Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Franchising

03 de Fevereiro de 2012 as 11h:51



INTERESSE PÚBLICO - Projeto de Lei poderá impedir pesca no Pantanal por 5 anos


 

 

INTERESSE PÚBLICO - Projeto de Lei poderá impedir pesca no Pantanal por 5 anos, mas permitir o avanço dos canaviais sobre a Região Pantaneira

 

 

 

 
O senador Blairo Maggi (PR-MT), é autor de Projeto de Lei que tramita no Senado desde dezembro, em que propõe moratória de cinco anos (até 2017) à pesca profissional e esportiva no Pantanal.
 
Seu objetivo seria o “repovoamento” e recuperação dos estoques pesqueiros dos rios de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul,  a partir da moratória de pesca em uma área de 138 mil quilômetros quadrados que inclui os territórios de sete municípios de Mato Grosso e nove de Mato Grosso do Sul. 
 
Em uma entrevista ao jornalista Rodrigo Vargas, do jornal Diário de Cuiabá, o congressista reconheceu que a questão é  “delicada” e afirmou que haverá “problemas, porque nós temos a questão dos pescadores, dos hotéis e pousadas. Ambientalmente, porém, é o correto”. Esclareceu que a União teria de cobrir despesas relativas ao seguro desemprego.
 
O projeto estabelece "política de gestão e proteção" do bioma pantaneiro e prevê mecanismos de desenvolvimento das cadeias produtivas da carne e do couro de peixe, por meio de ações para agregar valor ao produto da pesca artesanal.
 
Afirmando que o projeto se anteciparia às exigências do novo Código Florestal, o Senador afirmou que “cada bioma terá uma legislação específica. Como nós já havíamos feito uma lei estadual neste sentido, decidimos reproduzir o mesmo regulamento, com poucas mudanças.”

 
No Mato Grosso, a legislação estadual causou controvérsia por estabelecer, como área do Pantanal, apenas cerca de 38% da área da bacia do Alto Paraguai, ao que grupos ambientalistas se antepuseram, pois tal delimitação reduzida poderia abrir caminho para a viabilização juridica da instalação de usinas de álcool e hidrelétricas na região, atualmente impedida.
 
A Editoria do Jornal Franquia manifesta seu repúdio a esse projeto por considerar que:
 
a)  a legislação atual já favorece o controle da pesca na região pantaneira, bastando que sejam cumpridos os mecanismos de coerção dos abusos e do desrespeito à lei;
 .
b)  o turismo ecológico restaria abalado fortemente pelo projeto proposto pelo senador  -- vocação natural da região pantaneira;
 .
c)  o projeto neutralizaria os efeitos econômicos positivos advindos do turismo ecológico que poderiam ser proporcionados pela realização da Copa do Mundo de Futebol, em 2014;
 .
d) sob uma falsa capa de proteção aos recursos naturais, a delimitação restrita, como área pantaneira, de um bioma muito maior certamente poderia  comprometer a preservação no Pantanal contra o avanço dos canaviais.
 



Fonte: da Redação, com informações do Diário de Cuiabá.





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
27/05/2010
Varejo: Loja pequena com rentabilidade de grande - Por Tiziane Machado*
 
21/05/2010
Por que ter um contador? - Por Dora Ramos*
 
Economistas x mercado imobiliário - Por Wildemir Demartini, Diretor da Lopes Royal (DF) 17/05/2010
Economistas x mercado imobiliário - Por Wildemir Demartini, Diretor da Lopes Royal (DF)
 
10/05/2010
Como Sobreviver Mediante a Tributação Brasileira - Por Patricia Barreto Gavronski*
 
07/05/2010
O Governo Eletrônico e a Fiscalização Tributária - Por Tiziane Machado*
 
Quanto vale a sua marca? 04/05/2010
Quanto vale a sua marca?
 
Empresas criativas e poder de concorrência 23/04/2010
Empresas criativas e poder de concorrência
 
As Consequências de um Contrato de Franquia Ineficaz - Por Patricia Barreto Gavronski*  01/04/2010
As Consequências de um Contrato de Franquia Ineficaz - Por Patricia Barreto Gavronski*
 
19/03/2010
CONTABILIDADE: A PROFISSÃO EM DESTAQUE
 
20/01/2010
Rede de franquia melhora o desempenho escolar
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites