Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Política

Terça-Feira, Dia 19 de Novembro de 2024 as 18:20:01



PLANO DE TENTATIVA DE GOLPE foi impresso no Planalto, diz PF


 
Plano de tentativa de golpe foi impresso no Planalto, diz PF
Planejamento foi elaborado pelo general da reserva Mário Fernandes
 
A Polícia Federal (PF) apurou que o plano golpista elaborado por militares para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi impresso no Palácio do Planalto, em novembro de 2022.
 
De acordo com a corporação, o planejamento foi elaborado pelo general da reserva Mário Fernandes, que ocupava o cargo de secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência da República durante o governo de Jair Bolsonaro.
 
As informações constam no relatório de inteligência da Operação Contragolpe, deflagrada nesta 3ª feira, 19.11, para prender cinco militares que pretendiam impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice, Geraldo Alckmin, eleitos em outubro de 2022.
 
Durante a investigação, a PF encontrou um arquivo de word intitulado "Punhal Verde e Amarelo", com planejamento "voltado ao sequestro ou homicídio" do ministro Alexandre de Moraes, do STF Supremo Tribunal Federal, e de Lula e Alckmin.
 
"Trata-se de um verdadeiro planejamento com características terroristas, no qual constam descritos todos os dados necessários para a execução de uma operação de alto risco. O plano dispõe de riqueza de detalhes, com indicações acerca do que seria necessário para a sua execução, e, até mesmo, descrevendo a possibilidade da ocorrência de diversas mortes, inclusive de eventuais militares envolvidos",
 
concluiu a PF.
 
O documento golpista previa o envenenamento, o uso de explosivos e armamento pesado para "neutralizar"  Lula, Alckmin e Moraes.
 
"O documento ainda revela o grau de violência das ações planejadas, ao descrever ainda como possibilidade de ações para o assassinato do então candidato à presidência da República eleito Luiz Inácio Lula da Silva e de seu vice-presidente Geraldo Alckmin, como objetivo de extinguir a chapa presidencial vencedora do pleito de 2022",
 
diz a PF.
 
Impressão
 
De acordo com a PF, o documento foi impresso pelo general da reserva Mario Fernandes no Palácio do Planalto e levado para o Palácio da Alvorada, residência oficial de Jair Bolsonaro. O ex-presidente não é citado na investigação como investigado.
 
"A investigação, mediante diligências probatórias, identificou que o documento contendo o planejamento operacional denominado Punhal Verde Amarelo foi impresso pelo investigado Mário Fernandes no Palácio do Planalto, no dia 9/11/2022 e, posteriormente, levado até o Palácio do Alvorada, local de residência do presidente da República, Jair Bolsonaro",
 
completou a PF.
 
Outro lado
 
O ex-presidente Jair Bolsonaro não se pronunciou sobre a operação da Polícia Federal. Pelas redes sociais, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) declarou que "pensar em matar alguém não é crime".
 
"Por mais que seja repugnante pensar em matar alguém, isso não é crime. E para haver uma tentativa é preciso que sua execução seja interrompida por alguma situação alheia à vontade dos agentes. O que não parece ter ocorrido. Sou autor do projeto de lei 2109/2023, que criminaliza ato preparatório de crime que implique lesão ou morte de 3 ou mais pessoas, pois hoje isso simplesmente não é crime. Decisões judiciais sem amparo legal são repugnantes e antidemocráticas",
 
declarou.
 
A Agência Brasil busca contato com a defesa do general da reserva Mário Fernandes. O espaço está aberto para manifestação.


Fonte: AGENCIA BRASIL.





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
5G - ANATEL autoriza sinal em todos os municípios 02/12/2024
5G - ANATEL autoriza sinal em todos os municípios
 
HADDAD, na FEBRABAN, pede Empenho Coletivo para recuperar Superávit Primário 30/11/2024
HADDAD, na FEBRABAN, pede Empenho Coletivo para recuperar Superávit Primário
 
PACHECO condiciona isenção do IR até R$ 5.000 à Situação Fiscal 30/11/2024
PACHECO condiciona isenção do IR até R$ 5.000 à Situação Fiscal
 
FERNANDO COLLOR - STF mantém Pena de Prisão de 8 anos e 10 meses 15/11/2024
FERNANDO COLLOR - STF mantém Pena de Prisão de 8 anos e 10 meses
 
CASO BRAGA NETO - Defesa ressalta 23/11/2024
CASO BRAGA NETO - Defesa ressalta "lealdade do general a Bolsonaro"
 
DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA é reivindicação social desde a ditadura 20/11/2024
DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA é reivindicação social desde a ditadura
 
Militar preso pela PF roubou dados de engenheiro para golpe de Estado 19/11/2024
Militar preso pela PF roubou dados de engenheiro para golpe de Estado
 
LULA E ALCKMIN: Data para Assassinato seria 15 de dezembro de 2022 19/11/2024
LULA E ALCKMIN: Data para Assassinato seria 15 de dezembro de 2022
 
STF - Notícias sobre plano golpista são estarrecedoras, avalia Barroso 19/11/2024
STF - Notícias sobre plano golpista são estarrecedoras, avalia Barroso
 
PLANO DE TENTATIVA DE GOLPE foi impresso no Planalto, diz PF 19/11/2024
PLANO DE TENTATIVA DE GOLPE foi impresso no Planalto, diz PF
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites