No ano passado os produtos orgânicos movimentaram mais de R$ 350 mi no País. A previsão é de um crescimento de 7% no setor até 2020.
O setor de franquias agora aposta no mercado verde (cujos produtos orgânicos são carro chefe) como tendência de negócios. A previsão de crescimento para o setor no Brasil é de 7% ao ano até 2020 (www.g1.com.br)
Em 2010, os produtos orgânicos movimentaram mais de R$ 350 milhões no Brasil, sendo hoje um dos mercados que mais crescem no país. A tendência verde identifica-se com a agricultura mais saudável e sem agrotóxicos, até com a biocosmética e produtos de higiene e limpeza ecológicos.
O empresário Ricardo Cruz entrou no mercado verde há três anos, ao fundar a MixClub, rede de franquias verde que fabrica produtos 100% naturais, orgânicos e com redução de impacto ambiental, com portfólio que inclui cosméticos, suplementos alimentares, materiais de limpeza, produtos para animais de estimação, lubrificantes e muitos outros produtos.
O investimento inicial foi de R$ 1,5 milhão, além de dois anos de pesquisas na área de sustentabilidade e no desenvolvimento da marca. A primeira franquia foi aberta no ano passado e funciona como loja modelo.
A rede hoje tem quatro lojas, uma em Brasília e três no estado de São Paulo e o empresário Wilton Bezerra é um dos franqueados. Seu investimento inicial foi de R$ 100 mil, e hoje já fatura R$ 35 mil por mês.
“O que me deu segurança numa franquia foi justamente a estrutura. Você não tem aquele risco de um negócio inicial, que você vai empreender, e começa do nada”, diz o franqueado.
São três modalidades de franquias. O investimento é a partir de R$12,5 mil para quem quiser trabalhar em casa, e pode chegar a R$140 mil para lojas de até 50 metros quadrados. “Nos dois primeiros anos, nós pretendemos colocar 200 franquias no território nacional, e cumprir as 800 franquias em seis anos”, revela Cruz.