Cinco dicas para captação de recursos
Uma das principais queixas das Organizações Sociais e empresas que elaboram projetos que necessitam de captação de recursos é a dificuldade em consegui-lo. No entanto, vale ressaltar que esse trabalho deve ser realizado por um profissional, pois é uma atividade complexa que exige conhecimento técnico e de mercado, além de outras habilidades.
É importante lembrar também que esse é um trabalho que acontece de médio á longo prazo e exige planejamento, acima de tudo.
Para tanto, a especialista em Captação de Recursos e Gestão de ONGs, Eliandra Cardoso, da Égeria Consultoria, lista algumas dicas primordiais para a realização do trabalho:
1. Antes de qualquer coisa é necessário ter em mente que a captação de recursos exige profissionalismo, organização, responsabilidade e foco. É preciso saber aonde você quer chegar, e quanto precisa captar;
2. Planejar a captação de recursos é fundamental, mas para isso é necessário ter como base um estudo de mercado, é preciso ter muito claro quem é o consumidor do projeto, ou seja, qual o seu propósito e quem será beneficiado com ele, alinhando assim quem são os potenciais patrocinadores. É importantíssimo pesquisar o posicionamento de marca e o histórico de projetos patrocinadores pelas empresas que pretende abordar;
3. Uma dica importante na hora do planejamento é se colocar no lugar do patrocinador e se perguntar: “Por que eu investiria nessa ONG ou nesse projeto?”. Responder a essa pergunta com pelo menos três bons motivos lhe ajudarão na apresentação do projeto e consequentemente na prospecção de parceiros e apoiadores, explore a história por trás do seu projeto, o porquê dele existir e o problema que ele resolve;
4. Lembre-se que as empresas que investem nesses projetos podem fazer isso devido ao retorno da imagem, logo, é fundamental exemplificar no projeto onde a marca dele será vista;
5. Criatividade é uma palavra chave para o Captador de Recursos, pois é ele que torna o projeto esteticamente atraente, criando e apresentando vantagens para o patrocinador de maneira clara e eficaz.