Mentha Pimentha pretende abrir lojas nos principais shoppings e ruas comerciais da capital e do interior. Cores cítricas ,espelhos, madeira e até espelho d´água formam o layout da Mentha Pimentha.
'Refrescância' é um conceito bastante ligado a produtos como sorvetes, sucos e tudo o que lembra calor. A Mentha Pimentha, grife de calçados e acessórios femininos, está inovando a utilização de tal conceito aplicando-o em suas lojas.
É isso mesmo: todo o novo layout da Mentha Pimentha visa a deixar a cliente à vontade, podendo tocar os produtos, num ambiente que usa cores cítricas, madeira, acrílico, espelho d´água e outros elementos que exploram o frescor. "A ideia dos arquitetos foi criar um espaço descontraído e alegre, que fugisse do padrão de loja que encontramos atualmente", conta o franqueador, Vinícius Bertaglia. "Assim, com essas características, o ambiente ficou atrativo não só para os clientes, mas também, para o investidor que está buscando propostas diferenciadas de negócio".
Os sapatos e acessórios ficam próximos aos clientes, em expositores de design inusitados, para facilitar a visualização e a escolha do que mais agrada. O mesmo acontece com as cores utilizadas nas paredes e mobiliários: atrativos, porém, leves e convidativos.
Outra aposta da rede, também considerada um diferencial, é o atendimento ao cliente. Todas as vendedoras receberam treinamento especial para que entendam o conceito da Mentha Pimentha e o repassem aos clientes no momento da venda. Andressa Squassoni, consultora de moda e sócia da grife, reforça: "Nossa missão é surpreender a mulher brasileira com sapatos e acessórios de personalidade que tenham um bom custo-benefício. Se agregarmos a isto um atendimento inovador, certamente, nos destacaremos no mercado e deixaremos nossos franqueados satisfeitos".
A intenção da grife é chegar a todas as capitais nos próximos cinco anos, por meio do sistema de franquias, lançado em dezembro de 2009.
A franquia Mentha Pimentha
A Mentha Pimentha possui três unidades próprias em São Paulo - duas na capital e uma na zona metropolitana. Em se tratando de franchising, a fim de oferecer um negócio realmente viável e com boa rentabilidade, conta com a consultoria do experiente Eduardo Sato - que já passou por empresas como Tribo dos Pés, Constança Basto e Carmen Steffens. O profissional dedicou-se à formatação e também acompanhará de perto a expansão da marca. "Queremos abrir unidades nas principais capitais do Brasil. Nesta fase inicial, daremos com ênfase aos estados do Sul, Sudeste e Centro-oeste e as principais cidades do interior paulista", revela o consultor.
O investimento numa unidade Mentha Pimentha exige de R$ 150 mil a R$ 250 mil fora o ponto comercial, que precisa ter, no mínimo, 30m2 . A taxa de franquia também é variável: de R$ 25 mil a R$ 45 mil. "O lucro líquido do franqueado é de 15% sobre o faturamento médio - que oscila de R$ 60 mil a R$ 150 mil", diz Sato.
Para os investidores, o consultor faz questão de reforçar que apesar do projeto de franquia ser novo, os franqueadores têm bastante experiência no mercado varejista de calçados e acessórios e se dedicam, de forma intensa, no aperfeiçoamento de suas operações. "A Mentha Pimentha está preparada para oferecer à sua rede franqueada todo o suporte necessário para que a unidade trabalhe de modo profissional e tenha rentabilidade. "Sabemos que o franqueado precisa ter, além do retorno de seu investimento, grande satisfação e alegria. E vamos trabalhar para que todas essas metas sejam alcançadas".
Perfil Mentha Pimentha
Tipo de Negócio: Comércio de calçados, bolsas, cintos e acessórios em couro
Ano da Fundação: 1997
Início da Franquia no Brasil: 2009
Total de unidades: 3 próprias
Investimento médio inicial (sem a taxa de franquia): de R$ 150 mil a R$ 250 mil
Taxa de Franquia: de R$ 25 mil a R$ 45 mil
Royalties: 14% sobre as compras
Fundo de Publicidade: 3% sobre as compras
Área mínima de uma unidade: 30 m2
Número de funcionários por unidade: 5 a 10
Faturamento médio: de R$ 60 mil a R$ 150 mil
Lucro líquido: média de 15% sobre o faturamento
Prazo de retorno do investimento: de 18 a 36 meses
Regiões de interesse: Brasil
Suporte ao franqueado: Por exemplo: auxílio na escolha do ponto comercial; projeto arquitetônico e memorial descritivo da obra; indicação de fornecedores homologados; treinamento operacional do franqueado e equipe; manuais de gerenciamento de loja; supervisão técnica, administrativa, financeira e operacional; assessoria de marketing, assessoria de imprensa, etc.
Telefone: (21) 2549-2269; (21) 8836-3001
Site: www.menthapimentha.com.br
E-mail: sato@menthapimentha.com.br