Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Franchising

Sábado, Dia 18 de Fevereiro de 2012 as 19h:51



ARTIGO - Uma lição de Spartacus para a organização moderna: A visão compartilhada. por Ivan Postigo


 

Uma lição de Spartacus para a organização moderna: A visão compartilhada

 

Grandes histórias apresentam momentos únicos, situações adversas, personagens inesquecíveis. Essa é  a razão porque  são contadas e  recontadas. Muitas deixam o plano da realidade para se tornarem ficção.

 

Reais ou irreais deixam lições, levam à reflexão, servem de exemplo.

 

História não é só o registro do passado, mas uma indicação para o futuro. Vamos ao resgate de uma das mais conhecidas, com tocante lição.  No mundo competitivo e globalizado em que vivemos, temos a impressão que desenvolver um projeto de sucesso, envolvendo pessoas, é complicado demais.

 

A história da humanidade é repleta de exemplos fantásticos, basta que a analisemos com a mente aberta.  Em 71 antes de Cristo, Spartacus, um escravo que foi feito gladiador, liderou numa rebelião um exército, de também escravos, derrotando as legiões romanas duas vezes.

 

Algum tempo depois, após dura e longa batalha, foram  cercados e dominados pelo general Marcos Crassus , que lhes fez uma proposta: “Voltariam a ser escravos, mas seriam poupados da crucificação  se denunciassem quem era Spartacus.”  Todos os integrantes do exército derrotado se apresentaram como Spartacus. 

 

A pergunta inevitável é: “O que levou todos os escravos a tamanha lealdade, preferindo a morte?”

A resposta é simples: “A lealdade não foi provocada pelo carisma de Spartacus, mas pela visão que compartilhavam, inspirada por ele. O desejo de se tornarem homens livres”.

 

Uma visão quando  compartilhada extravasa o campo das idéias e atinge o coração das pessoas, gerando uma força de enorme poder.   Ao deixar de ser uma simples abstração, ganha força para materialização.  Note que importante não é o que a visão é, mas o que ela faz pelas pessoas, conectando-as ao projeto.

 

Todos os envolvidos têm que se sentirem proprietários da visão para abraçá-la.  Por isso, você como gestor tem que estar atento ao  seguinte ponto: “Uma empresa não se desenvolverá e não aprenderá sem uma visão compartilhada.”



Fonte: Ivan Postigo, da Postigo Consultoira





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
20/12/2010
Fim de ano, época de reflexão
 
01/12/2010
Complexo de Jonas e o arquétipo do homem contemporâneo
 
22/11/2010
Subprefeito do Butantã encaminha pleitos de Associação de Moradores
 
16/11/2010
Associações de bairro põem sua comunicação em dia
 
12/11/2010
Mais qualidade no transporte turístico
 
26/10/2010
QUAL A IMAGEM DO SEU CONTADOR?
 
Espetinhos Mimi combina com Alcachofra 19/10/2010
Espetinhos Mimi combina com Alcachofra
 
Vender é uma arte 13/08/2010
Vender é uma arte
 
09/08/2010
ARTIGO - Ignore os cépticos
 
CINCO DIRETRIZES DO MARKETING DIGITAL PARA CAMPANHAS POLÍTICAS 04/08/2010
CINCO DIRETRIZES DO MARKETING DIGITAL PARA CAMPANHAS POLÍTICAS
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites