Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Editorial

24 de Março de 2017 as 17:33:39



EDITORIAL - O Desastre da PF aclarou algumas coisas, além da carne estragada


A ação estabanada da Polícia Federal na operação Carne Fraca prova cabalmente que o Estado Policial em que está sendo transformando o País, não somente é de todo desfavorável ao aprimoramento da Democracia, quanto também não beneficia a expansão dos negócios. E é bem provável que a PF venha a ser contida em função desse último aspecto, lamentavelmente, e não por conta do primeiro.
 
Não tem, em absoluto, cabimento algum, por conta de 1% de frigoríficos suspeitos, a PF colocar 1.500 homens na rua e fazer, como já está se torna habitual, enorme estardalhaço que envolveu 100% dos frigoríficos brasileiros, segmento super sensível e vulnerável em questões de imagem pública, um dos pouquíssimos setores que estão mantendo o nível de atividade e milhares de empregos na economia brasileira.
 
Neste momento, 18 países já impõem restrições à carne brasileira e a JBS suspendeu a produção em 33 unidades. Foi extremamente difícil abrir o mercado chinês à carne brasileira; o russo também. Demorou anos entrar neles. A China, em algumas poucas horas trocou a carne brasileira pela australiana. No caso da Rússia, o boicote europeu no fornecimento de alimentos, em decorrência da invasão da Criméia, favoreceu os frigoríficos brasileiros; e neste momento o país não estabeleceu embargo à carne tupiniquim. Mas, naquela ocasião, houve barganha: Dilma adquiriur o sistema russo de defesa aérea do Rio de Janeiro nas Olimpíadas, armamento que hoje defende o espaço aéreo do moderno centro carioca de produção de submarinos. Temer será recebido por Putin em viagem oficial à Russia em abril. O que lhe será pedido ?  O País está vulnerável à chantagem econômica.
 
De todo modo está escandalosamente comprovado que o Ministério da Justiça tem que ter e deve exercer poder efetivo sobre a Polícia Federal. Jamais poderia estar sendo ocupado por uma personalidade opaca e, pior, suspeita de envolvimento em falcatruas ... frigoríficas. Mas, sim, por um nome de peso jurídico e reputação, por um notável acima de qualquer suspeita, com capacidade gerencial e de articulação.
 
Está escandalosamente comprovado, também, que não deverão jamais ser atendidas as demandas dos Delegados da Polícia Federal por Autonomia e de independência de autorizações do Poder Judiciário para levar a cabo suas operações, além de autonomia orçamentária. 
 
Delegados da PF e Procuradores do Ministério Público jamais deverão ter plena autonomia investigatória, pois, como hoje está, já estão transformando o País em um Estado Policial. De mente forjada na acusação, torna-se imprescindível a ação ponderada de um juiz para conter seus excessos. Exatamente o que faltou, no caso dos frigoríficos: juízes ponderados e ministro da Justiça forte e legítimo.


Fonte: da Redação JF





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
EDITORIAL - O que nos une, o que nos distingue 30/12/2018
EDITORIAL - O que nos une, o que nos distingue
 
EDITORIAL - Oração de Natal 25/12/2018
EDITORIAL - Oração de Natal
 
EDITORIAL Sem um Estadista 11/12/2018
EDITORIAL Sem um Estadista
 
EDITORIAL Venda da Embraer à Boeing traz Risco à Soberania sobre Espaço Aéreo 05/11/2018
EDITORIAL Venda da Embraer à Boeing traz Risco à Soberania sobre Espaço Aéreo
 
EDITORIAL Quousque tandem abutere patientia nostra PGR et MP? 03/05/2018
EDITORIAL Quousque tandem abutere patientia nostra PGR et MP?
 
EDITORIAL  Desatinos da Elite Padrão Justo Veríssimo 24/04/2018
EDITORIAL Desatinos da Elite Padrão Justo Veríssimo
 
EDITORIAL Saudades de Ulisses Covas, Montoro, Brizola e Darci, Severo e Arraes 16/03/2018
EDITORIAL Saudades de Ulisses Covas, Montoro, Brizola e Darci, Severo e Arraes
 
EDITORIAL O rato que ruge não mais é rato: a Coreia do Norte conseguiu 28/11/2017
EDITORIAL O rato que ruge não mais é rato: a Coreia do Norte conseguiu
 
EDITORIAL Nem sempre a Casa Branca blefou ou foi falastrona 05/09/2017
EDITORIAL Nem sempre a Casa Branca blefou ou foi falastrona
 
MULHERES superam homens na criação de novos negócios, mas enfrentam obstáculos 07/08/2017
MULHERES superam homens na criação de novos negócios, mas enfrentam obstáculos
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites