Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Franchising

Segunda-Feira, Dia 05 de Setembro de 2016 as 18:09:58



ARTIGO - Empreendedor brasileiro precisa aprender - por Gilberto Miyamoto


 Empreendedor brasileiro precisa aprender a gastar menos do que ganha*
 
 Em épocas de novos negócios abertos por causa do desemprego, um planejamento financeiro básico é a chave para o sucesso
 
Gilberto Miyamoto 
 
 
O que podemos esperar de um país em que, de acordo com os dados da Receita Federal, 60% dos seis milhões de microempreendedores individuais estão inadimplentes?
 
Esses dados refletem a gravíssima situação econômico-social pela qual o Brasil passa: são aproximadamente 3,6 milhões de MEIs que não conseguem pagar, no máximo, R$ 50,00 por mês em impostos e contribuições previdenciárias.
 
Mas devemos estar muito próximos do fundo do poço econômico, principalmente porque, a partir do último dia de agosto de 2016, temos, de forma definitiva, um novo presidente da República.
 
Tal fato trará mais estabilidade, segurança e investimentos, os quais resultarão no fortalecimento da atividade econômica, no aumento do nível de emprego e, consequentemente, na redução da inadimplência.
 
Essa inadimplência tem duas origens:
 
(1) recessão ou queda generalizada da atividade econômica, ou seja, a situação está muito difícil para quase todos os setores e portes de empresa, com a queda nas vendas inclusive de alimentos, um artigo de primeiríssima necessidade; e
 
(2) despreparo para a vida de empreendedor, pois a maior parte dos MEIs entra na vida empresarial obrigado pelo desemprego e absolutamente despreparado em todas as áreas, especificamente a financeira, sem capital de giro mínimo e sem reservas para emergências.
 
A boa gestão financeira é importante em períodos de bonança, e fundamental em épocas de crise, para qualquer instituição, empresa e, principalmente, para os pequenos empreendedores. Isto quer dizer que é necessário fazer um bom planejamento financeiro, que inclui projeção dos fluxos de caixa, previsão das necessidades de capital de giro, estudo de fontes de financiamento e análise dos resultados mensais.
 
Atualmente é possível controlar adequadamente as finanças de qualquer empresa com um smartphone e aplicativos gratuitos, incluindo-se planilhas eletrônicas. Muitos MEIs deixam acumular uma série de impostos não pagos.
 
A primeira consequência prejudicial pelo não recolhimento da guia do DAS-MEI é financeira: multa altíssima de até 20% sobre o valor devido e juro de mora diário. Entretanto, o pior prejuízo pelo inadimplemento tributário é seu descredenciamento como MEI, a qual o levará à ilegalidade e causará a perda dos seus benefícios.
 
Em suma, para iniciar um negócio de maneira saudável é preciso saber quanto é ganho na venda de cada unidade de produto ou serviço. Este cálculo deve considerar todos os insumos, custos e despesas.
 
Depois é preciso projetar todos os fluxos de caixa, com receitas, impostos e gastos, a fim de prever se e quando faltará dinheiro para pagar as contas. Com isto, será possível preparar possíveis fontes de recursos para cobrir esses déficits de caixa, seja com recursos próprios, empréstimos de bancos ou de amigos.
 
E por último, mas não menos importante, deve-se seguir uma regra básica, mas muitas e muitas vezes desrespeitada: gastar menos do que se ganha.
 
*Gilberto Miyamoto é engenheiro de produção (Poli/USP), Master of Business Administration (IMD/Suíça), professor de estratégia, finanças e planejamento, consultor empresarial e diretor executivo da Miyamoto & Cia., consultoria que ajuda empresários e executivos a tornar seus negócios mais rentáveis e competitivos. 


Fonte: Gilberto Miyamoto, Gilberto Miyamoto





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
16/03/2011
União entre segurança pública e privada gera frutos na zona Oeste de SP
 
14/03/2011
A influência da família na formação infantil
 
04/03/2011
Mudanças na legislação para o transporte por fretamento em São Paulo
 
28/02/2011
Associação de moradores se une em prol da segurança
 
25/02/2011
Balanço do setor de transporte profissional de pessoas por fretamento
 
Conscientização sobre segurança 22/02/2011
Conscientização sobre segurança
 
16/02/2011
Gestão do conhecimento na administração pública
 
16/02/2011
Associação de moradores reforça segurança no bairro do Butantã
 
04/02/2011
Associação de moradores dá dicas se segurança pessoal e residencial
 
04/02/2011
Desafios do turismo no Brasil
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites