Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Feiras e Eventos

31 de Outubro de 2012 as 18:10:56



FRANCHISING STORE - Dicas Para Empreender em Franquias Estrangeiras, por Filomena Garcia.


Investir em franquias é uma opção para quem quer empreender e tem atraído desde estudantes recém-formados que buscam começar um negócio próprio até executivos experientes que procuram um “plano B” para garantir o seu conforto.

 
No entanto, marcas conhecidas e que já passaram por um forte processo de expansão, muitas vezes dispõem de espaço limitado para a abertura de novas unidades.
 
Frente a esse cenário, marcas internacionais figuram como uma alternativa para quem, além de empreender, busca também inovar. Devido à crise que assola a Europa e ao bom momento econômico que o país atravessa, muitas empresas internacionais têm enxergado no Brasil oportunidade para a expansão de seus negócios.
 
Ao iniciar um empreendimento, você deve realizar um estudo detalhado de todo o negócio para se precaver de situações inesperadas que coloquem em risco sua longevidade.
 
Ao importar um modelo de negócio esse cuidado deve ser redobrado, já que você vai empreender trazendo um conceito de fora, levando para outro país toda a cultura de uma marca que nasceu em outra cultura e em outro idioma.
 
Pesquise, estude e informe-se
 
Realize um planejamento estratégico completo. Tenha certeza de que você está de posse de todas as informações necessárias, não apenas para a abertura do negócio, mas que também possam impactar a vida do seu empreendimento no longo prazo.
 
Realize um levantamento de mercado, pesquise quem são os concorrentes e quais ações eles realizam para chamar a atenção do consumidor, estude o mix de preços de toda a operação.
 
Informe-se sobre como a marca trabalha no seu país de origem para que você possa trazer essa realidade para a região em que o empreendimento será aberto. Conheça toda a parte tributária, saiba em detalhes qual é o modelo financeiro do negócio e veja se ele é competitivo aqui.
 
Defina alternativas para a logística
 
Estude como será o processo de importação dos produtos que serão comercializados. Veja se é possível aproveitar a mão de obra local, pois além de aquecer a economia do país com a geração de empregos você poderá oferecer ao consumidor produtos fabricados com insumos locais.
 
Adapte os produtos à realidade da região do negócio
 
Outro ponto de extrema importância é a adaptação dos produtos ao consumidor local. Caso o segmento de atuação da marca seja a área de alimentação, saiba que será necessário realizar algumas alterações no cardápio para que ele se adapte ao paladar dos consumidores.
 
Muitas empresas de alimentação que trouxeram o modelo de negócio de outro país tiveram que adaptar seu cardápio as necessidades dos clientes, como não utilizar grande quantidade de um certo tipo de tempero ou substituir uma receita por outra que se adaptasse melhor ao clima tropical.
 
Unidades piloto
 
Pelo fato de o modelo de negócio ser totalmente novo, abrir duas ou três unidades piloto em um primeiro momento pode ser importante para a marca. Com a operação da marca acontecendo em mais de um ponto você pode testar diferentes ações ao mesmo tempo e identificar os hábitos de consumo dos clientes.
 
Seja sócio em um primeiro momento
 
Em um primeiro momento estude a possibilidade de ser associado da marca, pelo menos durante a abertura das primeiras unidades. Para a marca pode ser extremamente interessante contar com a sociedade de um investidor local, que conhece o mercado, a região, os hábitos e necessidades dos consumidores do país.


Fonte: Por Filomena Garcia, da FRANCHISING STORE.





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
BRASILIA EXPO FRANQUIAS 2017 - Neste sábado, o último dia da Feira de Brasilia 08/04/2017
BRASILIA EXPO FRANQUIAS 2017 - Neste sábado, o último dia da Feira de Brasilia
 
BRASILIA EXPO FRANQUIAS 2017 acontece de 5ª a sábado 06/04/2017
BRASILIA EXPO FRANQUIAS 2017 acontece de 5ª a sábado
 
4º Congresso Internacional de Franchising ABF – Ética, Inovação e Eficiência 24/03/2017
4º Congresso Internacional de Franchising ABF – Ética, Inovação e Eficiência
 
Rodada Internacional de Negócios da Plástico Brasil, até esta 6ª feira em São Paulo 24/03/2017
Rodada Internacional de Negócios da Plástico Brasil, até esta 6ª feira em São Paulo
 
FEIRA DO EMPREENDEDOR do SEBRAE-SP 2017 - Recorde de Público 24/02/2017
FEIRA DO EMPREENDEDOR do SEBRAE-SP 2017 - Recorde de Público
 
VAREJO - FGV EAESP reúne especialistas para discutir tendências e perspectivas 13/02/2017
VAREJO - FGV EAESP reúne especialistas para discutir tendências e perspectivas
 
FEIRA DO EMPREENDEDOR-SEBRAE SP - 18 a 21.02.2017 05/02/2017
FEIRA DO EMPREENDEDOR-SEBRAE SP - 18 a 21.02.2017
 
PALESTRA - Diagnóstico e Estratégias em Tempo de Desafios. Na AC-Rio na 2ª feira 03/11/2016
PALESTRA - Diagnóstico e Estratégias em Tempo de Desafios. Na AC-Rio na 2ª feira
 
10ª EXPO FRANCHISING ABF RIO - Crescimento e Grandes Oportunidades a Novos Empreendedores 05/10/2016
10ª EXPO FRANCHISING ABF RIO - Crescimento e Grandes Oportunidades a Novos Empreendedores
 
iGUi leva seus diferenciais à Argentina Franquicias 2016 23/08/2016
iGUi leva seus diferenciais à Argentina Franquicias 2016
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites