Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Franchising

18 de Fevereiro de 2012 as 00:00:00



ARTIGO - To be or not to be franchising, por Wilson R Correa


EIS A QUESTÃO

 

O crescimento observado no segmento de franquias brasileiro tende a confirmar que o setor tornou-se forte opção para aqueles que almejam taxa de retorno compensadora garantida em um negócio próprio.  

 

No processo de atração de fraqueados potenciais, merece destaque igualmente o treinamento e o suporte via de regra oferecidos aos franqueados por grande parte das empresas franqueadoras.

 

Contudo, a vantagem diferencial oferecida pelo sistema de franquias é o knowhow desenvolvido por meio de testes contínuos de produtos junto ao mercado. Esse fator tende a afastar a possibilidade de insucesso em grande parcela do portfólio de produtos oferecidos, algo que certamente não se observa em elevado número de  negócios independentes.

.

O melhor conhecimento do perfil dos clientes e dos processos  produtivos, da distribuição e das vendas, das estratégias de concorrentes, dos itens e custos de instalação e de outras informações preciosas para a melhor gestão, todos esses elementos são fatores que poderão compensar satisfatoriamente certa perda de autonomia que a condição de franqueado carrega.

 

Ricardo Bomeny, presidente da ABF, entende que, contudo, “o franqueado possui independência jurídica e financeira em relação ao franqueador, sendo responsável individualmente pelas operações da empresa, com a vantagem de poder recorrer ao franqueador caso tenha dúvidas ou precise de alguma orientação.”

 

Entendemos, por nossa vez, que o impeto empreendedor de cada um ou, como afirma Delfim Neto, a força do “instinto animal” de cada empresário deverá nortear a decisão de tornar-se uma empresa franqueada ou desenvolver empreendimento próprio.

 

Maior segurança, menores riscos e rentabilidade ou maiores riscos e maior rentabilidade, eis a questão que envolve tornar-se ou não franqueado.

 

Não se trata absolutamente de tudo ou nada, de oito ou oitenta; mas, sim, de assumir que de fato há perdas de rentabilidade líquida quando se pensa na condição de franqueado, perdas que poderão ou não ser compensadas pela segurança do empreendimento, embora tendam a sê-lo, expressiva e majoritariamente, como bem o demonstram os índices superioes de sobrevivência de empresas franqueadas em relação às demais empresas.



Fonte: Wilson R Correa, da Redação.

 
Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
AD CLINIC - Engenheiros da Petrobras investem em Franquia da Rede de Estética 18/01/2022
AD CLINIC - Engenheiros da Petrobras investem em Franquia da Rede de Estética
 
FRANCHISING NO RIO se recupera e fatura R$4,6 BI no 3º trimestre/2021 31/12/2021
FRANCHISING NO RIO se recupera e fatura R$4,6 BI no 3º trimestre/2021
 
MARKETING DIGITAL 2022 - DICAS Para Planejar o Orçamento 17/12/2021
MARKETING DIGITAL 2022 - DICAS Para Planejar o Orçamento
 
YES ! COSMETICS - Franquia apresenta Linha 100% Vegana de Sabonetes 06/12/2021
YES ! COSMETICS - Franquia apresenta Linha 100% Vegana de Sabonetes
 
ORGÂNICA BODY&SPA - Garante retorno do investimento em 6 meses ou dinheiro de volta 06/12/2021
ORGÂNICA BODY&SPA - Garante retorno do investimento em 6 meses ou dinheiro de volta
 
GiOlaser expande na região sul e inaugura unidade em Curitiba 02/12/2021
GiOlaser expande na região sul e inaugura unidade em Curitiba
 
CHEIRIN BÃO - Bancário investe em Franquia de Cafeteria 01/12/2021
CHEIRIN BÃO - Bancário investe em Franquia de Cafeteria
 
CHÁ & ARTE - Franquia de Chás passa a aceitar CRIPTOMOEDAS 23/11/2021
CHÁ & ARTE - Franquia de Chás passa a aceitar CRIPTOMOEDAS
 
FRANQUIAS DO SUL mantêm recuperação e faturam R$ 8,3 BI no 3º Trimestre/2021 23/11/2021
FRANQUIAS DO SUL mantêm recuperação e faturam R$ 8,3 BI no 3º Trimestre/2021
 
SUCOS S/A. Cliente vira Franqueado, traz Novo Produto e Eleva Faturamento da Marca 28/10/2021
SUCOS S/A. Cliente vira Franqueado, traz Novo Produto e Eleva Faturamento da Marca
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites