Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

16 de Agosto de 2021 as 04:08:17



HONG KONG - Grupo de Defesa de Direitos Humanos anuncia Auto-Dissolução


Figo Chan, lider da CHRF, levado a julgamento
 
Estão presos os líderes da CHRF, como Jimmy Lai, Figo Chan Ho-wun, Lee Cheuk-yanAlbert Ho e Leung "Long Hair" Kwok-hung. O magnata Jimmy Lai era frequentador da Casa Branca e assegurava recursos do governo norte-americano ao grupo.
 
Fim da Frente Civil de Direitos Humanos se dissolve dias após a polícia ter sugerido que seus comícios anteriores podem ter violado a lei de segurança nacional
 
A CHRF Frente Civil de Direitos Humanos anunciou seu encerramento no domingo, dizendo que nenhum membro estava disposto a desempenhar funções de secretariado depois que seu lider Figo Chan Ho-wun foi preso por 18 meses por participação em comício de 2019.
 
A organização, que no passado havia contado numerosos partidos políticos como membros, tem tido presença significativa e organizadora de protestos em Hong Kong. Durante anos consecutivos, realizou os protestos anuais de 1 º de julho, até que as autoridades começaram a negar sistematicamente permissão para realizá-los, sob alegação da pandemia pelo coronavírus.
 
"A CHRF originalmente esperava continuar enfrentando o desafio com todos nos costumes existentes, mas o convento Figo Chan já está preso por causa de vários casos, e a secretaria não pode mais manter suas operações. Sem membros participando da próxima secretaria, só podemos anunciar nossa dissolução."
 
Chan, de 25 anos, foi preso em maio ao lado de outros ativistas de alto perfil de Hong Kong, Lee Cheuk-yan, Jimmy Lai, Albert Ho e Leung "Long Hair" Kwok-hung, por seu envolvimento em um protesto em 01.10.2019, uma das centenas de comícios pró-democracia realizados em Hong Kong naquele ano, mas que coincidiu com o Dia Nacional da China.
 
Nesse protesto houve confrontos violentos e caos nas ruas, a polícia usou gás lacrimogêneo e canhões de água contra manifestantes, alguns dos quais jogaram coquetéis molotov e acenderam fogueiras. Um estudante de 18 anos foi baleado à queima-roupa por um policial.
 
A dissolução ocorreu poucos dias depois que o chefe de polícia sugeriu que comícios anteriores organizados pela CHRF podem ter violado a lei de segurança nacional, apesar da CHRF obter licenças e repetidas garantias das autoridades de que a lei de 13 meses não é retroativa.
 
A polícia está investigando as finanças da CHRF desde abril, e no domingo o South China Morning Post citou uma fonte ligada ao governo dizendo que a polícia continuaria a perseguir o grupo, independentemente de sua dissolução.
 
Em sua declaração de domingo, a CHRF agradeceu ao povo de Hong Kong por caminhar com eles nas últimas duas décadas, o que "permitiu ao mundo ver Hong Kong, permitiu que a luz brilhasse através da escuridão e semeou a semente da democracia e da liberdade no coração das pessoas".
 
A dissolução da CHRF vem poucos dias depois que o maior sindicato de professores de Hong Kong também anunciou que estava se dissolvendo. A sociedade civil e grupos comunitários estão sob crescente pressão política na cidade, onde as autoridades continuam a reprimir qualquer coisa que possa ser interpretada como dissidência ou sentimento anti-Pequim.
 
No mês passado, cinco membros de um sindicato de fonoaudiólogos foram presos por causa da publicação de livros infantis sobre ovelhas tentando conter lobos de sua aldeia. Os livros, que supostamente buscavam explicar o movimento democrático às crianças, foram acusados de serem conteúdo sedicioso.
 
 
CONFIRA TAMBÉM:
 


Fonte: Helen Davidson, THE GUARDIAN. Tradução, Copidescagem e Subtítulo da Redação JF





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
ARGENTINA - Kirchner ordenou a renúncia de ministros face a Resultado Eleitoral 17/09/2021
ARGENTINA - Kirchner ordenou a renúncia de ministros face a Resultado Eleitoral
 
FRANÇA - Com Vacinação Obrigatória, País Suspende Milhares de Profissionais de Saúde 17/09/2021
FRANÇA - Com Vacinação Obrigatória, País Suspende Milhares de Profissionais de Saúde
 
EUA enfurecem a FRANÇA no acordo de Submarinos Nucleares com AUSTRÁLIA 17/09/2021
EUA enfurecem a FRANÇA no acordo de Submarinos Nucleares com AUSTRÁLIA
 
NAVIOS DE GUERRA CHINESES avistados próximos ao ALASCA 17/09/2021
NAVIOS DE GUERRA CHINESES avistados próximos ao ALASCA
 
PACTO DE AUKUS - Reino Unido, EUA e Austrália enfrentam Reação da FRANÇA 17/09/2021
PACTO DE AUKUS - Reino Unido, EUA e Austrália enfrentam Reação da FRANÇA
 
COREIA DO NORTE lançou Novos Misseis a partir de um trem, nesta 6ª feira 17/09/2021
COREIA DO NORTE lançou Novos Misseis a partir de um trem, nesta 6ª feira
 
EUA, AUSTRÁLIA E REINO UNIDO criam Aliança Militar para combater a CHINA 16/09/2021
EUA, AUSTRÁLIA E REINO UNIDO criam Aliança Militar para combater a CHINA
 
ISRAEL - Primeiro Ministro aceita Novo Acordo entre EUA e IRÃ. Netanyahu estrila. 15/09/2021
ISRAEL - Primeiro Ministro aceita Novo Acordo entre EUA e IRÃ. Netanyahu estrila.
 
ANTONY BLINKEN explica Retirada Desastrada do Afeganistão aos Congressistas 13/09/2021
ANTONY BLINKEN explica Retirada Desastrada do Afeganistão aos Congressistas
 
NOVO MÍSSEL da Coreia do Norte preocupa o PENTÁGONO 13/09/2021
NOVO MÍSSEL da Coreia do Norte preocupa o PENTÁGONO
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites