Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Franchising

Sexta-Feira, Dia 02 de Março de 2012 as 11h:02



ARTIGO - Empresas de sucesso condenadas ao fechamento. por Ivan Postigo


 

Empresas de sucesso condenadas ao fechamento

Ivan Postigo -  20120302

 

 

Quando estudamos gestão, um dos pontos debatidos é a perpetuação das empresas. Essa é uma premissa básica, a não ser que o seu tempo tenha sido previamente determinado, mas quantas são criadas com data para encerramento?

 

Na trajetória de um empreendimento, alcançando sucesso ou não, podemos vê-lo passar por processo de cisão, e uma parte ser vendida; pode ser incorporado por outra companhia; ou quem sabe integrar uma fusão, compondo uma operação maior.

 

Um projeto pode fracassar por causa de recessões, que duramente a afetam a economia mundial ou do país. O desastre pode ocorrer por má gestão, e não só isso. Há, ainda, uma série de fatores que podem provocar a situação, comprometendo o futuro de um empreendimento, apesar de todas as competências técnicas serem atendidas.

 

Poucos projetos de produtos tecnicamente brilhantes, que conduzem empresas ao sucesso, a perpetuam.

 

Estranho? Nem tanto!

 

Quando a gasolina era barata e todo mundo queira carrões, projetos interessantes de carros pequenos fracassaram.

 

Você acha mais confortável um carro com duas portas ou com quatro portas? Os jovens já rejeitaram os carros com quatros portas, considerando-os carros para pessoas velhas.

 

A moda já foi ter casas enormes, hoje, independente da dupla jornada, procuramos conforto, sem exageros.

 

Há uma situação que traz a raiz da extinção e gestores, apesar de notarem, não a tratam com a devida atenção.

 

Existem empresas criadas para o mercado, outras criadas pelo produto e dessa forma permanecem.  As segundas é que estão, desde que nasceram, sob risco.

 

Como ensinam as velhas lições, a indústria do cinema americano sofreu duras perdas até entender que não estava no negócio de filmes para a telona e salas públicas, mas no ramo do entretenimento!

 

Empresas voltadas ao mercado atendem os desejos e expectativas do consumidor, quando não as criam. Por essa razão se adequam, se adaptam, inovam, se renovam, revolucionam.

 

Empresas voltadas ao produto desenvolvem ações para melhoria do seu foco, o produto. Ocorre que estas ações nem sempre atendem o consumidor, e a obsolescência se apresenta material e estratégica.

 

Mudar o produto é possível, agora, mudar o consumidor quando aceita novos conceitos... hummmm!

 

O pensamento na empresa poderia ser mudado, mas o trabalho não é simples, por essa razão, quando gestores negligenciam o conceito de visão, o risco é muito grande. É a visão que conduz à estratégia, portanto a linha que prepara os caminhos do futuro está na raiz.

 

Uma coisa é debater inovações com pessoas cuja visão é mercado, outra é debater com pessoas cuja visão é produto. Ainda que esses produtos possam ser revolucionários.

 

Mudança é um processo doloroso, quando a rejeição ao assunto é muito grande, a mudança de foco pode exigir suspender a pessoa e girar o mundo. O esforço ao se mostrar demasiado, leva à desistência. A tecnologia gira o mundo e deixa o homem onde está. Esse giro gera a força de atração, contudo vemos que em alguns o efeito é da rejeição.

 

A obsolescência é um poderoso instrumento de eliminação de concorrentes e competidores. Ainda que copiar seja mais barato que desenvolver, o seguidor não costuma obter vantagens competitivas com a minimização de erros.

 

A aceleração do poder de criação provoca o efeito de um pesado rolo compressor, esmagando o que encontra pelo caminho em velocidade reduzida. 

 

Dessa forma, uma gama interessante de produtos são natimortos, chegam ao mercado totalmente ultrapassados.

 

O fato no faz lembrar a velha brincadeira: esse será bom, não foi?



Fonte: Ivan Postigo, da Postigo Consultoria





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
ABF Franchising Expo 2022 - Franquias apresentaram Novidades e Condições Especiais 16/07/2022
ABF Franchising Expo 2022 - Franquias apresentaram Novidades e Condições Especiais
 
ABF FRANCHISING EXPO retorna em 2022: de 22 a 26.06.2022 no Expo Center Norte 14/06/2022
ABF FRANCHISING EXPO retorna em 2022: de 22 a 26.06.2022 no Expo Center Norte
 
SONHA Ter Franquia e Não Sabe Por Onde Começar? Conheça AQUI Marcas Promissoras. 26/05/2022
SONHA Ter Franquia e Não Sabe Por Onde Começar? Conheça AQUI Marcas Promissoras.
 
CUIDARE BRASIL - Conheça Rede de Franquias em que Mulheres são maioria 16/03/2022
CUIDARE BRASIL - Conheça Rede de Franquias em que Mulheres são maioria
 
Passos para Construção de uma Marca de Sucesso 26/01/2022
Passos para Construção de uma Marca de Sucesso
 
NOVE FRANQUIAS Lucrativas no Segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar 26/01/2022
NOVE FRANQUIAS Lucrativas no Segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar
 
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO para alavancar Negócios. Saiba Como Fazer. 25/01/2022
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO para alavancar Negócios. Saiba Como Fazer.
 
CENTER PANOS - Franquia de Insumos para Artesanato estará na feira Franchise4U 24/01/2022
CENTER PANOS - Franquia de Insumos para Artesanato estará na feira Franchise4U
 
FRANQUIAS apostam para Faturar Mais no Verão 24/01/2022
FRANQUIAS apostam para Faturar Mais no Verão
 
PANOBIANCO - Rede de Franquias Fitness almeja dobrar de tamanho 20/01/2022
PANOBIANCO - Rede de Franquias Fitness almeja dobrar de tamanho
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites