Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Arte, Cultura

Sexta-Feira, Dia 04 de Março de 2011 as 18h:20



Um alerta especial no Carnaval: proteja-se do HPV


Infecção pelo vírus pode levar ao câncer de colo de útero
Carnaval é época de festa e folia. Mas alguns cuidados devem ser tomados para que a diversão não acarrete futuros problemas de saúde. O uso de preservativos é importante não só para evitar a gravidez, mas também para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, como o HPV (Human Papilloma Virus ou Papilomavírus Humano).
 
Jaime Rocha, infectologista do Exame Medicina Diagnóstica/ DASA, explica que o vírus HPV é a doença sexualmente transmissível (DST) mais frequente que existe, atingindo, em algum momento da vida, 75% das pessoas sexualmente ativas. Um estudo internacional realizado em 2008 no Brasil, no México e nos Estados Unidos com 4,2 mil homens entre 18 e 70 anos revelou que 72% dos brasileiros têm o vírus.
 
O HPV é adquirido durante o sexo (oral, vaginal ou anal) e responde por mais de 99% dos casos de câncer do colo do útero, o segundo tipo de tumor mais frequente entre as brasileiras, atrás apenas do câncer de mama. Um estudo realizado no Rio de Janeiro pela Fiocruz com 403 garotas revelou que, um ano após o início da vida sexual, 24% delas já apresentam lesões causadas pelo HPV. As lesões provocadas por esse vírus são conhecidas como verruga genital e podem acontecer na região genital de ambos os sexos.
 
De acordo com Rocha, a melhor maneira de prevenção é evitar grande quantidade de parceiros e sempre usar preservativo. Também é aconselhável ter cuidado com roupas íntimas e banheiros, além de controles anuais com acompanhamento de um ginecologista.
 
Mas o especialista lembra que a prevenção também deve ser feita com a vacina contra o HPV. A recomendação é para a aplicação antes ou no início da atividade sexual, para meninas e mulheres entre nove e 26 anos, com base no critério da imunogenicidade (formação de anticorpos). A eficácia em outras faixas etárias e em homens está sendo estudada. Ela foi desenvolvida para o uso nas mulheres principalmente para prevenir o risco de câncer do colo do útero.
 
Rocha explica que existem vacinas diferentes disponíveis no mercado, sendo que algumas cobrem apenas poucas cepas e outras que cobrem todas as cepas principais. Esta última é chamada de vacina quadrivalente e inclui as cepas dos tipos 6, 11, 16 e 18. “Por isso, existem no mercado vacinas com diferentes preços. Esta diferenciação vai decorrer do número de cepas cobertas pela vacina”, explica o especialista.


Fonte: Imagem Corporativa - (61) 3039-8101





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
31/05/2010
O que muda com a fusão da Claro com a Embratel?
 
17/05/2010
NASPERS LIDERA INVESTIMENTO DE US$ 17 MILHÕES NO BRANDSCLUB
 
05/05/2010
Unilever apoia campanha do Ministério da Saúde
 
04/05/2010
3M DO BRASIL DESTACA IMPORTÂNCIA DO CAPITAL HUMANO PARA OS NEGÓCIOS
 
Busca Franquia: Site pretende ser Google das franquias 08/12/2009
Busca Franquia: Site pretende ser Google das franquias
 
03/11/2009
Catálogo impresso da Restaura Jeans recebe versão online
 
29/10/2009
KANGOO EXPRESS É DO TAMANHO CERTO PARA O TRANSPORTE URBANO DE CARGA
 
29/10/2009
PARAÍBA: FRANQUEADORAS APRESENTAM SEUS PLANOS DE EXPANSÃO PARA O ESTADO
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites