Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Franchising

04 de Março de 2012 as 00h:47



Comércio cresceu 5,8% no 1º bimestre/2012


Comércio cresceu 5,8% no 1º bimestre/2012

.

O indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio captou, em janeiro/2012, queda de 0,3% no movimento de vendas em lojas de todo do País, em relação  a  janeiro último.  No entender da MP Consultoria, essa pequena oscilação negativa pode ter resultado do menor número de dias de comércio ativo em fevereiro, em relação a janeiro.

.

O movimento de fevereiro/2012  é positivo, contudo, em relação a fevereiro/2011,  tendo avançado 5,1%.

.

Outra informação positiva é que, no acumulado janeiro-feveiro/2012, aquele indicador do comércio registrou um avanço de 5,8%, em relação àqueles dois meses em 2011.

.

Os economistas da Serasa Experian destacam, por sua vez, que a queda da atividade comercial em fevereiro/2012 "foi o segundo recuo mensal deste indicador (neste ano) dado que a queda em janeiro/12 havia sido de 2,0%".

.

Segundo esses economistas "o fraco desempenho do varejo neste início de ao é um sinal de que, devido à alta inadimplência verificada ao longo de todo o ano de 2011, os consumidores estão aproveitando seus canhos de renda (recebimento de 13º salário, aumento do salário-mínimo, dissídios etc) para quitar suas dívidas em atraso em vez de ampliar seu consumo."

 

.

No entender do economista Wilson R Correa, diretor da MP Consultoria, é frágil a avaliação negativa dos economistas da Serasa Experian, porquanto compare movimentos de vendas tecnicamente incomparáveis, o movimento de janeiro/2012 com o de dezembro/2011, mês em que as vendas natalinas, como ocorre em todos os anos,  pucham para cima os números do comércio em dezembro.

 

Assim, não apresentam consistência técnica as conclusões pessimistas dos economistas de Serasa Experian, que sequer foram nominados na matéria divulgada no site da Serasa Experian, a respeito da comparação dos movimentos de janeiro e dezembro últimos; 

Sobre o decréscimo do movimento comercial em fevereiro/2012, em comparação com janeiro/2012, o menor número de dias de comércio em fevereiro (23 dias) em relação a janeiro (26 dias) explica satisfatoriamente o decréscimo insignificante de 0,3% apontado.

.

Na avaliação da MP Consultoria, revelador é o índice de crescimento do bimestre jan-fev/2012 contra jan-fev/2011, que foi de 5,8%; que revela a pujança do comércio no País. 

 

 

Tradicionalmente, conclui daquele economista da MP Consultoria, o setor de comércio se faz apresentar com discurso negativo do quadro econômico, buscando neutralizar ações mais intensas do fisco.

.

obs: vide http://www.serasaexperian.com.br/release/noticias/2012/noticia_00782.htm


  



Fonte: da Redação, com dados da Serasa Experian





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
29/12/2009
ARTIGO - A profissionalização na empresa familiar, por Pedro Adachi
 
24/11/2009
O papel do BNDES como instituição de desenvolvimento econômico e social
 
18/11/2009
PEQUENAS EMPRESAS, GRANDES AMBIÇÕES
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites