Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Franchising

Terça-Feira, Dia 12 de Novembro de 2013 as 05:18:27



ARTIGO - Conceitos e Expressões do Franchising


 
 
Encontram-se apresentadas a seguir algumas das várias expressões utilizadas no franchising brasileiro. A sua utilidade está em que elas evidenciam de forma bastante clara as características dessa modalidade de negócio que tem se expandindo a taxas chinesas por muitos anos no Brasil.
 
CIRCULAR DE OFERTA DE FRANQUIA
 
Documento que contém informações sobre a empresa franqueadora e é entregue aos interessados em se tornar franqueados. A entrega do documento é obrigatória, de acordo com a legislação federal, e assegura total transparência no relacionamento entre franqueador e franqueado.
 
CONSULTORIA DE CAMPO
 
Também chamada de Consultoria do Tempo. Trata-se da visita periódica de um representante do franqueador aos franqueados. O objetivo é acompanhar a atuação de cada unidade, checando procedimentos, fornecendo orientações e recolhendo sugestões.
 
CONTRATO DE FRANQUIA
 
Documento que formaliza o negócio, definindo direitos e deveres do franqueador e do franqueado.
 
EXPANSÃO DA REDE
 
Aumento do número de franqueados. Muitas empresas franqueadoras contam com departamentos especializados para cuidar da expansão da rede, buscando novos franqueados no Brasil e no exterior.
 
FRANCHISING
 
Método adotado por empresas para oferecer produtos e serviços ao consumidor por meio de uma rede de franquias.
 
FRANQUIA
 
Estabelecimento aberto por um franqueado, responsável por sua instalação, operação e gestão, de acordo com os padrões fornecidos no Contrato de Franquia.
 
FRANQUIA DE CONVERSÃO
 
Absorção, pelo franqueador, de tecnologia ou negócio desenvolvido por um franqueador e que passa a ser aplicado a toda a rede.
 
FRANQUEADO
 
Pessoa física ou jurídica que adquire a franquia. Com as informações oferecidas pelo franqueado, pode implementar e administrar seu próprio negócio.
 
FRANQUEADOR
 
Empresa que oferece a terceiros (franqueados), mediante contrato, a oportunidade de utilizar sua marca, seus conhecimentos e outras competências.
 
FUNDO DE PROPAGANDA
 
Também chamado de Fundo de Marketing, é formado pela soma das taxas de propaganda pagas pelos franqueados. A administração e a utilização dos recursos é realizada em conjunto por franqueadores e franqueados, com regras claramente definidas no Contrato de Franquia.
 
LICENCIAMENTO
 
Diferente do franchising, trata-se da autorização, por meio do pagamento da taxas, para o uso de uma marca, logotipo ou personagem. No franchising, além da autorização para usar a marca do franqueador, existe a transferência do know-how de operação dos negócios. Algumas redes de franquias, por exemplo, pagam taxas para utilizar a imagem de personagens de desenhos animados na promoção de seus produtos, por determinado período.
 
LOJAS PRÓPRIAS
 
Unidades que pertencem ao franqueador.
 
MASTER-FRANQUIA
 
Um franqueado, autorizado pelo franqueador, fica responsável por administrar a rede em determinada região, tanto em território nacional como internacional. O máster-franqueado pode, entre outras atividades, franquear unidades e oferecer treinamentos.
 
REDE DE FRANQUIAS
 
Conjunto de todos os franqueados de uma empresa.
 
ROYALTIES
 
Remuneração mensal paga pelo franqueado ao franqueador pelo uso da marca. A fórmula de cálculo dos royalties é variável, sendo a mais comum um percentual sobre o faturamento da unidade franqueada. Muitas empresas franqueadoras já isentam a rede do pagamento de royalties, incrementando sua receita com a oferta de serviços diferenciados aos franqueados.
 
STORE IN STORE
 
Também chamada de Franquia Combinada ou Franquia Shop in Shop. Trata-se de uma franquia dentro de outro estabelecimento franqueado, mas de ramo diferente. Exemplo: uma lanchonete dentro de uma livraria.
 
TAXA DE FRANQUIA
 
Valor pago pelo franqueado na assinatura do contrato.
 
TERRITÓRIO
 
Área de atuação com exclusividade ou preferência para um único franqueado. O território deve ser especificado no contrato de franquia e, muitas vezes, é utilizado para definir também o raio de atuação do máster-franqueado.
 
UNIDADE-PILOTO 
 
Estabelecimento que pertence ao franqueador e é administrado como se fosse uma franquia, servindo de modelo para toda a rede.
 


Fonte: ABF Guia de Oficial





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
AD CLINIC - Engenheiros da Petrobras investem em Franquia da Rede de Estética 18/01/2022
AD CLINIC - Engenheiros da Petrobras investem em Franquia da Rede de Estética
 
FRANCHISING NO RIO se recupera e fatura R$4,6 BI no 3º trimestre/2021 31/12/2021
FRANCHISING NO RIO se recupera e fatura R$4,6 BI no 3º trimestre/2021
 
MARKETING DIGITAL 2022 - DICAS Para Planejar o Orçamento 17/12/2021
MARKETING DIGITAL 2022 - DICAS Para Planejar o Orçamento
 
YES ! COSMETICS - Franquia apresenta Linha 100% Vegana de Sabonetes 06/12/2021
YES ! COSMETICS - Franquia apresenta Linha 100% Vegana de Sabonetes
 
ORGÂNICA BODY&SPA - Garante retorno do investimento em 6 meses ou dinheiro de volta 06/12/2021
ORGÂNICA BODY&SPA - Garante retorno do investimento em 6 meses ou dinheiro de volta
 
GiOlaser expande na região sul e inaugura unidade em Curitiba 02/12/2021
GiOlaser expande na região sul e inaugura unidade em Curitiba
 
CHEIRIN BÃO - Bancário investe em Franquia de Cafeteria 01/12/2021
CHEIRIN BÃO - Bancário investe em Franquia de Cafeteria
 
CHÁ & ARTE - Franquia de Chás passa a aceitar CRIPTOMOEDAS 23/11/2021
CHÁ & ARTE - Franquia de Chás passa a aceitar CRIPTOMOEDAS
 
FRANQUIAS DO SUL mantêm recuperação e faturam R$ 8,3 BI no 3º Trimestre/2021 23/11/2021
FRANQUIAS DO SUL mantêm recuperação e faturam R$ 8,3 BI no 3º Trimestre/2021
 
SUCOS S/A. Cliente vira Franqueado, traz Novo Produto e Eleva Faturamento da Marca 28/10/2021
SUCOS S/A. Cliente vira Franqueado, traz Novo Produto e Eleva Faturamento da Marca
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites