Você acha que o Cliente, ao entrar em sua loja, sabe exatamente o que quer comprar? Você acredita que o Cliente sempre conhece o produto que procura? Você pensa que ele sempre compra o menor preço? Se você respondeu sim a alguma das questões acima é
Você acha que o Cliente, ao entrar em sua loja, sabe exatamente o que quer comprar? Você acredita que o Cliente sempre conhece o produto que procura? Você pensa que ele sempre compra o menor preço? Se você respondeu sim a alguma das questões acima é melhor rever os seus conceitos.
“Dificilmente haverá alguma coisa nesse mundo que alguém não possa fazer um pouco pior ou vender um pouco mais barato, e as pessoas que consideram somente preços baixos são suas merecidas vítimas”.
John Ruskin
Quando eu era garoto, trabalhava parte do dia em uma sapataria como ajudante de vendas. Naquela ocasião, eu já prestava atenção em tudo, queria a todo custo aprender o máximo possível sobre vendas. Não demorou muito para eu perceber que os Clientes entravam na loja procurando um modelo que estava na vitrine e, na maioria das vezes, acabavam comprando outros que sequer haviam visto.
Anos mais tarde, fui trabalhar como consultor de vendas de carros semi-novos. Lá não foi diferente, o Cliente entrava procurando um determinado modelo e, quase sempre, levava para casa com outro bem diferente. Qual a razão desses Clientes mudarem de opinião? Muitas, provavelmente. Mas, de uma coisa podíamos ter certeza, quando descobríamos as suas necessidades era só ressaltar as características e os benefícios do produto e daí era batata: a venda estava garantida.
Mas, você pode estar se perguntando: como descobrir as necessidades do Cliente? Simples, é só seguir a fórmula seguinte que você chega lá:
a) Formule perguntas inteligentes;
b) Ouça o Cliente com atenção;
c) Processe as informações obtidas;
d) Fique atento ás idéias e não ás palavras do Cliente;
d) Certifique-se de ter entendido a verdadeira intenção do Cliente;
e) Planeje cuidadosamente para responder ao que foi dito.
Esteja convencido de que quanto mais você souber sobre as necessidades e desejos do seu Cliente, mais possibilidade de êxito você terá. Daí, algumas questões, como as evidenciadas a seguir, podem ajudar a identificar o que os Clientes buscam:
- O que o trouxe até a nossa loja hoje?
- Já conhece os nossos produtos?
- O que, exatamente, o(a) senhor(a) está procurando?
- Quais características são importantes para o(a) Sr(a)?
- O que o(a) Sr(a) mais valoriza na escolha do produto?
- O que o levou a optar pela nossa empresa?
- Qual será a forma de pagamento?
- Quem irá usar esse produto?
Alguém mais irá ajudá-lo na decisão de compra?
“Quem busca o menor custo, por vezes acaba perdendo o benefício e, por outro lado, quando se busca apenas o benefício, em algumas ocasiões, precipita a elevação dos custos”.
Rolim Adolfo Amaro
Se você for eficaz no processo de levantamento de necessidades, você colherá muitos benefícios, dentre os quais citamos:
a) Estará evitando perder o seu tempo e o de seu Cliente;
b) Agregará valor e experiência positiva de compra ao Cliente;
c) Evitará ser inconveniente e amolar o Cliente;
d) Reduzirá substancialmente a ocorrência de objeções;
e) Multiplicará suas chances de fechar a venda.
No processo de vendas é muito comum haver objeções de preço. Quase sempre o Cliente vai achar que poderá haver concessões. Sempre que isso ocorre, é comum o vendedor menos experiente achar que a venda está ameaçada. Essa é uma falha que deve ser sempre evitada. O consultor de vendas deve pensar exatamente o contrário. Ele deve saber que se o Cliente está fazendo uma objeção é porque ele deseja de fato comprar, caso contrário daria de ombros e iria embora.
A diferença entre o abandono e a persistência é o sucesso
Se algo assim ocorre, o melhor a fazer é não desistir de forma alguma. Pergunte o Cliente a razão de ele achar o preço caro. Procure não discordar dele e sim ressaltar as características e os benefícios de seu produto. Lembre-se que a diferença entre o abandono e a persistência é o sucesso.
Pense nisso, ótimas vendas e muito sucesso,
Evaldo Costa
Escritor, Consultor, Conferencista e Professor.