 435.823 mortes, 1.036 delas em 24h, neste domingo, 16.05 16/05/2021
COVID-10 Brasil totaliza 435.823 mortes, 1.036 delas em 24h, neste domingo, 16.05
 
COVID-19 - Brasil totaliza 434.715 óbitos, 2.087 em 24 hs, neste sábado 15/05/2021
COVID-19 - Brasil totaliza 434.715 óbitos, 2.087 em 24 hs, neste sábado
 
BUTANTAN paralisa Produção de Vacinas por Falta de Insumos 14/05/2021
BUTANTAN paralisa Produção de Vacinas por Falta de Insumos
 
COVID-10 Brasil totaliza 430.417 mortes, 2.383 delas em 24h, nesta 5ª feira 13/05/2021
COVID-10 Brasil totaliza 430.417 mortes, 2.383 delas em 24h, nesta 5ª feira
 
ANVISA autoriza Uso de Coquetel da Eli Lilly do Brasil Contra a Covid-19 13/05/2021
ANVISA autoriza Uso de Coquetel da Eli Lilly do Brasil Contra a Covid-19
 
CFM manifesta-se contra a HIdroxicloroquina por inalação 13/05/2021
CFM manifesta-se contra a HIdroxicloroquina por inalação
 
FIOCRUZ alerta que Covid-19 mantém patamar elevado e exige cuidados 13/05/2021
FIOCRUZ alerta que Covid-19 mantém patamar elevado e exige cuidados
 
COVID-19 Brasil já soma 428.034 mortes, 2.494  em 24h, nesta 4ª feira 12/05/2021
COVID-19 Brasil já soma 428.034 mortes, 2.494 em 24h, nesta 4ª feira
 
ASTRAZENECA Ministério da Saúde suspende vacinação de gestantes 12/05/2021
ASTRAZENECA Ministério da Saúde suspende vacinação de gestantes
 
COVID-19 - Brasil totaliza 425.540 óbitos, 2.311  em 24 hs, nesta 3ª feira 12/05/2021
COVID-19 - Brasil totaliza 425.540 óbitos, 2.311 em 24 hs, nesta 3ª feira
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites