Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Arte, Cultura

Terça-Feira, Dia 19 de Abril de 2011 as 10h:05



Cápsula endoscópica: uma viagem pelo aparelho digestivo


Eduardo Guimarães, gastroenterologista do Pasteur Medicina Diagnóstica/DASA, explica como esse exame permite a avaliação de doenças

Comparado aos outros exames, a cápsula endoscópica tem eficácia clínica no diagnóstico de doenças do aparelho digestivo. O método representa grande avanço da medicina, uma vez que é possível a detecção minuciosa do trato intestinal, sem causar dor ao paciente. É o que explica o gastroenterologista Eduardo Guimarães Hourneaux de Moura, do Pasteur Medicina Diagnóstica/ DASA.
 
Segundo ele, a cápsula endoscópica tem o objetivo de avaliar a camada de revestimento do aparelho digestivo e permite ainda detectar lesões com maior nitidez, tais como câncer, anomalias vasculares, obstruções e outros. “O exame de cápsula endoscópica é indolor, pouco invasivo, não necessita de sedação e é realizado por meio da ingestão da cápsula e transmissão dos dados (imagens fotográficas) por radiofrequência, arquivados em um gravador, que se encontra ajustado ao abdômen através de um cinto”, esclarece o especialista.
 
O examePor meio da ingestão de uma cápsula, semelhante a uma pílula, o método permite registrar cerca de 50 mil fotografias durante o período de oito horas, com a duração de uma bateria. A cápsula viaja por todo o aparelho digestivo do paciente, desde a garganta e passa por todo o trato intestinal. Quando a bateria acaba, a cápsula para de registrar as imagens e então é eliminada na digestão.
 
De acordo com Dr. Eduardo Moura, a cápsula endoscópica pode diagnosticar doenças do esôfago, intestino delgado e cólon. No esôfago, o exame é indicado para detectar lesões vasculares, além de ser empregado no controle das varizes do órgão e do Esôfago de Barrett doença que acarreta uma mudança anormal (metaplasia) nas células da porção inferior do esôfago.
 
No intestino delgado, o método é utilizado para investigar tumores do duodeno, jejuno e íleo, além do acompanhamento de doenças inflamatórias, tais como a Doença de Crohn. Já na região do cólon, para rastrear câncer e pólipos do intestino grosso.
 
RecomendaçõesPara esse exame, o paciente não precisa ser internado e pode fazer suas atividades do dia normalmente, mas com moderação. Dentre as recomendações da cápsula endoscópica estão: o paciente deve no dia anterior ao exame fazer a ingestão de uma dieta líquida e comparecer ao local do exame com jejum de oito horas. Duas horas após a ingestão da cápsula, o paciente poderá se alimentar normalmente.



Fonte: Imagem Corporativa (61) 3039-8101/ 8102





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
08/07/2010
SEBRAE E BPW MOTIVAM EMPREENDEDORAS A CONTAR CASES DE SUCESSO
 
05/07/2010
Mergulhe no universo de George Lucas: 30 anos de Star Wars comemorados na estação ciência
 
05/07/2010
Movimento nossa São Paulo lança Plataforma Cidades Sustentáveis com site e publicação
 
04/07/2010
A The Walt Disney Company Latin América lança uma nova etapa de amigos transformando o mundo: Água
 
04/07/2010
Aprender brincando na Cidade das Crianças
 
04/07/2010
Tratamento de beleza direto no metabolismo celular
 
30/06/2010
Técnica faz reposicionamento da oportunidade de franquia
 
Yellow Store chega ao mercado propondo ineditismo 25/06/2010
Yellow Store chega ao mercado propondo ineditismo
 
Brasileiro realiza seminário sobre como abrir franquia de limpeza comercial 18/06/2010
Brasileiro realiza seminário sobre como abrir franquia de limpeza comercial
 
31/05/2010
O que muda com a fusão da Claro com a Embratel?
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites