Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Franchising

14 de Dezembro de 2016 as 23:12:14



ARTIGO - O Buraco é mais embaixo - pelo Dr. Haroldo Monteiro


O Buraco é mais embaixo
 
Dr. Haroldo Monteiro da Silva Filho
 
 
Crise política, vários estados falidos, corrupção em todos os níveis,  Lava Jato, enfim, o que não falta é ingrediente para uma perda de confiança do empresáriado e do consumidor.  
 
Estes índices de confiança vinham subindo após o impeachment porém no último mês interrompeu a sequencia de altas, o que mostra uma perda de confiança no atual governo.
 
A recente aprovação da PEC do Teto 241/55, mostra ainda um sopro de força do governo junto a câmara e ao senado.  Porém a situação do atual governo não é confortável, e muitos desafios ainda virão pela frente até as próximas eleições.  
 
A PEC do teto em si não é uma bala de prata para mudança dos rumos de nossa econômia, como também não é a reforma da previdência, porém estas duas medidas são de vital importancia para a reconstrução do país.  
 
No entanto um fator vem ganhando destaque na mídia, ainda que de maneira muito sutil, porém de grande relevancia para entendermos que o buraco que nos encontramos é muito mais embaixo. Ou seja antes de retormarmos o crescimento econômico precisaremos ter uma desalavancagem na econômia, tanto nas empresas, como das famílias e também do governo.  Neste artigo vou me focar no endividamento das empresas.
 
Estas  por sua vez precisam reduzir suas dívidas, segundo Centro de Estudos do IBMEC (CEMEC) , 48,7% das empresas não conseguiram gerar caixa para pagar suas dívidas.
 
 
 
Ainda segundo a CEMEC , 42,7% das empresas de capital aberto levariam mais de 5 anos para amortizar a  dívida líquida com a geração de caixa alcançada no último trimeste.
 
Desta forma mesmo em um cenário inicial de uma retomada no consumo, em primeiro  lugar as empresas usarão os recursos de caixa gerado para reduzir suas dívidas para depois fazer  novos  planos de investimento visando o crescimento, no que demandará mais dívida, e com consequente aumento de emprego,  criando um novo círculo virtuoso. 
 
Este fato por si só, independente de outros problemas,  já mostra que a situação atual ainda perdurará por um prazo mais longo do que o inicialmente previsto quando houve a mudança de governo, fazendo com que uma melhora sustentável em nossa economia ainda esteja longe de ser visualizada.
 
 
 
HAROLDO MONTEIRO DA SILVA FILHO
Sócio da  Planning & Management Consultoria
Especializada em Gestão e Tendencias Econômicas para o Varejo e
Consultoria em Finanças e Franchising
O autor é graduado em Administração de Empresas e Engenharia Econômica pela UERJ, além do MBA Business Administration pela Ohio University.
É professor convidado da COPPEAD para a disciplina Administração Financeira de Curto Prazo. 
 
A publicação desse artigo no JORNAL FRANQUIA foi autorizada pelo próprio autor. 


Fonte: Dr. HAROLDO MONTEIRO DA SILVA FILHO





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
CASA BAUDUCCO - Rede celebra marco de 100 lojas inauguradas 16/08/2021
CASA BAUDUCCO - Rede celebra marco de 100 lojas inauguradas
 
EMPREENDEDORISMO entre Jovens aumenta no Brasil 19/07/2021
EMPREENDEDORISMO entre Jovens aumenta no Brasil
 
WOW - Brasileiros investem em franquia de lava car que usa pouca água 17/07/2021
WOW - Brasileiros investem em franquia de lava car que usa pouca água
 
FRANCHISING B2B - Feiras de Franquias Presenciais Organizam-se para Apresentar Novas Oportunidades 08/07/2021
FRANCHISING B2B - Feiras de Franquias Presenciais Organizam-se para Apresentar Novas Oportunidades
 
MYCOOKIES - Franquia cresceu na pandemia e planeja +45 unidades ainda em 2021 28/06/2021
MYCOOKIES - Franquia cresceu na pandemia e planeja +45 unidades ainda em 2021
 
IUBEM, o Uber da Saúde: Ponte entre Profissionais de Saúde e Pacientes 10/06/2021
IUBEM, o Uber da Saúde: Ponte entre Profissionais de Saúde e Pacientes
 
KIWI SuperFoods - Rede de Comida Saudável Se Reinventa 13/05/2021
KIWI SuperFoods - Rede de Comida Saudável Se Reinventa
 
IGUI FRANQUIA - A melhor Chance é Agora 13/05/2021
IGUI FRANQUIA - A melhor Chance é Agora
 
CAMES aposta em Franchising para Expansão Nacional 28/04/2021
CAMES aposta em Franchising para Expansão Nacional
 
19/03/2021
"PÁSCOA LOVERS", Tema da Campanha de Páscoa 2021 da Cacau Show
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites