Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Franchising

07 de Novembro de 2018 as 08:11:02



FRANQUIAS Adaptam-se para Atender 30 milhões de Vegetarianos


Franquias se adaptam para atender 30 milhões de brasileiros que não consomem mais carne
 
Sociedade Vegetariana Brasileira presta consultoria gratuita a estabelecimentos; Sucão é exemplo de franquia que implementou opções veganas com o apoio da organização.
 
 
30 milhões de brasileiros já se declaram vegetarianos (IBOPE Inteligência, 2018) e 63% da população quer reduzir o consumo de carnes (Datafolha, 2017). Para essas pessoas, até pouco tempo atrás, era muito difícil comer em lugares como shopping centers - tradicionalmente ocupados por redes de fast food com lanches e pratos à base de carnes ou queijo.
 
Hoje, o cenário ainda não é o ideal, mas as marcas mais antenadas – inclusive franquias – têm se adaptado para ser mais inclusivas e conquistar esses clientes.
 
Também há mais interesse da população pelo veganismo (escolha de não consumir produtos de origem animal). Mais da metade (55%) dos entrevistados pelo IBOPE disse que consumiria mais produtos veganos se eles estivessem melhor indicados nas embalagens.
 
O Sucão, franquia nascida em Campinas (SP) e presente nos principais shoppings da cidade e da região, propôs mudanças nesse sentido. Mesmo sendo uma rede de alimentação saudável que já tem um menu composto essencialmente por frutas, folhas e vegetais, o cardápio foi revisto com o auxílio da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), através do programa Opção Vegana, para incluir mais opções sem nada de origem animal.
 
Foram implementadas, então, alternativas como shimeji e quibe de girassol, que podem vir acompanhadas de quinoa, arroz, batata doce, mix de legumes e saladas.
 
“Juntamente com a SVB, fizemos uma revisão no cardápio, mudamos processos e excluímos a manteiga e leite de alguns de nossos preparos. Já oferecíamos opções vegetarianas e, agora, oficializamos também as veganas para nos tornarmos ainda mais inclusivos”,
 
explica Filipe Falcão, diretor de Marketing do Sucão.
 
Desde o início de outubro, o novo cardápio está disponível em todas as 20 lojas da rede, presentes em várias cidades do interior de São Paulo, além de Petrópolis (RJ) e Porto Alegre (RS). Nele, é possível visualizar facilmente ao lado de cada item correspondente o ícone “opção vegana” – identificação que traz segurança e clareza aos clientes.
 
Como o tema ainda gera dúvidas, a SVB Sociedade Vegetariana Brasileira oferece gratuitamente essa consultoria para estabelecimentos que queiram se tornar veg-friendly.
 
Programa Opção Vegana
 
Assim, por meio do programa Opção Vegana, oportunidades de substituições, sugere fornecedores, desenvolve receitas por meio de parcerias e auxilia na comunicação.
 
Segundo Elton Bastos, campaigner do programa, as pessoas costumam se surpreender como tudo é muito mais simples do que parece.
 
“As mudanças são simples e valem a pena porque alimentos à base de vegetais costumam ser fáceis de manipular e mais baratos que os de origem animal. Além disso, empresas que oferecem produtos veganos tornam-se mais atraentes”,
 
ele diz.
 
“Se há um vegano num grupo de amigos, este grupo certamente vai buscar um lugar mais democrático, que atenda a todos”,
 
completa.
 
Vale lembrar que o comportamento do brasileiro é reflexo do que acontece no mundo. O mercado global de proteínas vegetais - que representava US$ 7,8 bilhões (R$ 25 bilhões) em 2013 - poderá superar os US$ 11 bilhões (R$ 35 bilhões) em 2018, o que significaria um aumento de 40% em cinco anos. Os dados são da Nutrikéo, empresa francesa de consultoria em estratégias alimentares.
 


Fonte: PALOMA RODRIGUES, para SUCÃO Cozinha Saudavel





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
SCHULTZ STEAK HOUSE 19/03/2021
SCHULTZ STEAK HOUSE "Investimento Aquecido pela Pandemia"
 
ULTRA CLEAN Franquia de Higienização e Impermeabilização de Estofados, Opção de Baixo Custo para Casais 17/03/2021
ULTRA CLEAN Franquia de Higienização e Impermeabilização de Estofados, Opção de Baixo Custo para Casais
 
EMPREENDEDORISMO FEMININO - 12 Casos de Sucesso em Franchising 09/03/2021
EMPREENDEDORISMO FEMININO - 12 Casos de Sucesso em Franchising
 
FEIRA VIRTUAL DE FRANQUIA Opções de Investimento a partir de R$ 4 mil 09/03/2021
FEIRA VIRTUAL DE FRANQUIA Opções de Investimento a partir de R$ 4 mil
 
COMÉRCIO ELETRÔNICO - Vendas devem crescer 26% em 2021 20/01/2021
COMÉRCIO ELETRÔNICO - Vendas devem crescer 26% em 2021
 
AGUA DOCE inaugura primeira Loja de Conveniência 08/01/2021
AGUA DOCE inaugura primeira Loja de Conveniência
 
FRANQUIAS DE SAÚDE E BELEZA se Reinventam e Puxam Recuperação do Setor 03/01/2021
FRANQUIAS DE SAÚDE E BELEZA se Reinventam e Puxam Recuperação do Setor
 
SEU PRÓPRIO NEGÓCIO em 2021 ? Veja opções a partir de R$ 4.500 01/01/2021
SEU PRÓPRIO NEGÓCIO em 2021 ? Veja opções a partir de R$ 4.500
 
AmPm - Rede de Franquias lança Novo Modelo de Conveniência no Rio de Janeiro 09/12/2020
AmPm - Rede de Franquias lança Novo Modelo de Conveniência no Rio de Janeiro
 
SPOT METRICS - Inteligência de Dados para Gerar Valor para Varejo Físico 09/12/2020
SPOT METRICS - Inteligência de Dados para Gerar Valor para Varejo Físico
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites