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Franchising

28 de Novembro de 2011 as 00:00:00



ARTIGO - O Sistema Brasileiro de Franquias deverá atingir R$90 bilhões de faturamento em 2011, por Wllson R. Correa.


O mercado brasileiro de franquias deverá dobrar seu faturamento bruto até 2014, o que implica dizer que deverá expandir-se à uma taxa média de 19% ao ano, a partir de 2011 até a Copa do Mundo de Futebol.

 

O faturamento do sistema brasileiro de franquias alcançou a cifra de R$76 bilhões em 2010, crescendo 20,4%  em relação a 2009. Assim, é de se esperar que atinja R$90 bilhões o faturamento total do sistema ao completar-se esse ano de 2011. 

 

Pode-se afirmar, contudo, que a expansão aguardada não se deve apenas à atratividade proporcionada pelos investimentos de preparo do País para a Copa, mas principalmente ao amadurecimento desse mercado, à credibilidade crescente do sistema de franquias junto aos empreendedores, à  profusão de casos de sucesso nesse mercado e ao risco menor, relativamente às demais modalidades de empreendimentos.

 

Desnecessário mencionar o efeito impulsionador desse mercado junto à economia com um todo, porquanto tenha gerado 57 mil novos postos de trabalho em 2010, totalizando 777 mil empregos diretos e, estimadamente, cerca de 2,3 milhões de empregos indiretos na economia brasileira.

 

Em termos médios, o sistema brasileiro de franquias tem gerado um posto de trabalho a cada R$97,8 mil de faturamento anual ou R$8.150,00 mensal, um indicador muito bom.

 

Dentre os diversos segmentos desse mercado, o setor de "Negócios, Serviços e outros varejos" foi o que alcançou o melhor desempenho em 2010, com R$20,9 bilhões de faturamento e crescimento de 12,7% em relação a 2009.

 

O segmento "Alimentação" ocupou o segundo posto, com faturamento de R$15,3 bilhões e crescimento de 39.9% no mesmo período.

 

O terceiro posto foi ocupado pelo segmento "Esportes, Saúde, Beleza e Lazer", com faturamento bruto de R$11,8 bilhões e expansão de 20% no confronto com os números de 2009.

 

O segmento "Vestuário", em quarto lugar, atingiu R$6,6 bilhões de faturamento em 2010, revelando excelente crescimento de 29,0% no  período.

 

Esses quatro segmentos concentram a preferência dos empreendedores em franquias, tendo alcançado 74,9% do faturamento total do sistema de franquias brasileiro em 2010, contra 68,6% em 2009.  

 

No primeiro posto também em participação no faturamento total, o setor de "Negócios, Serviços e outros varejos" alcançou 29,5% de participação naquele total em 2010, contra 27,6% em 2009. O setor de "Alimentação", o segundo, com 20,1% em 2010 e 17,3% em 2009. O segmento "Esportes, Saúde, Beleza e Lazer", o terceiro, com 15,6% e 15,6%, estavelmente no mesmo período; e o segmento "Vestuário", em quarto posto, com 8,7% e 8,1% em 2010 e 2009, respectivamente.



Fonte: Wilson R. Correa, da Redação.





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