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Segunda-Feira, Dia 02 de Agosto de 2010 as 17h:27



Converse com a Atendente


Quando você faz visitas, tem o hábito de conversar com atendentes e recepcionistas? Cumprimenta porteiros e seguranças? Bate papo com as secretárias? Quando telefona costuma conversar com as telefonistas? Se você respondeu não a alguma das questões a
 
 
Quando você faz visitas, tem o hábito de conversar com atendentes e recepcionistas? Cumprimenta porteiros e seguranças? Bate papo com as secretárias? Quando telefona costuma conversar com as telefonistas? Se você respondeu não a alguma das questões acima saiba que precisa rever os seus conceitos. Todas essas pessoas juntas conversam com muito mais gente importante que você pode imaginar. Dispor de um ou dois minutos para se relacionar com elas poderá lhe render ótimos resultados.
 
“Toda a pessoa que encontro é superior a mim em alguma coisa. E neste particular eu aprendo dela”.
Emerson
 
A verdade é que esses profissionais, que poucos visitantes dão importância, têm enorme poder de influência na organização e poderá lhe servir de escudos nos momentos difíceis. Para ser admirado e transformá-los em aliados, basta você dedicar um pouco de atenção a eles nas próximas oportunidades. Lembre-se que ser acessível é uma prova admirável de humildade.
 
Boa parte dos profissionais que trabalham com marketing & vendas não foi treinada para se relacionar com eficácia porque o assunto não costuma ser ensinado nas escolas. Trata-se de um processo simples que qualquer pessoa com uma pequena dose de comprometimento, foco e prática poderá adquirir novas e admiráveis habilidades que lhe serão muito úteis para alcançar o sucesso.
 
“As pessoas se esquecerão do que você disse; elas se esquecerão do que você fez, mas jamais se esquecerão de como você as fez se sentir.”
Maya Angelou
 
Um bom começo é ser humildade, cordial, sorrir sempre, chamar as pessoas pelo nome, identificar e falar de assuntos que interessa a outra parte. Mas se você tem dúvida de como poderá começar uma boa conversa, saiba que, segundo Dale Carnegie em seu memorável livro Como Fazer Amigos E Influenciar Pessoas, quase todas as pessoas normais desejam alcançar saúde, alimento, repouso, dinheiro e as coisas que ele pode proporcionar, vida futura, satisfação sexual, bem estar dos filhos e uma sensação de importância.
 
Mas, por favor, diante de tantas opções não vá querer, logo no primeiro encontro, falar de sexo com a secretária boazuda do chefe, não é mesmo? Importante, também, é fazer a pessoa com quem está travando relacionamento sorrir e demonstrar sentimento de apoio. Quando algo assim ocorrer você terá certeza que está na trilha certa. Andrew Carnegie dizia que o único modo de influenciar as pessoas é falar sobre o que elas querem e não medir esforços para ajudá-las a conquistar o que desejam.
 
“Use a linguagem que quiser, mas você nunca poderá dizer senão o que você é.”
                                                                                                          Ralph Waldo
 
Não se esqueça o quanto são importantes as expressões corporais. Além disso, evite temas polêmicos, mas se ele fizer parte da manchete do jornal, você poderá abordá-lo em forma de pergunta. Fuja, sempre que possível, das afirmações. Saber a opinião das pessoas pode ser um caminho mais inteligente e seguro para iniciar um relacionamento. Também procure demonstrar interesse pela pessoa. Evite fazer outra coisa – como falar ao celular ou dar atenção a outras pessoas – enquanto estiver conversando com alguém.
 
Para ser coroado com sucesso, você precisa se lembrar de que todos gostam de se sentir importantes. Ajude a despertar o entusiasmo das pessoas e o sucesso chegará mais cedo para você. Uma boa tática, nesse sentido, é recorrer à produtiva técnica do elogio. Eu disse elogio e não bajulação. A diferença é simples: o elogio é sincero, já a bajulação e falsa. A bajulação consiste em dizer a uma outra pessoa o que ela pensa de si mesma. Daí, quando você for almoçar no restaurante da empresa do seu cliente não esqueça de dizer ao cozinheiro que a comida estava ótima.
 
Ter conhecimento e não praticá-lo é o mesmo que possuir boas sementes e não ter onde semeá-las.
 
Finalmente, seja sincero e demonstre prazer em estar com as pessoas. Anote alguma característica delas para servir como ponto de abordagem no próximo encontro. Agindo assim você fará muitos amigos e colhera ótimos frutos. Além de aliados, você obterá informações privilegiadas e terá a oportunidade de treinar e aprimorar as suas habilidades de bom comunicador para fazer valer no momento em que estiver diante de seu cliente.
 
Mas você pode estar pensando: ora eu já sei de tudo isso. E eu não duvido. Mas a questão é: com que freqüência você coloca em prática as coisas que sabe? Lembre-se, ter conhecimento e não praticá-lo é o mesmo que possuir boas sementes e não semeá-las.
 
Pense nisso, ótima semana e até breve.
 
Evaldo Costa
Escritor, Consultor, Conferencista e Professor.
Autor dos livros: “Alavancando resultados através da gestão da qualidade”, “Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia” e co-autor do livro “Gigantes das Vendas”- www.evaldocosta.com.br. E-mail: evaldocosta@evaldocosta.com.br.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Fonte: Evaldo Costa





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