Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Investimentos

02 de Junho de 2021 as 02:06:41



MARFRIG - Aquisição de participação relevante na BRF



MARFRIG - Aquisição de participação relevante na BRF 
 
Na 6ª feira, 21.05, a MARFRIG anunciou a aquisição de quase 197 milhões de ações ordinárias da BRF, que representam 24,23% do capital da empresa. A Marfrig esclareceu, no Fato Relevante, que a aquisição segue a estratégia de diversificar os investimentos em um segmento complementar, e que não pretende eleger membros para o Conselho de Administração ou exercer influência sobre as atividades da BRF. 
 
O movimento estava sendo especulado pelo mercado nos dias anteriores, o que levou a uma oscilação significativa no preço das ações das duas empresas. Até o fechamento do pregão da última sexta-feira, quando os rumores foram confirmados, MRFG3 havia recuado cerca de 5%, movimento de queda que também ocorreu nesta segunda-feira, quando as ações chegaram a se desvalorizar mais de 6%.
 
Já BRFS3 avançou na direção oposta, com ganhos expressivos de mais de 28% na semana passada, mas devolvendo parte dos ganhos ao final, com queda de mais de 6% no intraday, em um movimento de realização de lucros após a forte valorização. 
 
Acreditamos que, no caso da Marfrig, o mercado precificou 
 
(i)   uma possível alteração no bom momento operacional e financeiro que o grupo tem apresentado nos últimos trimestres, 
(iI)  a falta de clareza estratégica desta aquisição relevante, além do 
(iII) alto desembolso de caixa para a compra das ações. 
 
No caso da BRF, as ações da empresa vinham apresentando a pior performance desde o ano passado dentre os frigoríficos listados, principalmente pelos impactos negativos nas margens com o aumento dos custos de grãos utilizados como insumos; nesta alta recente, além do expressivo volume na ponta compradora exercido pela própria Marfrig, entendemos que o mercado antecipou uma possível melhora operacional para a empresa, caso houvesse alguma combinação dos negócios. 
 
Em nossa visão, o movimento foi positivo para ambas as empresas e pode ter sido o primeiro passo para uma possível fusão mais adiante. Para a Marfrig, que está capitalizada e cujas operações foram muito bem reorganizadas nos últimos anos, a participação na BRF traz uma oportunidade de dar mais um passo em direção a se consolidar como um player global diversificado em proteínas animais.
 
Acreditamos que a disciplina que vem sendo mostrada pela Marfrig traz uma boa perspectiva de que a captura dos benefícios da complementariedade com a BRF poderá se concretizar. O único alerta é que, caso não haja de fato influência na gestão da empresa, esse potencial poderá ser limitado. 
 
Esta aquisição de participação relevante também sinaliza a visão positiva que a Marfrig tem para a BRF, indicando que a primeira vê de fato potencial de geração de valor para a BRF além do que está sendo precificado pelo mercado. 
 
Na hipótese de uma futura combinação de negócios, a complexidade de integrar as operações em diferentes áreas geográficas deverá ser tratada com maior cautela pelos investidores, principalmente para a Marfrig, que tem entregado excelentes resultados operacionais, aproveitando o bom momento da carne bovina nos Estados Unidos, aliados aos resultados de sua gestão de passivos, que permitiram à empresa voltar a pagar dividendos. 
 
Vale lembrar que a Marfrig vendeu os ativos da Seara, que é focada no segmento de aves, suínos e processados no Brasil, para a JBS, em 2013, quando iniciou o foco em bovinos, estratégia que se mostrou acertada por também contribuir para sua desalavancagem. Entendemos que, nesse momento, a empresa está fortalecida e mais preparada para o retorno a esses segmentos que foram desinvestidos no passado. 
 
Nossa recomendação Neutra para Marfrig permanece, apesar do potencial de valorização em relação ao preço-alvo de R$19,00, que se intensificou após a queda dos últimos dias, até que a estratégia deste movimento fique mais clara, assim como as implicações nos próximos resultados da companhia.
 
para BRF alteramos a recomendação de Compra para Neutra, visto que, com a valorização do papel nos últimos dias, não há potencial de ganho relevante em relação ao nosso preço-alvo de R$27,00 para o final de 2021, também considerando o momento desafiador de curto prazo para as operações da empresa. 
 
Confira no anexo a íntegra do relatório a respeito, elaborado por MARY SILVA e MELINA CONSTANTINO, analistas do BB INVESTIMENTOS.

Clique aqui para acessar o aquivo PDF

Fonte: MARY SILVA e MELINA CONSTANTINO, analistas do BB INVESTIMENTOS





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
AGRONEGÓCIOS, ALIMENTOS & BEBIDAS - Relatório de Desempenho - Junho/2021 09/06/2021
AGRONEGÓCIOS, ALIMENTOS & BEBIDAS - Relatório de Desempenho - Junho/2021
 
FUNDOS IMOBILIÁRIOS - Desempenho em Maio-Junho/2021 08/06/2021
FUNDOS IMOBILIÁRIOS - Desempenho em Maio-Junho/2021
 
VAREJO E SHOPPINGS - Relatório Setorial de Junho/2021: Positivo, Forte Alta na B3 05/06/2021
VAREJO E SHOPPINGS - Relatório Setorial de Junho/2021: Positivo, Forte Alta na B3
 
GUIA DE AÇÕES, 04.06.2021: VEJA AQUI AS COTAÇÕES. Avalie se convém investir 04/06/2021
GUIA DE AÇÕES, 04.06.2021: VEJA AQUI AS COTAÇÕES. Avalie se convém investir
 
GUIA DE AÇÕES, 02.06.2021: VEJA AQUI AS COTAÇÕES. Avalie se convém investir 02/06/2021
GUIA DE AÇÕES, 02.06.2021: VEJA AQUI AS COTAÇÕES. Avalie se convém investir
 
ULTRAPAR -  A Venda da Extrafarma 02/06/2021
ULTRAPAR - A Venda da Extrafarma
 
IOCHPE-MAXION  -  Resultado no 1º Trimestre/2021: POSITIVO 02/06/2021
IOCHPE-MAXION - Resultado no 1º Trimestre/2021: POSITIVO
 
MARFRIG - Aquisição de participação relevante na BRF 02/06/2021
MARFRIG - Aquisição de participação relevante na BRF
 
GUIA DE AÇÕES, 01.06.2021: VEJA AQUI AS COTAÇÕES. Avalie se convém investir 01/06/2021
GUIA DE AÇÕES, 01.06.2021: VEJA AQUI AS COTAÇÕES. Avalie se convém investir
 
GUIA DE AÇÕES, 31.05.2021: VEJA AQUI AS COTAÇÕES. Avalie se convém investir 31/05/2021
GUIA DE AÇÕES, 31.05.2021: VEJA AQUI AS COTAÇÕES. Avalie se convém investir
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites