Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Acessórios, Joias & Bijuterias, Calçados p/ Adultos. Bolsas, Óculos

09 de Agosto de 2010 as 16h:23



Como otimizar a produtividade na empresa


As mudanças no ambiente empresarial não param de ocorrer e a busca pela redução dos custos, aumento da produtividade e da competitividade são realidades que nenhuma empresa pode prescindir
 
As mudanças no ambiente empresarial não param de ocorrer e a busca pela redução dos custos, aumento da produtividade e da competitividade são realidades que nenhuma empresa pode prescindir.
Nos últimos, tempos tivemos muitas mudanças importantes no contexto empresarial que impactaram na performance das organizações. Talvez uma das mais importantes tenha sido a evolução tecnológica envolvendo o computador, a Internet e o telefone celular. Todas, sem dúvida, foram evoluções importantes para dar nova dinâmica ao desenvolvimento empresarial. Todavia, como quase tudo na vida, há os dois lados.
 
“Nós não temos talentos iguais, mas temos as mesmas oportunidades para desenvolver os nossos talentos
John F. Kennedy
 
Daí, se por um lado a evolução tecnológica proporcionou avanços, por outro trouxe problemas também. As empresas dos dias atuais, que depende do computador e de uma boa conexão com a Internet, se vê as voltas com problemas aparentemente inofensivos, mas que na prática têm causado muitas dores de cabeça aos gestores. Por exemplo, quanto tempo o funcionário (ou você mesmo) tem passado diante do computador abrindo e-mail desconhecidos ou que não tem nada a ver com a sua rotina de trabalho? Quanto tempo levamos para responder uma série de e-mails diários que muitas vezes nem deveríamos ter recebido? Quanto custa ficarmos parados aguardando solucionar o problema de vírus na rede? E a improdutividade provocada pela lentidão da conexão com a Internet? E o tempo que se fica no MSN messenger, Yahoo entre outros sites de bate-papo? Já parou para ver o valor que você paga pelo link e tráfego na rede?
 
Dias desses encontrei um micro-empresário indignado porque a sua funcionária estava fazendo um curso virtual durante o horário de trabalho. Essas e muitas outras são, de fato, problemas novos que as organizações precisam se preocupar em solucionar. Em minhas viagens pelo Brasil e exterior tenho procurado saber como os empresários têm lidado com situações desta natureza.
 
“Não existe nada mais insano do que fazer sempre as coisas do mesmo jeito e esperar resultados diferentes”
Albert Einstein
 
Recentemente, estive na China e lá visitei uma empresa que adotou uma solução para tentar minimizar os problemas de dispersão digital. Ela bloqueou todos os acessos a mecanismos e sites de relacionamento. Liberou acesso somente as paginas com quem a empresa mantém contatos regulares. No entanto, pensando no bem estar do funcionário, a empresa liberou, diariamente, no horário de 12 às 14h acesso à rede para que todos pudessem navegar a vontade. No entanto, se alguma máquina for contaminada por vírus a pessoa responsável arcará com uma taxa de manutenção.
 
Em recente visita a empresas nos EUA vi algo também interessante. Lá existe uma norma para disciplinar o uso da Internet e dos e-mails. Nela há recomendações do tipo: a) não mandar e-mails com cópia para outras pessoas (só se for imprescindível), b) evitar mandar e-mail quando o assunto puder ser resolvido por telefone, c) não mandar e-mail para colegas que estejam próximos (eles disseram que havia um montão de mensagem entre pessoas que trabalhavam ao lado), d) evitar escrever mais que dez frases para explicar a situação, e) bloqueio de sites de bate-papo.
 
“Todos os empresários sabem como empreender, mas somente os empresários sábios sabem o que empreender”.
Anônimo
 
Visitei também recentemente uma empresa na África do Sul que determinava horários para os funcionários se relacionarem digitalmente. Lá os funcionários dispõem de duas horas e meia por dia para mandar e responder seus e-mails. Uma hora pela manhã (no início da jornada de trabalho), uma hora após o retorno do almoço e trinta minutos antes de encerrar a jornada de trabalho. Havia também três computadores (de uso coletivo) que ficavam conectados o tempo todo para os imprevistos. Perguntei ao gerente se essa prática estava dando bons resultados. Ele me disse que pode haver medidas mais eficazes, mas que considerava sua estratégia eficiente para evitar perda de produtividade.
 
Você tem problemas semelhantes em sua empresa? Você tem conseguido lidar a contento com eles? Se você adotou ou conhece alguma medida interessante neste sentido peço que me mande um e-mail comentando o fato.
 
Pense nisso e muito sucesso,
 
Evaldo Costa
Escritor, Consultor, Conferencista e Professor.
Autor dos livros: “Alavancando resultados através da gestão da qualidade”, “Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia” e co-autor do livro “Gigantes das Vendas”- www.evaldocosta.com.br. E-mail: evaldocosta@evaldocosta.com.br.
 
 
 
 
  


Fonte: Evaldo Costa





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
GIGATRON Franquia incia internacionalização nos EUA 05/03/2019
GIGATRON Franquia incia internacionalização nos EUA
 
SAMSONITE anuncia expansão no Brasil por meio de franquias 10/10/2018
SAMSONITE anuncia expansão no Brasil por meio de franquias
 
MERCADÃO DOS ÓCULOS - Franquia participa da Feira do Empreendedor do SEBRAE 03/04/2018
MERCADÃO DOS ÓCULOS - Franquia participa da Feira do Empreendedor do SEBRAE
 
NYS COLLECTION Expande no Brasil e chega em Santa Catarina 16/09/2017
NYS COLLECTION Expande no Brasil e chega em Santa Catarina
 
REDE LEVE PIZZA - Sucesso na Bahia, chega à cidade de Cruz das Almas 30/01/2017
REDE LEVE PIZZA - Sucesso na Bahia, chega à cidade de Cruz das Almas
 
CONSTANCE - Franquia de calçados mantem-se em expansão 12/12/2016
CONSTANCE - Franquia de calçados mantem-se em expansão
 
CONSTANCE - Franquia de Calçados Femininos investe no interior de São Paulo 28/11/2016
CONSTANCE - Franquia de Calçados Femininos investe no interior de São Paulo
 
COMÉRCIO - IBGE detecta expansão de 0,5% nas vendas 14/06/2016
COMÉRCIO - IBGE detecta expansão de 0,5% nas vendas
 
CONFRARIA DA BARBA - Franquia de Barbearia chega ao Rio de Janeiro 02/05/2016
CONFRARIA DA BARBA - Franquia de Barbearia chega ao Rio de Janeiro
 
CHEQUE ESPECIAL - Juros atingem 300,8% ao ano 28/04/2016
CHEQUE ESPECIAL - Juros atingem 300,8% ao ano
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites