Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Política

13 de Setembro de 2021 as 20:09:59



ENERGIA NUCLEAR - Governo cria Nova Estatal de Energia Nuclear


Usina Nuclear de Angra dos Reis
Governo cria nova estatal de energia nuclear para viabilizar privatização da Eletrobras
 
A criação da estatal, que será organizada sob a forma de sociedade anônima e vinculada ao Ministério de Minas e Energia, "viabiliza a desestatização da Eletrobras".
 
Visando a continuidade do plano de privatização da Eletrobras, em decreto editado em 12.09, e publicado nesta 2ª feira, 13.09, o presidente JB deu aval para criação da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBpar), uma empresa pública organizada sob a forma de sociedade anônima e vinculada ao Ministério de Minas e Energia.
 
A nova empresa pública será responsável por assumir a Eletronuclear e a Itaipu Binacional, que devem seguir sob controle da União após o repasse da estatal para a iniciativa privada. 
 
A legislação exige que a União mantenha sob o controle, direto ou indireto, as empresas, instalações e participações detidas ou gerenciadas pela Eletronuclear e pela Itaipu, para que assim possa seguir com processo de privatização.
 
A ENBpar também terá como finalidade a gestão de contratos de financiamento que utilizem recursos da Reserva Global de Reversão (RGR) celebrados até 17 de novembro de 2016 e a administração dos bens da União sob administração da Eletrobras.
 
Adicionalmente, caberá à empresa a administração da conta corrente do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) e a gestão dos contratos de comercialização da energia gerada pelos empreendimentos contratados no âmbito do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa).
 
Tarifa Social de Energia Elétrica
 
Também nesta 2ª feira, 13.09, o presidente sancionou a lei que torna obrigatória a atualização do cadastro dos beneficiários da Tarifa Social de Energia Elétrica, segundo o jornal O Globo.
 
A tarifa corresponde a um desconto na conta de energia concedido nos primeiros 220 quilowatts-hora (kWh) consumidos mensalmente por clientes residenciais de baixa renda.
 
Segundo a justificativa do projeto de lei, potenciais beneficiários não estariam sendo informados de forma adequada de seu direito ou não estariam sendo capazes de apresentar toda a documentação exigida para a comprovação, sendo excluídos do benefício.
 
Em Brasília, manifestantes se concentraram na área próxima à Biblioteca Nacional. Outro grupo que já estava presente desde o início da manhã - esse de apoiadores do presidente - circulou no local com carro de som. Não houve, de acordo com a Polícia Militar do Distrito Federal, confronto entre os dois grupos. As manifestações em Brasília cessaram no início da tarde.
 
A capital mineira Belo Horizonte também registrou protestos. Vestidos de branco, os manifestantes se reuniram na Praça da Liberdade com faixas e cartazes solicitando mais vacinas, cobrando ações mais rigorosas no controle da pandemia de covid-19 e também portando bandeiras de partidos políticos de oposição. Os atos foram dissipados por volta de 13h.
 
Em São Paulo, manifestantes se encontraram na região do Museu de Arte de São Paulo (Masp) para participar dos protestos contra o governo federal. O ato, convocado principalmente pelo Movimento Brasil Livre (MBL) e o Movimento Vem Pra Rua, pede o impeachment do presidente da República, Jair Bolsonaro.
 
Os manifestantes se concentram entre o prédio do Masp e a sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Até o momento, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo não informou a quantidade de participantes.
 
De acordo com a Polícia Militar, a situação é de tranquilidade na Avenida Paulista. O policiamento no local conta com dois mil policiais militares, 700 viaturas, 50 cavalos, dez cães, dois helicópteros, seis drones, seis veículos blindados, além do monitoramento remoto com câmeras operacionais da PM.
 


Fonte: SPUTNIK NEWS





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
EDUCAÇÃO - Senado aprova em 1º turno PEC que Desobriga Gasto Mínimo 16/09/2021
EDUCAÇÃO - Senado aprova em 1º turno PEC que Desobriga Gasto Mínimo
 
CPI DA COVID convoca para depor a Ex-Mulher de B-17 16/09/2021
CPI DA COVID convoca para depor a Ex-Mulher de B-17
 
PRIVATIZAÇÃO DOS CORREIOS - Entenda o Projeto aprovado pela Câmara, enviado ao Senado 15/09/2021
PRIVATIZAÇÃO DOS CORREIOS - Entenda o Projeto aprovado pela Câmara, enviado ao Senado
 
ROSA WEBER - Ministra do STF suspende MP que altera o Marco Civil da Internet 14/09/2021
ROSA WEBER - Ministra do STF suspende MP que altera o Marco Civil da Internet
 
CARMEN LÚCIA - Ministra do STF suspende MP que altera o Marco Civil da Internet 14/09/0021
CARMEN LÚCIA - Ministra do STF suspende MP que altera o Marco Civil da Internet
 
SENADO devolve ao PLANALTO a MP que dificulta Exclusão de Conteúdos de Redes Sociais 14/09/2021
SENADO devolve ao PLANALTO a MP que dificulta Exclusão de Conteúdos de Redes Sociais
 
MOTOCICLETAS - Produção cresce 30% em agosto 14/09/2021
MOTOCICLETAS - Produção cresce 30% em agosto
 
ENERGIA NUCLEAR - Governo cria Nova Estatal de Energia Nuclear 13/09/2021
ENERGIA NUCLEAR - Governo cria Nova Estatal de Energia Nuclear
 
CARTA DE BOLSONARO - 10/09/2021
CARTA DE BOLSONARO - "Conversei com o Temer, Colaborou na Nota, Publicamos"
 
NOVO CÓDIGO ELEITORAL - Câmara aprova texto-base 10/09/2021
NOVO CÓDIGO ELEITORAL - Câmara aprova texto-base
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites