Em 2009, o faturamento total do setor de franquias no Brasil foi de R$ 63 bilhões, o que representa uma alta de 14,7% em relação ao ano anterior. O bom momento e a chegada de novas marcas ao mercado nacional exigem cada vez mais conhecimento para o futuro empreendedor e para 2010 a expectativa é de que o ritmo de crescimento se mantenha.
A escola de idiomas, CCAA, por exemplo, é uma rede de franquias que está espalhada por todo o Brasil. Em Uberlândia, existe há 25 anos, tendo se expandido para quatro unidades. A diretora de marketing do CCAA Uberlândia, Eliana Cunha Carneiro, atribui o crescimento à seriedade e lealdade com o franqueador. “Nós sempre seguimos a proposta e a metodologia desenvolvida pela franqueado. Acredito que isso seja fundamental para garantir a confiança dos nossos alunos e manter a qualidade de nossos serviços”, diz. E a diretora de marketing não descarta a possibilidade da marca se expandir ainda mais em Uberlândia, pois vê a possibilidade da implantação de outra escola em algum bairro da cidade em breve.
Outro exemplo que deu certo na cidade é a franquia da Dermage, marca de dermocosméticos que, de acordo com a proprietária da loja em Uberlândia, Daniela Ferreira, além do constante investimento em estudos e pesquisas, procura sempre inovar com o lançamento de novas linhas e produtos. “A franquia em Uberlândia veio trazer um diferencial tanto na linha de produtos quanto no atendimento ao cliente. Acredito que o crescimento vem da qualidade e variedade dos produtos e por todos terem prescrição médica”, afirma. Assim como Eliana, Daniela também acredita no crescimento da loja. “Uberlândia é uma cidade com um público que busca inovação e direcionamento dos dermatologistas, os quais respeitam e gostam da linha Dermage.