Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Negócios | Serviços

Quarta-Feira, Dia 18 de Agosto de 2010 as 13h:30



Franquia pode ser um porto seguro para empreendedores iniciantes


Antes de qualquer decisão, é preciso analisar o segmento no qual você irá investir e suas vantagens econômicas

Você sonha em abrir uma empresa, mas as incertezas que rondam esse investimento são maiores que a vontade de empreender?

Então, porque não pensar em ser um franqueado? Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento do setor quase triplicou no período de 2001 a 2009, passando de R$25 bi para mais de R$63 bi. Se os números constatam a eficiência do país nesse ramo de negócios, a pergunta que fica é: como iniciar um planejamento para ter uma franquia?
 

Antes de qualquer decisão, é preciso analisar o segmento no qual você irá investir e suas vantagens econômicas. Entre 2008 e 2009, por exemplo, o faturamento dos setores de acessórios pessoais e calçados teve uma variação de 41,2% para cima. Nesse mesmo período, o setor de hotelaria e turismo cresceu 33,3% no seu número de redes existentes. Balancear lucratividade e oportunidade de crescimento é um excelente modelo de análise criteriosa para ser realizado antes de definir o ramo de atividades que você irá empreender.

Decidido o segmento, é chegado o momento de conhecer as propostas das redes que disponibilizam esse tipo de investimento. Preste atenção nas limitações impostas pela franqueadora e busque referências de pessoas que aderiram à parceria com essa empresa. Procure estar alinhado com seu advogado sobre a legislação que regula o sistema de franchising, como aspectos contratuais, tributários, trabalhistas e contábeis.

Encontrar o ponto em que a loja será instalada tende a ser o próximo passo para aquele que já estabeleceu qual empresa e marca serão seus aliados na abertura do próprio negócio. Fique atento: algumas franquias limitam a região em que você poderá abrir um ponto de venda. Isso acontece para padronizar o público que a empresa pretende atingir e determinar o foco da área de atuação do setor. Para ter certeza de que estará em um local comercial estratégico, você pode também avaliar a movimentação em torno do estabelecimento antes de fechar negócio. Observe quantas pessoas passam pelo local e qual a visualização da loja para quem passa de carro.

 

Manter o bom relacionamento e uma comunicação aberta com colaboradores, fornecedores e parceiro local são as ferramentas ideais para alavancar o empreendimento e viabilizar oportunidades de expansão da rede. O empreendedor nato, ou seja, aquela pessoa que nasceu com as características de um profissional inovador, ousado e realizador, precisa medir suas ações para que elas não se voltem contra o seu novo empreendimento. É natural que ele queira mudar algumas regras estabelecidas pela franqueadora, ou que deseje modificar processos viabilizando a agilidade e eficiência do negócio. Mas, lembre-se que todas as normas foram estabelecidas mediante a experiência da empresa de franchising, que está a mais tempo no mercado.

 

Franquia pode ser um porto seguro para empreendedores iniciantes, pois as redes existentes tiveram seus pontos fracos e fortes testados anteriormente por outro investidor e, também, aprovados pelos consumidores finais. Acreditar em um ramo de negócios em que a possibilidade de expansão e as chances de aceitação do mercado são maiores, quando comparadas ao risco de criar um novo empreendimento no mercado, tende a ser uma opção reconhecida pelos brasileiros que desejam ter uma empresa para chamar de sua.

Tiago Aguiar - é apresentador do Atitude BR, programa transmitido aos domingos pela Bandeirantes que visa fomentar, informar e educar os empresários com base nos exemplos e na rotina das empresas de pequeno e médio porte. Aguiar é advogado e empresário desde os 23 anos.



Fonte: Da Redação com informações do Atitude BR





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
02/07/2010
SORRIDENTS INVESTE EM EXPANÇÃO DE CLÍNICAS
 
01/07/2010
Nova regra dos cartões rompe monopólio e estimula o comércio
 
18/06/2010
Kwik Kerb inicia trabalhos em Curitiba
 
03/06/2010
Qualificação profissional cresce no país devido à grande expansão de franquias do setor
 
03/06/2010
Empresas de Minas Gerais formam 200 jovens por Ano por meio do projeto formare
 
02/06/2010
Disneymedia+ Solutions - a ferramenta online da Disneymedia+
 
26/05/2010
Liquigás será a fornecedora oficial de GLP da Casa Cor São Paulo
 
14/05/2010
Criada associação nacional dos franqueados Catho
 
09/04/2010
Grupo QG expande a rede e chega ao sudeste
 
21/03/2010
Franquias se consolidam como meio de entrar no mercado
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites