Presidente Lula se reúne com primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer
Na pauta, o atual cenário político, a transição energética, as prioridades brasileiras à frente do G20 e um convite de Lula a Starmer para visita oficial ao Brasil
4ª feira, 25.09.2024
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se com o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, em Nova York, nesta 4ª feira. O encontro integra a agenda de Lula à margem da 79ª Assembleia das Nações Unidas. Os dois líderes aproveitaram a ocasião para discutir o atual cenário político internacional.
Lula reforçou para o britânico algumas das prioridades de sua gestão, como o crescimento econômico, a geração de empregos, a recuperação de serviços públicos, em especial na área de saúde, além de investimentos nos jovens e no combate à violência doméstica.
Com o Brasil à frente da presidência do G20 em 2024, Lula atualizou o colega sobre os preparativos do Rio de Janeiro para receber a Cúpula de Líderes nos dias 18 e 19 de novembro e enfatizou as prioridades brasileiras, consolidadas em torno do combate à fome e às desigualdades, de ações para confrontar as mudanças climáticas e da reforma das instituições multilaterais.
O primeiro-ministro compartilhou com Lula projetos do Reino Unido voltados para a transição energética até 2030, como usinas menores e investimento em energia eólica. Starmer abordou ainda a Conferência do Partido Trabalhista, realizada ontem em Liverpool, na Inglaterra.
Eles também trataram de questões ligadas à reforma do Conselho de Segurança da ONU. Starmer reforçou o apoio do Reino Unido à inclusão do Brasil no órgão, além de ressaltar a importância de a organização incentivar o desenvolvimento econômico de outros países, revendo, inclusive, financiamentos para os mais pobres. A grave situação do Oriente Médio e a defesa de um cessar-fogo lá e no conflito entre Ucrânia e Rússia também foram discutidas.
Ao fim da conversa, Lula convidou o primeiro-ministro para uma visita oficial ao Brasil, incluindo uma agenda empresarial e de cooperação de sindicalistas por avanços trabalhistas. Há 12 anos o Brasil não recebe visita de um primeiro-ministro do Reino Unido e o ano de 2025 é simbólico por marcar os 200 anos de relações diplomáticas entre os dois lados.
Perfil
Starmer foi eleito primeiro-ministro britânico em 04.07.2024. No dia seguinte assumiu o cargo e tornou-se o primeiro premiê trabalhista desde 2010.
Starmer é líder do Partido Trabalhista desde 2020 e foi líder da oposição de 2020 a 2024. Antes disso, fora diretor do Ministério Público entre 2008 e 2013 e, desde 2015, membro da Câmara dos Comuns do Reino Unido.
Até 2002, atuou como advogado de defesa, especializado em assuntos de direitos humanos, quando foi indicado como Conselheiro da Rainha.
Centro Esquerda
Starmer é reconhecido como político de centro-esquerda e defende maiores investimentos em serviços públicos, a abolição do pagamento de mensalidades nas universidades, o aumento de impostos aos mais ricos e medidas duras contra evasão fiscal das empresas. Apoiou propostas de corte de medidas de austeridade impostas pelo Partido Conservador e defendeu medidas governamentais para o enfrentamento da desigualdade social, falta de moradia e defesa do meio ambiente.