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Investimentos

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GPA Grupo Pão de Açúcar - Revisão de Preço: Perspectivas Negativas


 
GPA Grupo Pão de Açúcar - Revisão de Preço
Revisão de Preço: incorporação dos resultados do 2S22 e novo preço-alvo para 2023e
Por Georgia Jorge, CNPI
06.03.2023
 
Incorporamos os resultados do 2S22 do Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) e atualizamos as premissas macroeconômicas do modelo. Com isso, nosso novo preço-alvo ao final de 2023 para PCAR3 é de R$ 14,00 (antes R$ 20,60), mantendo a recomendação de Venda.
 
Desempenho das Ações. 
 
As ações PCAR3 enfrentam um forte revés nos últimos 12 meses. No 1S22, com a eclosão do conflito na Ucrânia e elevação da pressão inflacionária sobre os alimentos, os papéis PCAR3 acumularam queda de ~20% no período. 
 
Já no início do 2S22, diante de perspectivas gradual melhoria do cenário macroeconômico, a ação reverteu parte da queda e subiu ~16% no 3T22, acima do desempenho do Ibovespa no período. Contudo, após o início das discussões fiscais, combinado com a entrega de resultados do 3T22 decepcionantes, a ação voltou a cair em intensidade superior à do Ibovespa, acumulando queda de ~34% desde o início de novembro até 6ª feira (03/mar).
 
Perspectivas
 
Em nossa visão, as perspectivas para o Grupo Pão de Açúcar são negativas neste momento. Apesar da companhia estar trabalhando em iniciativas visando à melhoria de margem comercial, redução de quebra de estoque e diluição das despesas, entendemos que a maturação das medidas pode não vir a ser suficientes para retomar a rentabilidade esperada pelo GPA diante de um cenário macroeconômico menos propenso ao consumo. 
 
Além disso, vemos também mais um desafio vindo da combinação das preocupações com a operação corrente com um forte plano de expansão em andamento, que contempla a abertura de 300 lojas nos próximos 2 anos. Nesse contexto, optamos por nos manter mais conservadores nas premissas consideradas no modelo financeiro, o que implicou na redução do preço-alvo para o final de 2023 para R$ 14,00.
 
Evolução do Plano Estratégico
 
Conforme pontuamos acima, a prioridade do Grupo Pão de Açúcar reside em melhorar sua margem comercial, reduzir a quebra de estoque e diluir as despesas operacionais, tudo isso com foco em retomar a rentabilidade. 
 
Na audioconferência realizada por ocasião da divulgação do resultado do 4T22, o presidente Marcelo Pimentel sinalizou a expectativa de gradual melhoria de margem bruta ao longo de 2023, como resultado do processo de renegociação comercial, ajuste da malha logística – para redução do custo envolvido – e redução de dias em estoque, permitindo a diminuição da remarcação de preços. 
 
Outras iniciativas que vêm sendo implementadas dizem respeito ao crescimento das vendas no e-commerce. Nesse aspecto, o foco reside no aumento do sortimento, principalmente em relação a perecíveis, maior disponibilidade de horários para entrega e maior agilidade nas entregas. Em 2022, 70% das vendas foram realizadas no mesmo dia, ante 40% no ano anterior. 
 
No que se refere à revisão de sortimento, o GPA tem buscado elevar a participação de perecíveis nas vendas totais, o que elevaria a proposta de valor oferecida ao cliente.
 
Por fim, outra ação estratégica consiste na melhoria o NPS por meio da redução da ruptura de estoque, treinamento dos funcionários e implementação do self check-out, presentes em 82% das lojas de supermercados e em 32% das lojas de proximidade ao final de 2022.
 
No que diz respeito ao plano de expansão, o Grupo abriu 72 lojas em 2022 e pretende abrir mais 300 lojas até 2024, sendo 50 no formato supermercado – priorizando regiões com forte presença da marca Pão de Açúcar e cidades com alto potencial premium – e 250 no formato de proximidade – com foco no adensamento da cidade de São Paulo e região metropolitana em áreas mais verticalizada e com público A/B para o formato Minuto Pão de Açúcar.
 
Revisão de Preço
 
Nossa revisão do valuation do GPA contempla:
 
> A incorporação dos resultados referentes ao 2S22, o que implicou em queda de margens operacionais e rentabilidade esperada para os próximos anos, diante das dificuldades enfrentadas pela companhia para manter o crescimento das vendas pari passu ao crescimento do segmento e as margens fortes;
 
A atualização de premissas macroeconômicas, com elevação da taxa de juros e taxa de desconto desde a nossa última revisão de preço;
 
Incorporação do plano de expansão divulgado, mas com premissas mais
 
Exclusão da operação do Grupo Éxito das projeções em razão da segregação entre o Grupo Pão de Açúcar e o Éxito mediante a redução de capital do GPA.
 
Tese de Investimentos
 
A tese de investimento do GPA baseia-se 
 
(i)   na resiliência do segmento de varejo alimentar, mesmo em cenários de recessão econômica; 
 
(ii)   incremento de margem operacional com a maturação de iniciativas focadas em elevação do sortimento de perecíveis, redução de ruptura de estoque e de custos logísticos e incremento de NPS; 
 
(iii)   novo ciclo de abertura de lojas; e 
 
(iv)   aceleração das iniciativas digitais visando à sustentação do incremento na demanda por alimentos via e-commerce.
 
Riscos
 
Os principais riscos existentes à tese de investimento do GPA são: 
 
(i)   acirrada competição em alguns mercados, afetando a rentabilidade do negócio; 
 
(ii)   incapacidade de entender o comportamento e necessidades do consumidor; 
(iii)   dificuldade para implementar de forma bem-sucedida sua estratégia omnicanal; e 
 
(iv) incapacidade de gerenciar adequadamente o estoque, gerando rupturas nas vendas.
 
CONFIRA no anexo a íntegra do relatório a respeito, preparado por
GEORGIA JORGE, CNPI-P, analista senior do BB INVESTIMENTOS

Clique aqui para acessar o aquivo PDF

Fonte: GEORGIA JORGE, CNPI-P, analista senior do BB INVESTIMENTOS





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