Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

03 de Junho de 2021 as 19:06:26



ISRAEL -Yair Lapid afirma ter formado governo em Israel, mas Shaked ...


Ayelet Shaked, nº 2 na aliança de partidos Yamina
Opositor Lapid afirma ter formado governo em Israel,
mas pode estar celebrando cedo demais
 
Yair Lapid, presidente do partido Yesh Atid, precisa de 61 assinaturas para criar uma coalizão anti-Netanyahu, mas seu atual aliado ainda está tentando convencer os membros de seu próprio bloco sobre essa perspectiva.
 
Yair Lapid, presidente do partido Yesh Atid, informou na 4ª feira, 02.06, a Reuven Rivlin, presidente de Israel, que conseguiu forjar uma coalizão depois que Naftali Bennett, chefe da aliança de partidos Yamina integrada apenas pelo partido Hayamin Hehadash que ele também dirige, deu seu consentimento para a formação de um governo conjunto.
 
No entanto, para que Lapid tenha sucesso, ele precisa do acordo de 61 membros da coalizão potencial. Antes de Bennett dar sua luz verde, o presidente do Yesh Atid tinha apenas 55 aprovações, e o chefe do Yamina deveria se tornar o elo perdido que traria consigo mais cinco legisladores.
 
Divisão interna
 
No entanto, o próprio Bennett está lutando para que isso aconteça. Seu principal problema é a número dois na lista da Yamina, Ayelet Shaked.
 
Shaked é conhecida por seus fortes pontos de vista, inclusive sobre a questão de Jerusalém, prisioneiros palestinos e atividades de colonização, ela achou difícil entrar em uma coalizão que dependeria do Raam, um partido islâmico que se acredita ter laços com a Irmandade Muçulmana (organização terrorista, considerada terrorista na Rússia e em vários outros países).
 
Nesta 5ª feira, 03.06, manifestantes pertencentes ao bloco conservador de Israel organizaram mais uma manifestação em frente à casa de Shaked, em Tel Aviv, e a exortaram a "voltar para casa".
 
Comícios semelhantes também são esperados em frente às casas de outros membros da Yamina, que teriam se recusado a ceder, a seguir o caminho de Bennett, e a dar sua aprovação para entrar em um governo com supostos apoiadores de terroristas.
 
Exitação de Orbach e Shaked 
 
A mídia israelense diz que Nir Orbach, um dos membros da Yamina, assim como Ayelet Shaked, apesar de ter realizado uma reunião com Bennett que havia terminado em "um bom tom" para formar um governo, estaria hesitando entrar em uma coalizão com o Lapid e partidos árabes, algo que poderia ser visto como traição por eleitores da direita. Por outro lado, entrar em um governo com Lapid poderia dar aos membros da Yamina posições-chave ministeriais e acordos que são difíceis de resistir.
 
Amichai Shikli, outro membro da Yamina, estaria com dificuldades em orientar sua política, mas ao contrário do perfil discreto da aliança de direita, ele é vocal, e considera este passo uma traição e violação grossa das promessas da direita, que esperavam um governo conservador.
 
Ao contrário de Shaked e Orbach, Shikli já informou Bennett que não tem intenção de renunciar seu posto, e que votaria contra um governo que dependa do Raam.
 
Horizonte pouco brilhante?
 
Bennett tentará convencê-lo de um compromisso, mas se ele falhar, o significado prático disso seria que a coalizão Lapid-Bennett desmoronará antes mesmo de ter dado seu primeiro suspiro.
 
Nesse caso, o mandato terá que voltar ao Knesset, o Parlamento de Israel, onde os legisladores terão 21 dias para lançar outro candidato que poderá produzir 61 assinaturas e formar um governo.
 
Benjamin Netanyahu, ainda primeiro-ministro do país, pode tentar sua sorte novamente, mas as chances de conseguir isso são poucas, e se acontecer, a perspectiva de Israel seguir para mais uma rodada de pesquisas parece estar mais uma vez no horizonte.
 


Fonte: SPUTNIKNEWS. Copidescagem, Chamada de Capa e Imagem da Redação JF.





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
IRÃ obtém 15/04/2024
IRÃ obtém "Mapa Completo" das Capacidades de Defesa Israelenses
 
ATAQUE DIRETO do IRÃ a ISRAEL muda conflito no Oriente Médio 14/04/2024
ATAQUE DIRETO do IRÃ a ISRAEL muda conflito no Oriente Médio
 
IRÃ lança Mísseis e Dezenas de Drones Kamikaze em direção a ISRAEL 13/04/2024
IRÃ lança Mísseis e Dezenas de Drones Kamikaze em direção a ISRAEL
 
CONSELHO leva à ONU alerta sobre Avanço do NEONAZISMO no Brasil 09/04/2024
CONSELHO leva à ONU alerta sobre Avanço do NEONAZISMO no Brasil
 
COPA SHE BELIEVES - Brasil derrota Japão nos Pênaltis e garante 3º lugar 09/04/2024
COPA SHE BELIEVES - Brasil derrota Japão nos Pênaltis e garante 3º lugar
 
Brasil condena invasão do Equador à embaixada do México em Quito 07/04/2024
Brasil condena invasão do Equador à embaixada do México em Quito
 
ITAMARATI elogia Corte Internacional por exigir medidas de ISRAEL em GAZA 30/03/2024
ITAMARATI elogia Corte Internacional por exigir medidas de ISRAEL em GAZA
 
MACRON no Palácio do Planalto nesta 5ª feira 28/03/2024
MACRON no Palácio do Planalto nesta 5ª feira
 
A Política Externa dos EUA põe o Mundo em Perigo, com Trump ou Biden 26/03/2024
A Política Externa dos EUA põe o Mundo em Perigo, com Trump ou Biden
 
ONU - Conselho de Segurança aprova Cessar-Fogo Temporário em GAZA 25/03/2024
ONU - Conselho de Segurança aprova Cessar-Fogo Temporário em GAZA
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites